Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 8 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Bem-vindo(a) à página do Diário Digital dos Oficiais de Justiça de Portugal. Aqui encontra todos os dias informação com interesse geral para o mundo da Justiça e em particular para os Oficiais de Justiça. Desfrute!

...............................................................................................................................
FERIADOS MUNICIPAIS NESTA SEMANA:
- 20OUT-Qua - Covilhã e Terras de Bouro.
- 22OUT-Sex - Grândola
& pode ver + nos Calendários do Oficial de Justiça para 2021 e também para 2022
...............................................................................................................................

Quinta-feira, 24.09.20

A Greve decretada em 1999 pelo SFJ já não é válida

      A antiga e velha greve de 1999, decretada pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), que consistia numa greve ao serviço fora das horas normais de expediente, acaba de ser declarada extinta, depois da emissão do Parecer nº. 7/2020 do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República, homologado pelo secretário de Estado adjunto e da Justiça no passado dia 08-09-2020.

      Assim sendo, neste momento, resta apenas como válida a greve idêntica decretada no início deste ano (em 22-01-2020) pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) até ao dia 21-12-2020.

      Recorde-se que esta greve do SOJ, que vigora até dezembro, refere-se ao serviço realizado fora das horas de expediente, designadamente, na hora de almoço (entre as 12H30 e as 13H30) e depois da hora de saída, das 17H00, pela noite e madrugada adentro, até às 09H00 do dia seguinte.

      Recorde-se também que sobre esta greve incidiram serviços mínimos para o segundo período, isto é, após a hora de saída, desde as 17H00, até às 09H00 do dia seguinte, mantendo-se apenas a hora de almoço sem qualquer serviço mínimo.

      Quer isto dizer que impende sobre os Oficiais de Justiça a obrigatoriedade de exercer as suas funções, ainda que em greve, em 23 das 24 horas de todos os dias úteis. Apenas escapa aos serviços mínimos a hora de almoço. Não escaparam aos serviços mínimos as outras horas do dia, como todas as horas de descanso da noite e madrugada.

      A greve decretada em 1999 pelo SFJ foi por este Sindicato recordada e reavivada recentemente, especialmente depois do SOJ ter marcado greve idêntica e esta ter sido atacada com a enormidade dos serviços mínimos. Se o leitor bem se recorda, numa greve idêntica anterior, foram fixados serviços mínimos para todas as horas e só nesta deste ano, marcada para todo este ano, é que ficou liberta apenas aquela horita do almoço.

      Nestes termos, a velha greve do SFJ decretada em 1999 chega este mês de setembro ao seu fim e não poderá voltar a ser utilizada, o que é lamentável, uma vez que sobre esta greve não incidiam quaisquer serviços mínimos.

      Claro que não se concorda com o Parecer da PGR, nem com a homologação do secretário de Estado adjunto e da Justiça mas a forma legal mostra-se, agora, observada, pondo um ponto final a esta longa greve de duas décadas.

      Quanto à atual e em curso greve do SOJ, até 21-12-2020, recorde-se que todas as diligências, sejam elas quais forem, mesmo as de caráter urgente, podem ser interrompidas às 12H30 e retomadas às 13H30, sem quaisquer consequências ou descontos no vencimento. Depois das 17H00 e até às 09H00 do dia seguinte, mantêm-se os serviços mínimos ao serviço urgente que haja sido iniciado antes das 17H00.

      Para além desta greve diária e horária do SOJ, está também marcada uma outra para a próxima semana, durante três dias, a saber: 30SET-QUA, 01OUT-QUI e 02OUT-SEX e, para além destas duas greves do SOJ, não há mais nada marcado.

CabecaLampadaMartelo.jpg

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:04


16 comentários

De Anónimo a 24.09.2020 às 09:55

Srs dirigentes sindicais/oficiais de justiça não semeem a falsa verdade!
Um parecer, como todos devem saber, não é LEI!!

De Anónimo a 24.09.2020 às 10:09

Ah ok. Entao a AR vai ter que aprovar uma lei para terminar com uma greve decretada administrativamente.
Muito bom!

De Anónimo a 24.09.2020 às 18:27

Em matéria de "sementeiras" importa esclarecer para semear a verdade!

Não é Lei mas quando homologados valem como interpretação oficial perante os respetivos serviços das matérias que se destinam esclarecer.

