Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 11 ANOS de publicações DIÁRIAS especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Bem-vindo(a) à página do Diário Digital dos Oficiais de Justiça de Portugal. Aqui encontra todos os dias informação com interesse geral para o mundo da Justiça e em particular para os Oficiais de Justiça. Desfrute!
...............................................................................................................................
GREVES ATIVAS DISPONÍVEIS DIARIAMENTE PARA TODOS OS OFICIAIS DE JUSTIÇA:
-
1-- Desde 10-01-2023 - SOJ: Greve de todas as tardes após as 13H30 até às 24H00, por tempo indeterminado (desde 22-03-2023, mais de 2 meses depois, com serviços mínimos, até à decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que, seis meses depois, os anulou).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SOJ por aqui
Pode consultar o Acórdão do Colégio Arbitral que fixa os serviços mínimos por aqui e
Também pode consultar o ofício da DGAJ que divulga os mesmos serviços mínimos por aqui
E por aqui acede à informação do SOJ de 14SET2023 sobre a anulação dos serviços mínimos.
-
2-- Desde 20-12-2023 - SFJ: Greve das 3 manhãs: segundas, terças e quintas-feiras, a começar à hora da diligência agendada - COM serviços mínimos fixados (dura até 26-04-2024).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SFJ por aqui
Pode consultar o e-mail da DGAJ sobre esta Greve do SFJ por aqui
-
3-- Desde 20-12-2023 - SFJ: Greve das 2 manhãs: quartas e sextas-feiras, desde as 09H00 até às 12H30 - SEM serviços mínimos (dura até 26-04-2024).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SFJ por aqui
Pode consultar o acórdão do colégio arbitral sobre esta Greve do SFJ por aqui
-
4-- Desde 08-01-2024 - SFJ: Greve ao trabalho fora das horas de expediente das secretarias (almoço e após as 17h), por tempo indeterminado. Apesar de não ter sido apresentado o Aviso Prévio de Greve, o que nele constará poderá corresponder à reprodução da informação sindical que encontra abaixo. Os serviços mínimos aplicam-se apenas ao período das 17h às 24h.
Pode consultar o Acórdão do Colégio Arbitral por aqui.
Pode consultar a informação sindical de 05-01-2024, com resenha histórica, por aqui.
Pode consultar a informação sindical de 08-01-2024 sobre serviços mínimos por aqui.
...............................................................................................................................

FOLHA DE CÁLCULO DIFERENÇAS RECONSTITUIÇÃO TEMPO PROVISÓRIO
Pode aceder por AQUI à folha de cálculo que criamos (Excel) como um exemplo do cálculo da diferença do período de provisoriedade (exemplo para um Escrivão ou Técnico de Justiça Auxiliar, de 1999 a 2023) para cumprimento da sentença do TACL. Pode (deve) saber mais por AQUI
...............................................................................................................................

Sábado, 01.12.18

A Ingenuidade dos Oficiais de Justiça

      Sejamos claros: os Oficiais de justiça são uns perfeitos ingénuos. Ora acreditam nos compromissos do Governo ora acreditam nas expectativas e reivindicações dos sindicatos. Uns perfeitos e completos ingénuos, incapacitados de pensar, acreditando em qualquer cousa que seja emanada com títulos e habituais chavões de “união”, “força”, “conseguiremos”, etc. Um logro.

      Sejamos claros: quando o Governo diz que os Oficiais de Justiça e todos os Oficiais de Justiça serão do grau 3 e há um sindicato que reproduz (de forma acrítica ou omissa) tal afirmação, os Oficiais de Justiça acreditam nessas declarações sem pensar mais sobre o assunto.

      Ora, a atribuição do grau 3 a todos os Oficiais e Justiça, embora não seja mentira, também não é verdade.

      Vejamos: O que o Governo pretende implementar é que esta carreira atual dos Oficiais de Justiça seja dividida em duas: a dos Oficiais de Justiça, sem as categorias como hoje existem, de Auxiliar, adjunto, etc., isto é, apenas Oficial de Justiça, de grau 3, e uma outra, a de Assistentes Judiciais, de grau 2.

      A primeira, a de Oficiais de Justiça, estará reservada aos detentores de licenciatura em Direito e os demais serão Assistentes Judiciais. Quando o Governo diz que atribuirá o grau 3 a todos os Oficiais de Justiça, refere-se a todos os Oficiais de Justiça detentores de licenciatura em Direito, depois da separação da carreira. Uma vez que os não detentores de licenciatura em Direito não serão Oficiais e Justiça, a afirmação de que todos os Oficiais e Justiça serão de grau 3, não é uma mentira, porque de facto os Oficiai de Justiça – e todos – serão de grau 3, porque para que assim sejam considerados (como técnicos superiores) têm necessariamente que deter uma licenciatura relevante para os serviços.

