Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 11 ANOS de publicações DIÁRIAS especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Bem-vindo(a) à página do Diário Digital dos Oficiais de Justiça de Portugal. Aqui encontra todos os dias informação com interesse geral para o mundo da Justiça e em particular para os Oficiais de Justiça. Desfrute!
...............................................................................................................................
GREVES ATIVAS DISPONÍVEIS DIARIAMENTE PARA TODOS OS OFICIAIS DE JUSTIÇA:
-
1-- Desde 10-01-2023 - SOJ: Greve de todas as tardes após as 13H30 até às 24H00, por tempo indeterminado (desde 22-03-2023, mais de 2 meses depois, com serviços mínimos, até à decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que, seis meses depois, os anulou).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SOJ por aqui
Pode consultar o Acórdão do Colégio Arbitral que fixa os serviços mínimos por aqui e
Também pode consultar o ofício da DGAJ que divulga os mesmos serviços mínimos por aqui
E por aqui acede à informação do SOJ de 14SET2023 sobre a anulação dos serviços mínimos.
-
2-- Desde 20-12-2023 - SFJ: Greve das 3 manhãs: segundas, terças e quintas-feiras, a começar à hora da diligência agendada - COM serviços mínimos fixados (dura até 26-04-2024).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SFJ por aqui
Pode consultar o e-mail da DGAJ sobre esta Greve do SFJ por aqui
-
3-- Desde 20-12-2023 - SFJ: Greve das 2 manhãs: quartas e sextas-feiras, desde as 09H00 até às 12H30 - SEM serviços mínimos (dura até 26-04-2024).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SFJ por aqui
Pode consultar o acórdão do colégio arbitral sobre esta Greve do SFJ por aqui
-
4-- Desde 08-01-2024 - SFJ: Greve ao trabalho fora das horas de expediente das secretarias (almoço e após as 17h), por tempo indeterminado. Apesar de não ter sido apresentado o Aviso Prévio de Greve, o que nele constará poderá corresponder à reprodução da informação sindical que encontra abaixo. Os serviços mínimos aplicam-se apenas ao período das 17h às 24h.
Pode consultar o Acórdão do Colégio Arbitral por aqui.
Pode consultar a informação sindical de 05-01-2024, com resenha histórica, por aqui.
Pode consultar a informação sindical de 08-01-2024 sobre serviços mínimos por aqui.
...............................................................................................................................

FOLHA DE CÁLCULO DIFERENÇAS RECONSTITUIÇÃO TEMPO PROVISÓRIO
Pode aceder por AQUI à folha de cálculo que criamos (Excel) como um exemplo do cálculo da diferença do período de provisoriedade (exemplo para um Escrivão ou Técnico de Justiça Auxiliar, de 1999 a 2023) para cumprimento da sentença do TACL. Pode (deve) saber mais por AQUI
...............................................................................................................................

Segunda-feira, 06.11.17

A Recapitulação Sindical

      Na semana passada, o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) publicou a denominada: “Informação Sindical - 31 de outubro de 2017”.

      Esta “Informação” consiste num texto longo onde, essencialmente, se faz uma recapitulação de coisas passadas, de alegações e de manifestações de intenção como: “desde o primeiro momento repudiou o projeto/anteprojeto de Estatuto apresentado pela Tutela”, enfim, nada de novo que constitua uma informação de facto e atualizada.

      Esta denominada “Informação” resulta ser, antes, uma “Recapitulação” em que se vão relatando os episódios passados: “Nessa reunião, a Exma. Senhora Ministra da Justiça, considerou pertinentes as questões suscitadas pelo S.F.J. e decidiu…”

      Mas, para além da recapitulação, encontra-se uma informação atual: “O SFJ procedeu, no dia 27-10-2017, à entrega no Ministério da Justiça, de um documento onde se encontram vertidos os principais fundamentos para a caracterização funcional com regime de Vínculo de Nomeação e Grau de Complexidade Funcional 3”.

      Quer isto dizer que o SFJ repetiu aquilo que já em julho tinha entregue, antecipadamente, ao Ministério da Justiça, embora, talvez, agora, com algum maior detalhe na fundamentação para a caracterização da carreira, uma vez que esse foi o objetivo da suspensão das reuniões com vista à análise concreta do Estatuto.

      Convém aqui recordar os leitores de que esta consideração prévia sobre as linhas mestras da carreira nada tem que ver com a negociação do Estatuto, artigo-a-artigo. Em vez de se avançar para essa discussão particular e concreta de cada artigo, tendo-se constatado que, no geral, havia uma visão muito diferente e oposta da carreira, por parte do Governo e dos sindicatos, na primeira reunião decidiu-se, e bem, suspender a análise concreta da discussão artigo-a-artigo para se definir as linhas mestras da carreira, o que é assunto, obviamente, prévio e necessário para que se possa partir para uma apreciação artigo-a-artigo do novo Estatuto.

      Até aqui está tudo bem e são infundadas as críticas dirigidas a este sindicato nos últimos dias, manifestadas nas redes sociais, quanto à falta de avanço das negociações e da concretização de um novo Estatuto. Estas críticas advêm do nervosismo e da impaciência de quem vê que não há avanços na finalização do novo Estatuto, porquanto depositam uma fé muito grande nesse novo Estatuto como sendo a solução para muitos dos males da profissão.

      Sem dúvida que um novo estatuto que supra as carências e corrija os atuais problemas é algo que se anseia mas é preciso ter calma porque o novo estatuto será aquilo que, por fim, o Governo decidir e, para pior, já basta assim.

