Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 9 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça
Das cerca de centena e meia de ligações que constam na coluna da direita, para outros sítios da Internet, hoje impõe-se divulgar a página do Manuel Barreleiro ou, como também é conhecida a página das ligações “trib.no.sapo”.
Parece impossível mas ainda hoje, passados já cerca de 10 anos, ainda há muitos Oficiais de Justiça que não conhecem esta página do Manuel Barreleiro com as ligações (links) mais usadas no dia-a-dia pelos Oficiais de Justiça.
A página fica em: http://trib.no.sapo.pt e é uma página que bem pode ser colocada como página inicial (home page) do navegador de Internet (browser), aliás, o Manuel até disponibiliza essa função automaticamente, na própria página. Assim, se se optar por colocar esta página como a página inicial de abertura do navegador de Internet, obtemos acesso rápido a uma espécie de segundo ambiente de trabalho (desktop) com todas as ligações que nos fazem falta.
Esta página é, pois, uma excelente ferramenta para o nosso dia-a-dia, pelo que aqui fica a chamada de atenção para aqueles que ainda não a usam, porque não a conhecem.
Ao longo destes últimos 10 anos, o Manuel Barreleiro nunca deixou de atualizar e de incrementar esta página, sempre atento às novidades e às necessidades, muitas vezes também sugeridas pelos colegas. Assim, sempre que julgue necessário sugerir qualquer nova ligação ou atualização, faça-o para o seu e-mail: manuel.a.barreleiro@tribunais.org.pt desta forma todos beneficiamos.
E agora um pouco da história da página com extratos da entrevista exclusiva que o Manuel Barreleiro prestou a este blogue.
Questionado sobre o nome da página, explicou que “Claro que a página poderia ter um nome/domínio próprio, mas tal custaria dinheiro e, na altura que foi criada, em 2004, o SAPO oferecia alojamento gratuito mesmo para quem não era cliente (há já bastante tempo que esse serviço está suspenso), daí ter sido "obrigado" a usar a terminologia "no.sapo.pt". A ideia inicial era a página chamar-se "tribunais" mas o nome já estava a ser utilizado, daí ter abreviado para "trib". Na altura criei também o nome "SCJ" (Sistema de Custas Judiciais), ficando assim com o endereço http://scj.no.sapo.pt, mas considerei o nome mais difícil para os utilizadores memorizarem, daí ter optado pelo "trib". A ideia inicial de ter os dois domínios prendia-se igualmente com o facto de querer testar a hipótese de utilizar uma página personalizada para cada tribunal onde eu prestava serviço, mas rapidamente foi abandonada e passei a ter uma única página.
Para mim, a página chama-se "Trib no sapo" mas é comum ouvir ser chamada por "página do Barreleiro". Foi com surpresa que, em certa altura, descobri que muitos colegas, quer nos tribunais, quer em casa, querendo utilizar a página, chegavam a um motor de buscar e pesquisavam pelo meu nome ou por trib no sapo.”
Sobre a data de construção da página, esclareceu que “A construção da página é anterior a 2004, numa data que não sei precisar, e surgiu quando foram disponibilizados aos Oficiais de Justiça os acessos ao TMenu, Segurança Social e DGV. Uma vez que isso me ia obrigar a colocar, manualmente, os três “links” no ambiente de trabalho de cada computador, deste modo, só teria de colocar um ficheiro (em html) e ter menos ícones a "incomodar"; eu sou "alérgico" a muitos atalhos no ambiente de trabalho. Essa primeira página tinha unicamente esses três “links”, mas rapidamente tive que pensar noutra solução, pois começou a surgir a necessidade de colocar mais “links” nos ambientes de trabalho, como, por exemplo, o acesso às custas e, daí, eu partir para a colocação do ficheiro “online”, onde apenas teria de fazer uma atualização e ficar, de imediato, disponível para todos os utilizadores, mas, acima de tudo, disponível para mim mesmo, pois assim passaria a ter os meus endereços favoritos profissionais sempre à mão, independentemente em que PC estivesse a trabalhar, desde que ele tivesse acesso à internet. Foi nesse sentido que no dia 22-01-2004 criei o acesso ao SAPO, reservando os já referidos endereços, e comecei a ampliar os links existentes na página.”
