Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 8 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

...............................................................................................................................
| | | - COVID-19
[1] - Compilação de Sugestões de Medidas de Proteção Práticas para Oficiais de Justiça
[2] - Consulte aqui os dados oficiais diários atualizados da DGS e infografias
[3] - Consulte também aqui, em primeira mão, as notícias que a agência Lusa fornece para a comunicação social, entretanto com acesso gratuito

...............................................................................................................................
FERIADOS MUNICIPAIS E SERVIÇOS MÍNIMOS DA GREVE NESTA SEMANA:
- 12ABR-Seg - Alandroal, Monforte e Sabugal. [Greve: 1º dia, com serviços mínimos fixados]
- 13ABR-Ter - Castelo Branco [Greve: 2º dia, sem serviços mínimos]
- 14ABR-Qua - [Greve: 3º dia, com serviços mínimos fixados]
- 15ABR-Qui - [Greve: 4º dia, sem serviços mínimos]
- 16ABR-Sex - [Greve: 5º dia, com serviços mínimos fixados]
& pode ver + no Calendário do Oficial de Justiça 2021
...............................................................................................................................

Segunda-feira, 04.06.18

A Carta, a Estagiária e a Greve

      O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) divulgou na sua página do Facebook a carta que dirigiu à ministra da Justiça (imagem abaixo reproduzida) no sentido de que as reuniões para debater o Estatuto dos Oficiais de Justiça passassem a contar com a presença da secretária de Estado da Administração Pública, por deter capacidade decisória, quer técnica quer política.

      O SOJ explica à ministra da Justiça que essa reivindicação que faz deve-se ao facto dos técnicos que comparecem às reuniões, "embora possam ter uma perceção técnica de diversos estatutos das carreiras da Administração Pública – o que não se coloca em causa –, parecem todavia desconhecer, e é entendível, a especificidade do estatuto que rege a carreira dos Oficiais de Justiça".

      O SOJ explica ainda que os quadros do Ministério das Finanças presentes nas negociações não estão investidos de poderes para uma negociação ampla como é a do Estatuto dos Oficiais de Justiça, tanto mais que o "processo negocial tem por base opções de natureza política que não podem ser escamoteadas".

      O SOJ refere ainda, na mesma missiva reivindicativa que dirigiu à ministra da Justiça, uma situação que serve de exemplo à sua reivindicação e que é algo extremamente caricato.

      Consta assim:

      «Importa, ainda, referir a V. Exª. que foi com enorme estupefação que este Sindicato tomou conhecimento, em anterior reunião, que, por exemplo, a eliminação, na proposta apresentada pelo Governo, de uso e porte de arma por parte dos Oficiais de Justiça se deveu ao facto de ter sido esse direito questionado por um membro da Comissão encarregue da proposta de alteração, estagiária PEPAC.»

      Ou seja, ficamos a saber que na tal Comissão de revisão do Estatuto estava uma estagiária PEPAC a alterar aspetos do Estatuto dos Oficiais de Justiça.

      E conclui o SOJ com duas questões:

      «Como é possível tal desconsideração, perante uma carreira com mais de 100 anos? Que outras normas afastadas ou alteradas em razão da experiência da Senhora técnica estagiária?»

      Diz o SOJ que entendeu reivindicar a presença nas reuniões negociais da secretária de Estado da Administração Pública (Finanças), “para que se pudesse avançar, de facto, com compromissos escritos”.

      Na mesma publicação na sua página do Facebook, o SOJ recorda um comunicado após a reunião de 13 de abril, no qual alertava que só a final é que se poderia fazer um balanço das negociações, devendo, de momento, afastar-se “qualquer forma de euforia, pois nada existe de concreto, e manter a serenidade e racionalidade”. No entanto, o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) sempre foi anunciando e garantindo sucessos e conquistas, mesmo antes da greve dos três dias do SOJ.

      Refere o SOJ que «No dia 15 de maio foram assumidos, por parte da Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, compromissos com este sindicato. Contudo, o SOJ optou pela prudência, e aguardou a continuação das negociações. Essa é a nossa postura. Estamos conscientes que há colegas que convivem mal com a realidade, e preferem a ilusão, mas não iremos por esse caminho.»

      Depois desta reunião de 15 de maio, o SFJ lançou um comunicado onde se liam conquistas e, pelo contrário, o SOJ nada disse. Agora vemos como as conquistas não o eram de facto e que a euforia e a ilusão provocada nos Oficiais de Justiça resultou ser algo imponderado.

      Conclui o SOJ assim:

      «Os factos, e são os factos, pois o momento nada tem de novo, impõe a união. Isso mesmo transmitiu hoje o presidente do SOJ ao presidente do SFJ. Estaremos unidos... e temos de ser capazes, ambos, de aumentar essa união.»

      O SOJ, ao contrário do que o SFJ fez no passado recente, apoia a atual iniciativa do SFJ, porque tal iniciativa é uma iniciativa que interessa aos Oficiais de Justiça e tivesse o SFJ tido esta mesma atitude no passado, aquando da greve dos três dias, e certamente não estaríamos agora perante a necessidade de encetar uma nova greve, fazendo co que os oficiais de Justiça vejam novamente cortados os seus já recortados vencimentos.