Estatutos do Ministério Publico - Lei 68/2019

"Artigo 50.º
Homologação dos pareceres e sua eficácia

1 - Quando homologados pelas entidades que os tenham solicitado ou a cujo setor respeite o assunto apreciado, as conclusões dos pareceres do Conselho Consultivo sobre disposições de ordem genérica são publicados na 2.ª série do Diário da República para valerem como interpretação oficial, perante os respetivos serviços, das matérias que se destinam a esclarecer.

2 - Se o objeto de consulta interessar a duas ou mais áreas governativas que não estejam de acordo sobre a homologação do parecer, esta compete ao Primeiro-Ministro"

De Anónimo a 24.09.2020 às 12:24

Alguma hipotese de ser facultado ou difundido o parecer e, bem assim, a homologação so Sec.Estado?

De Anónimo a 24.09.2020 às 22:02

Está registada a extinçao na DGAEP

De Anónimo a 24.09.2020 às 17:48

Nada tem a ver com o artigo mas com a eventual greve decretada ou a decretar pelo SOJ.
Sofri hoje uma grande desilusão com tal sindicato pois coloquei um comentário na página de internet do dito cujo, que, de forma irónica questionava se seria greve ou se seria só para a ministra ver, tendo o comentário sido apagado.
Posteriormente coloquei outro onde, face a tal apagamento, questionava o facto de terem apagado o comentário, questionando a falta de democracia, voltando a ter o mesmo resultado.
Por mim estamos conversados.

De Anónimo a 24.09.2020 às 18:27


Para a maioria dos Oficiais de Justiça, atentos, já não é de estranhar.

Uma mentira, mesmo que repetida muitas vezes, não deixa de ser mentira.

Só nos países comunistas e que passa a verdade.

De Anónimo a 24.09.2020 às 18:34

E que tal pedir responsabilidades ao SOJ pelo simples oportunismo/protagonismo/irresponsabilidade ao designar uma greve nos mesmos moldes da que estava em vigor desde 1999, consolidada nos seus efeitos pela tutela, pois que, sempre que foi questionada concluiu-se pela sua plena vigência. E agora? Bem, a DGAJ e afins devem rir-se de toda esta novela, infelizmente para todos nós. Que tristeza...

De Anónimo a 24.09.2020 às 18:59

Mentira, quando questionada a DGAJ pelos OJS sempre referiu que a greve estava caducada, aliás o SOJ só fez uma greve idêntica após questionar a DGAJ e esta ter dito que tal greve estava caducada, foi publico e o SOJ publicou esse oficio em que perguntava exatamente isso. E somente por isso, pela DGAJ ter dito que estava caducada e os OJS não puderem fazer uso dela é que o SOJ lançou a greve para os OJS não estarem desprotegidos fora do seu horário de trabalho! Se as pessoas lessem as coisas e se preocupassem em saber a verdade e não se deixassem levar por tretas, mas para isso teriam de pensar e questionar.

De Anónimo a 24.09.2020 às 19:32

Mentira?! Ou seja, mentiroso :) Consulte as deliberações do Órgão que rege disciplinarmente os Oficiais de Justiça e terá a oportunidade de se retratar. Somente um sugestão! Fique bem.

De Anónimo a 24.09.2020 às 22:05

Consulte a pagina da DGAEP e veja se essa greve não foi declarada extinta e consulte os oficios que a DGAJ respondeu ao SOJ foram eles que disseram que essa greve estava caducada e somente por isso o SOJ fez a greve, essas informações são públicas.
Passar bem

De Anónimo a 24.09.2020 às 22:19

Colega, a bem da verdade leia o comunicado do SFJ:

"GREVE DO SFJ ESTÁ VÁLIDA – Os “entendimentos” da DGAJ – Parte II
Depois de em janeiro de 2019 o então Subdiretor-geral da Administração da Justiça ter assumido o papel de DDT (dono disto tudo!),...

E esse comunicado termina com uma " ameaça" de uma apresentação de queixa crime em face deste comportamento reiterado por parte da DGAJ.

Em face disto esperavam quê?!...

Naturalmente de um pedido de parecer ao Conselho Consultivo da PGR.

Continuem a persistir numa estratégia suicida, com uma argumentação apaixonada, desprovida de qualquer racionalidade, própria de uma claque de futebol, que os resultados estão à vista!

Liberdade para pensar!...