      Assim, quando se diz que todos os Oficiais de Justiça serão equiparados à complexidade das carreiras de grau 3, não se diz nenhuma mentira mas não se está a dizer toda a verdade, porque os tais “todos” Oficiais de Justiça não se referem aos atuais “todos” Oficiais de Justiça mas apenas àqueles que, futuramente serão o “todos” Oficiais de Justiça de carreira única, sendo os demais, como hoje, de grau 2, Assistentes Judiciais, na nova designação a implementar.

      Portanto, a simples afirmação de que todos os Oficiais de Justiça serão de grau 3, embora não seja mentira, é uma verdade a prazo e, por isso, no presente, não deixa de constituir uma falsidade.

      É importante e imprescindível que os Oficiais de Justiça deixem de ser ingénuos e passem a colocar pontos de interrogação em tudo aquilo que lhes vão dizendo, venha lá de onde vier; é forçoso duvidar e interrogar.

      Outro exemplo: a integração do suplemento no vencimento. Pese embora não tenha sido aprovado para integrar a Lei do Orçamento de Estado para 2019, tal facto é irrelevante, uma vez que o Governo pode integrar, tal como já há muito prometeu e sem necessidade de uma lei da Assembleia da República, a reivindicada integração.

      No entanto, não há prazo para o cumprimento do compromisso, tantas vezes repetido, mas há ainda outro problema: o Governo já admitiu a integração do suplemento remuneratório no vencimento mas comprometeu-se a isso com uma salvaguarda: a da neutralidade orçamental, isto é, desde que a despesa com esta integração não aumente nem diminua, ou seja, que continue como está em teros de despesa. O que é que isto quer dizer? Quer dizer que não basta comunicar aos Oficiais de Justiça que há um compromisso na integração do suplemento no vencimento, é necessário esclarecer que tal integração não aportará nenhum ganho, em face da tal “neutralidade orçamental”.

      Vejamos: hoje em dia o suplemento remuneratório é auferido 11 vezes por ano (exclui-se um mês de férias e os dois subsídios). Com a integração no vencimento, o que se pretendia é que o valor do suplemento fosse auferido durante todos os meses do ano (12 meses) e mais os dois subsídios, isto é, 14 vezes ao ano em vez das atuais 11 vezes.

      Mas o compromisso do Governo consiste na assunção da integração desde que não aumente a despesa, logo, os atuais 11 meses de recebimento do subsídio terão que ser divididos por 14. Ou seja, por exemplo: quem receba 100,00 de subsídio mensal, durante 11 meses, gostaria de receber tal valor, integrado no vencimento, durante os 12 meses e mais 2 pagamentos de subsídios (de férias e de natal), isto é, ao fim do ano, em vez de receber 100 x 11 = 1100,00, receberia 100 x 14 = 1400,00.

      Tendo em conta o compromisso de integração e de neutralidade de impacto na despesa, o que o Governo pretende fazer é integrar o valor auferido sem acréscimo de despesa, isto é, continuando no exemplo, os tais 11 meses x 100,00 = 1100,00 ao ano, seriam divididos por 14 meses, passando os Oficiais de Justiça a receber, por mês e todos os meses e nos subsídios, o valor de cerca de 78,50 em vez dos atuais 100,00 mensais, de forma que, no final do ano, sempre resulte nos atuais 1100,00, seja 100,00 x 11 ou 78,50 x 14, o resultado é igual e, por isso, o Governo refere a tal “neutralidade”, isto é, tanto dá. Integrar assim ou não integrar é igual.

      Esta estratégia manhosa dos governos é algo que não deve surpreender. O que surpreende é haver sindicatos que acreditam em compromissos assim e, pior ainda, que influenciem a opinião ou crença de muitos dos seus associados.

      Os Oficiais de Justiça são pouco críticos, em relação às comunicações sindicais ou da Administração da Justiça; são crédulos, ingénuos e agem apenas por impulso de grupo, o que é deveras preocupante.

      Ao longo dos cinco anos de existência deste projeto informativo, tem-se tentado incutir este espírito crítico em falta na classe mas, parece ter sido um trabalho diário inútil para muitos – mão para todos – o que nos deixa muitas vezes apreensivos sobre a pertinência e continuidade desta iniciativa, em face de tanta ingenuidade.

CoelhosAjuda.jpg

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:01


13 comentários

De oficialdejustica a 01.12.2018 às 22:26

Carlos, isso de dar a cara, de pôr o nome, etc. é uma treta. A ideia ou a opinião não é melhor nem pior por ter ou não ter um nome associado. O nome é irrelevante, o que releva é a informação, a ideia, a opinião e a discussão.
Além do mais, e como já aqui foi divulgado, existe uma vigilância constante deste blogue, mesmo dos comentários, por parte da Administração que até já instaurou dois processos disciplinares (ainda pendentes) ao criador desta iniciativa, com base em muitos dos artigos e comentários que vêm sendo publicados ao longo dos anos e que desagradaram. Por isso, o anonimato é, infelizmente, uma salvaguarda necessária para todos, seja nos artigos, seja nos comentários. É o que temos e é com isso que temos que lidar.
Concluindo: acreditamos que a pessoalização das ideias não é necessária e até pode ser prejudicial e, ao mesmo tempo, a falta dessa pessoalização é um escudo necessário para se poder ter a mesma liberdade de expressão que os demais cidadãos têm.