      Se antes os três dias de greve tivessem tido a decência de ser acompanhados por todos, certamente que não estaríamos agora aqui nesta situação. No entanto, o Governo sempre esteve sossegado por ter um sindicato, e logo maioritário, que não só não marcava greves como até se esforçava por desmotivar as greves dos outros. Ora, com um aliado destes, para quê preocupar-se em atender as reivindicações dos Oficiais de Justiça?

      E não atendeu e arranjou uma estagiária para alterar o Estatuto e depois disto tudo aguentará incólume com mais três dias de greve. Por isso, havendo agora sintonia e apoio mútuo de ambos os sindicatos, este seria o momento ideal para uma reivindicação e uma greve muito mais poderosa do que três dias, tanto mais que o que está em causa agora não são negociações mas decisões, factos consumados que se apresentam como irreversíveis.

      Acreditar que a anunciada greve de três dias fará reverter as decisões tomadas, é mais uma ilusão que se transmite; é apenas mais uma teatralização para preencher mais um comunicado em que se alega que se foi firme, que se tomou posição, isto é, que se cumpriram os mínimos e que nada se conseguiu mas que se vai continuar a reivindicar e a negociar e a ter paciência.

      É mesmo isto que os Oficiais de Justiça hoje querem? Ou querem mais do que isto?

SOJ-CartaMJ-20180524.jpg

Pode aceder à citada publicação do SOJ na sua página do Facebook através da hiperligação contida.

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:04


1 comentário

De Anónimo a 04.06.2018 às 12:16

Essa menina deveria ir para certos bairros onde já fiz serviço externo e depressa sentiria o que é o terror de não ter nada nem ninguém para nos defender.
Poêm gente a decidir das nossas vidas e profissões que nada sabe da função e das suas especificidades.
Em diversos países um Oficial de Justiça é uma autoridade dentro e fora dos tribunais.
Por cá, querem resumi-lo a um simples administrativo.
Vá-se lá saber porquê...

Comentar Artigo



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
MEDIDAS e Sugestões de Proteção Prática para Oficiais de Justiça
Veja a compilação de sugestões recebidas até ao momento e envie o seu contributo para o e-mail:
OJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos. Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2018

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Subscrever para receber e-mail

Pode receber no seu e-mail cada artigo aqui publicado, para isso basta indicar o seu e-mail e depois ir lá confirmar a subscrição na mensagem que lhe será enviada. Simples, automático e recebendo cada artigo logo que publicado. .................................................

Escreva abaixo o seu endereço de e-mail:

Não esqueça ir depois ao seu e-mail confirmar a subscrição (se ocorrer avaria comunique).


Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Boa Noite,Em 1º lugar agradecer o papel important...

  • Anónimo

    O que reserva?

  • Anónimo

    O que reserva?

  • Anónimo

    Os auxiliares que não façam greve, não...Vão ver o...

  • Anónimo

    "16 - R – Sim, vale a pena repetir e repetir até...

  • Anónimo

    Acabariam de vez as desculpas para não adesão à Gr...

  • Anónimo

    Delegados não lhes faltam.

  • Anónimo

    Sugestão,Piquetes anti fura greves nas entradas.Só...

  • Anónimo

    Greve já. Ainda que o plenário "Marquês" tivesse m...

  • Anónimo

    Enfiando a carapuça vendida pelo comentário das 02...

  • oficialdejustica

    As desculpas para não fazer greve são muitas e ao ...

  • Anónimo

    Ninguém vai fazer greve.Mas vão andar todos à bole...

  • Anónimo

    Os serviços mínimos são para quem, querendo fazer ...

  • Anónimo

    Na próxima semana vamos também exigir serviços mín...

  • Anónimo

    'e só nesses, para garantir, exclusivamente', por ...

  • Anónimo

    Foram decretados serviços mínimos garantidos para ...

  • Anónimo

    Claro, quem não está de greve está a trabalhar nor...

  • Anónimo

    E os oficiais de justiça são obrigados a fazer o t...

  • Anónimo

    Razões pessoais é o que se diz quando não se quer ...

  • Anónimo

    https://observador.pt/2021/04/09/covid-19-fenprof-...

  • Anónimo

    O plenário que foi um FLOP.12 a 16 de Abril vou ma...

  • Anónimo

    Dimitiu-se Administrador Judiciário da Comarca do ...

  • Anónimo

    ... são 17.00h. Começaram a contar as horas extra ...

  • Anónimo

    Eu escrevia...Afinal, este é um espaço de partilha...

  • Anónimo

    Não diria melhor.Não há vontade para tal.Porquê?Te...




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter, no "Blogs Portugal", no "Reddit" e no WhatsApp, ou seja, em 7 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Reddit (OficialJustica)

    6- WhatsApp

    7- Assinantes por "e-mail"






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................