De Anónimo a 24.09.2020 às 22:29

Oh sr. da "mentira".Seguramente, não acolheu a sugestão. Assim, só para rematar, em jeito final, o que me interessa, in casu e como Oficial de Justiça, é o entendimento de quem me julga, com consequência final/cadastral. Qualquer dirigente sindical tem por obrigação o conhecimento atualizado do que é emanado no interesse da Classe. Que se tirem as devidas ilações.

De Anónimo a 25.09.2020 às 00:18

Só à ministra se pode chamar mentirosa que o tal conselho já não atua. Aliás, atuar atua, desde que não sejam os protegidos. A esses tufo é permitido. Aos outros nada, até denúncias anónimas são apresentadas para calar quem incomoda

De Anónimo a 24.09.2020 às 22:20

Assiste-se a um debate entre sindicalistas sobre uma greve que está em vigor, ou não, ou sim, ou sei lá. O que é que isto importa a quem todos os dias tem de prosseguir trabalho até às tantas? Serviços mínimos? Algum dos comentaristas/sindicalistas foi designado para serviços mínimos alguma vez? Duvido.

De Anónimo a 25.09.2020 às 00:15

O mais preocupante é ter o sfj anunciado a greve do soj, mas ter-se esquecido de informar os colegas que a greve que afirmava válida, estava extinta. Os que fizeram greve poderiam ter sido responsabilidade por irresponsabilidade alheia. Isto é muito preocupante. Depois há aqui um raciocínio igualmente preocupante: era ilegal, mas a dgaj deixava passar. Este pensamento será tão ou mais preocupante que tudo o resto. Já agora, sendo ilegal, por que razão fazia a tutela este "jeitinho"? É que também houve greves sem serviços mínimos porque, referiu a dgaj, os pré avisos entravam fora do prazo. Muito preocupante tufo isto, até por ser o ministério da justiça.

Comentar Artigo



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Subscrição por e-mail
Receba todos os dias o artigo do dia no seu e-mail. Peça para:
oficialdejustica.oj.portugal@gmail.com

saiba+aqui

..................................................
MEDIDAS e Sugestões de Proteção Prática para Oficiais de Justiça
Veja a compilação de sugestões recebidas até ao momento e envie o seu contributo para o e-mail:
OJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2020

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Cada vez mais saturada. Tenho vergonha deste MJ.

  • Anónimo

    O SFJ persiste em oferecer "vicissitudes" à Minist...

  • Anónimo

    "Não podemos querer uma justiça com tribunais tran...

  • Anónimo

    Se o concurso caducou / fechou na altura da public...

  • Anónimo

    Vejam bem as pessoas que estão nos órgãos de gestã...

  • Anónimo

    Isto é para Técnicos Superiores apenas. Os OJS não...

  • Anónimo

    Isto é para Técnicos Superiores apenas. Os OJS não...

  • Anónimo

    Transtorno bipolar sindical(mudança repentina de c...

  • Anónimo

    Todos nos lembramos desta formula produzida pelos ...

  • Anónimo

    Tanta gente a controlar os mexilhões , quem contro...

  • Anónimo

    Ora aí está

  • Anónimo

    Quando vim para os tribunais, ninguém almoçava no ...

  • Anónimo

    Pré- forma...integração do suplemento... que migal...

  • Anónimo

    isso é compadrio, ou não?

  • Anónimo

    De mal a pior...Pré-aposentação???

  • Anónimo

    E assim continuamos!!!! sem nada que nos acrescent...

  • Anónimo

    Ai sim ? Conheço uma oficial de justiça que é lice...

  • Anónimo

    Os governantes que tratem de dar algo aos OJs para...

  • Anónimo

    tanta gente a gerir e a mandar! a formiga é que pr...

  • oficialdejustica

    Não é verdade. As vagas não estão preenchidas por ...

  • Anónimo

    Escusam de concorrer pois as vagas já estão todas ...

  • Anónimo

    https://www.facebook.com/54634527350/posts/1015969...

  • Anónimo

    E um plenário de trabalhadores a ter lugar no próx...

  • Anónimo

    Havia, num passado não tão distante, uma pessoa qu...

  • Anónimo

    E um sindicato das infraestruturas judiciais!...




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter, no "Blogs Portugal", no "Reddit" e no WhatsApp, ou seja, em 7 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Reddit (OficialJustica)

    6- WhatsApp

    7- Assinantes por "e-mail"





    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................