Esta iniciativa partiu exclusivamente do Manuel Barreleiro e é por ele mantida ao longo destes anos, tentando manter sempre atualizada a página e adicionando as ligações que descobre e verifica serem do interesse dos Oficiais de Justiça. A este propósito disse: “Tento manter a página o mais atualizada possível mas, evidentemente, que não posso estar constantemente a testar se todos os “link” funcionam. Por isso, sempre que tenho conhecimento que um “link” já não existe ou foi alterado procedo à remoção ou alteração do mesmo. Do mesmo modo, sempre que encontro um “link” que verifico ser benéfico para quem trabalha num tribunal, de imediato o coloco no “site”. Muitas vezes tenho conhecimento dos “links” desatualizados ou de novos endereços a acrescentar à página através de e-mails ou chamadas telefónicas que recebo a dar-me conta do facto.”
Questionado sobre a divulgação da página e até do ainda desconhecimento da mesma, explicou que “A página foi criada para ser utilizada nos tribunais onde eu prestava assistência, contudo, num dos movimentos de Oficiais de Justiça um colega do TJ Paredes foi trabalhar para um tribunal da Madeira. Para meu espanto, nos primeiros dias de trabalho, ele liga-me a perguntar qual o endereço da minha página pois, para além de querer colocar no seu computador, queria mostrá-la e disponibilizar aos colegas. Pela primeira vez tive a certeza que o endereço era conhecido fora de Portugal continental! No fundo, o sucesso da página deveu-se aos movimentos dos Oficiais de Justiça, que transmitiam a existência da mesma verbalmente ou mostrando-a.”
Por fim, a título de curiosidade, o Manuel Barreleiro tem ainda um arquivo do aspeto e evolução da página desde maio de 2004, onde podemos assistir às mudanças introduzidas ao longo do tempo, conforme também exemplificam as imagens abaixo inseridas. Para ver mais siga a ligação: http://web.archive.org/web/20040615000000*/http://trib.no.sapo.pt, escolha o ano e depois um dos dias assinalados com uma bola azul.
ATENÇÃO ATUALIZAÇÃO (2016):
Este artigo foi escrito em 2013. Entretanto, por alterações ocorridas no portal Sapo, o Manuel Barreleiro viu-se obrigado a alterar o alojamento da página que passou a estar em: http://trib.barreleiro.pt/ devendo aceder agora por este endereço.
Assim, a página deixa de ser a denominada "Trib no Sapo" para ser a "Trib do Manuel Barreleiro ou tão-só a do Manuel Barreleiro ou a do Barreleiro, como costuma ser simplesmente chamada.
Na coluna aqui ao lado, dedicada às ligações aos sítios de interesse, encontra ligações diretas e permanentes a esta página, com a designação de "Trib Barreleiro", "Barreleiro Trib" ou "Manuel Barreleiro", isto é, procurando por ordem alfabética, está nas ligações pelas letras "B", "M" e "T", conforme se vá procurar, certamente encontrará, e tanto na listagem das "Ligações de Interesse" como na listagem das "Ligações dos Tribunais".
É quase impossível não dar com as ligações, pois estão em seis locais diferentes.
E para quando meter mais pessoal tão necessário no...
Os TAF estão como estão pois é essa a vontade do E...
tudo na mesma!sem meios humanos e materiais, quere...
Por momentos até achei que estavam a pedir uma ind...
Ontem este "Anónimo" já havia falado sobre a quest...
Economia ao minuto:"Trabalhadores do INE pedem val...
O SOJ sempre defendeu a negociação fora do estatut...
Não interessa ter nenhuma justiça, essa é que é es...
Não interessa ao Estado Português ter uma Justiça ...
Se a mudança representar alteração no paradigma da...
Ouvi comentar que ainda antes das férias judiciais...
Um convívio para comemorar as vitórias alcançadas ...
Saiam duas de leitão, três sardinhas e dois calend...
Boa cama boa mesa!...
Sindicalista é o que está a dar...
Por ora convívio e férias...Tá-se bem!
Milagre da aparição..., será!!
Comunicado do SOJ:"REUNIÃO: DIA 2 DE MAIO COM A MI...
Ainda assim com maioria absoluta e tendo muitos fu...
Muito obrigado aos autores deste blogue, pela expl...
Governantes cumprem leis apenas quando lhes dá jei...
"Não há a mínima dúvida que nós iremos cumprir a f...
GRANDE MESTRE!Afinal com provas dadas.Já o Famiger...
... dasse ...
Legalmente assim deveria ser! Mas os "provimentos"...