De Carlos Coito a 02.12.2018 às 14:05

Tenho que aceitar as razões, apesar de eu não concordar. Pedia apenas para não pararem de escrever o que pensam, porque é importante haver liberdade de pensamento e opiniões diferentes, pois só dessa forma não somos como os "carneirinhos". Continuem o bom trabalho.-

De Anónimo a 02.12.2018 às 15:51

Mais importante que os autores deste blogue assumirem identidades, ou se são ou não oficiais de justiça, é assumirem orientações. Nao é coerente alegarem independência relativamente a sindicatos, ao mesmo tempo que agem como braço direito do SOJ. Contudo, e independentemente de assumirem posições com as quais discordo muitas vezes, não deixo de valorizar o trabalho realizado e a promoção do debate de ideias.

De oficialdejustica a 02.12.2018 às 20:59

Essa impressão que manifesta é frequente e é perfeitamente possível que alguns a tenham uma vez que o “braço direito” que é esta página é apenas dos Oficiais de Justiça e se tem a impressão que as informações aqui divulgadas têm mais inclinação para um sindicato do que para o outro, haverá que se questionar dessa razão.

Sendo esta página o tal “braço direito” dos Oficiais de Justiça, tal como hoje existem, defender-se-ão sempre as posições, de quem quer que seja, que contribuam com honestidade, sem qualquer omissão de informação ou deturpação e que contribuam para o espírito crítico e não para a mera ovelhice.

Se fica com alguma impressão de haver maior ou menor destaque de um ou de outro sindicato, se calhar terá que se interrogar sobre as razões dessa impressão, sendo certo que aqui não se anda a fazer favores a ninguém como noutros locais, como, por exemplo, em determinado grupo fechado do Facebook onde foram afastados todos os Oficiais que eram membros e que apresentavam alguma crítica a determinado sindicato e mesmo outros que, embora sem serem críticos foram considerados “persona non grata”. Esse tipo de “independência” que aí jaz e aplaude é uma ovelhice limitada a chavões acríticos repetidos diariamente durante anos, enquanto que a abordagem crítica e fundamentada sempre com a apresentação de motivação é algo que já não se considera “independência” mas algum tipo de colagem. Ora, isto é um logro e uma ingenuidade contaminada por tantos anos de pensamento conformado e orientado.

De Anónimo a 03.12.2018 às 11:37

não se esqueça que há um sindicato e não anónimo que age como se fosse o braço direito dum governo e não se passa nada…

Comentar Artigo



bandeira-portugal-imagem-animada-0012 bandeira-ucrania-imagem-animada-0001
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Subscrição por e-mail
Receba todos os dias o artigo do dia no seu e-mail. Peça para:
oficialdejustica.oj.portugal@gmail.com

saiba+aqui

..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2018

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Temo que os efeitos sejam nulos ou que demorem uma...

  • Anónimo

    Muito bem!Mas fica de fora a questão dos Eventuai...

  • Anónimo

    Anónimo a 27.03.2024 às 14:34:Disfarça, disfarça.

  • Anónimo

    Ou alteram a tabela de salario ou ninguém vem.Quem...

  • Anónimo

    De facto andam por aqui uns tipos a cheirar a mofo...

  • oficialdejustica

    Claro que pode fazer greve às segundas, mas há con...

  • Anónimo

    Vai ser dificil e complicado cativarem a juventude...

  • Anónimo

    Oh 10.15h, a sua mente é perversa.eu leio em vão g...

  • Anónimo

    ...supra leia-se mora.

  • Anónimo

    Mais um bom artigo.O que me leva a um pedido de es...

  • Anónimo

    Resposta a Anónimo a 27.03.2024 às 11:14:Parece qu...

  • Anónimo

    Ui ui que medo do ilícito criminal.

  • Anónimo

    Mais nadae dá-me vómitos e diarreia quem ainda tem...

  • Anónimo

    infelizmente os que nos governam não merecem outra...

  • Anónimo

    O PS ignorou os OJ até ao último dia.

  • Anónimo

    Sim, Sim, sr chefinho da treta.Tu pelos vistos não...

  • Anónimo

    provavelmente deves ser reformado: já não és ofici...

  • Anónimo

    Devem estar a meter pessoal para porem os oficiais...

  • Anónimo

    E entretanto mais uma denúncia de contrato de um o...

  • Anónimo

    Enquanto assim for9h-17hVão explorar e gozar com ...

  • Anónimo

    Nunca pensei que AD fosse descobrir que só consegu...

  • Anónimo

    Ah ah ! Lindo o ventura logo a fazer m.... no prim...

  • Anónimo

    O lado bom da miséria de princípios que se assisti...

  • oficialdejustica

    Nota importante ao comentário de 26-03-2024 às 20:...

  • Anónimo

    Veja pelo lado positivo, ou seja, desde logo veio ...



oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................