      A proposta do Governo é má e é globalmente pior do que o velho Estatuto em vigor, por isso, não tenhamos pressa em conseguir algo novo, apenas por se considerar que só por ser novo deve se ser bom ou melhor. Não, isto não funciona como a compra de um novo “smartphone”, geralmente melhores dos que os anteriores, com mais funcionalidades, rapidez e mais bonitos. Ao contrário dos novos “smartphones” o novo Estatuto pode vir a constituir um retrocesso na independência e qualidade da carreira.

PolegarCimaBaixoVerdeVermelho.jpg

      Neste momento, nada há que indicie que os sindicatos (SFJ e SOJ) estejam a representar mal os Oficiais de Justiça no processo negocial e mesmo os fundamentos apresentados pelo SFJ, já em julho passado apresentados, não se mostram desconformes com os anseios dos Oficiais de Justiça.

      Calma! É necessária calma e total apoio aos dois sindicatos nestas negociações. Há toda uma carreira pendente e já quase 8000 pessoas pendentes. As decisões devem ser tomadas de forma consciente e sem precipitações emocionais. Compreende-se a emoção e o medo de ver frustrados muitos dos desejos, mas a negociação do novo estatuto está a iniciar e não a acabar e ainda nem sequer chegou o momento da discussão artigo-a-artigo, como todos já queriam ver discutido.

      Os comunicados ou informações do SFJ são extensos e confusos e parecem não informar convenientemente quando recapitulam sistematicamente e até ostentam as mais de quatro décadas de existência do sindicato, mas isso é um estilo desse sindicato que confunde e desagrada a muitos Oficiais de Justiça mas esse estilo, de momento e tão-só de momento, não tem que corresponder a falta de uma adequada ação. Como se disse, neste momento, a ação é a que corresponde ao momento e não há qualquer indício, neste momento, que possa preocupar os Oficiais de Justiça.

      A informação ou recapitulação do SFJ prossegue: “Sem recorrer a uma abordagem de cariz histórico, poderemos afirmar que a profissão de Oficial de Justiça sempre foi considerada como…” e volta a recapitular considerações várias que não foram interpretadas pelos Oficiais de Justiça como verdadeiros avanços nas negociações mas simples “conversa fiada” para encher página.

      Conclui o SFJ: “Entregue que está a nossa argumentação, solicitámos e aguardamos pelo agendamento de reunião com o Ministério da Justiça, com a maior brevidade. Entretanto, solicitamos, mais uma vez, que nos façam chegar os vários provimentos e ordens de serviço que se enquadram no âmbito do grau de complexidade funcional 3”. E segue com novo alardeamento da antiguidade: “O SFJ ao longo de mais de 42 anos de existência, sempre tem procurado manter uma assertividade de ação, defendendo com responsabilidade e determinação os direitos e interesses da classe”.

      Não há dúvida alguma que este sindicato ao longo de todos esses anos tem tido esse propósito; isso é indiscutível, no entanto, não é por o repetir de forma constante que vai conseguir convencer todos os Oficiais de Justiça que a forma como o tem feito tem sido a mais apropriada.

      O que se coloca em causa não são os princípios ou as intenções, o que se coloca em causa é a forma ou o meio utilizado para alcançar essa defesa dos Oficiais de Justiça e é aqui que muitos opinam que a forma de ação não tem sido a melhor e, em alguns casos, tem sido mesmo a pior.

      Claro que haverá sempre muitas e diversificadas opiniões sobre as formas de atuar e que conceitos defender mas isso é uma mais-valia que o sindicato deveria saber aproveitar e interpretar colocando-se ao lado dos seus representados e não acima ou em cima destes.

      Por exemplo: quando na anterior informação refere que não se mostra viável, nem razoável ou coerente, reivindicar o descongelamento das carreiras contando com os anos em que ocorreu o congelamento, mantendo-os como inexistentes, sendo inapropriado que haja um aumento de vencimento já em janeiro para os Oficiais de Justiça, em face da situação económica do país, o sindicato não está a acompanhar os seus representados; não está ao seu lado, mas por cima destes, como uma entidade superior que decide por eles e decide no mesmo sentido do Governo, como se fosse uma entidade administrativa governamental. Por isso, deveria ter lutado pelo direito que os seus representados reclamavam em vez de lhes vir dizer que não valia a pena fazê-lo.

Cartoon-Ganancia.jpg

      Por mais que a direção e presidência do sindicato tenha as suas próprias convicções, não se podem alhear da circunstância de que constituem um órgão representativo dos seus representados e que devem acompanhar as suas vontades ainda que diferentes da opinião particular da direção.

      É ao lado dos Oficiais de Justiça que os sindicatos se devem colocar, não por cima nem em cima. Ora, o que os Oficiais de Justiça vêm sentindo é que este sindicalismo não está ao lado, ombro-com-ombro, mas em cima, determinando, decidindo, despachando como se fosse uma entidade ou gabinete governamental ou uma dependência do Ministério da Justiça e é essa sensação que faz surgir as mais diversas reações de afastamento do movimento sindical.

      Não tenhamos ilusões: a contestação no “Facebook” não é mais eficaz do que a atividade sindical. Os sindicatos fazem-nos falta, mais do que os grupos do “Facebook” mas também não tenhamos ilusões de que um mau sindicalismo, que não esteja ao lado dos seus, perderá a favor dos comentários no “Facebook”, o que constitui um perigo para todos.

      Pode aceder à integralidade da aqui mencionada informação do SFJ através da seguinte hiperligação: “InfoSFJ”.FacebookTablet.jpg

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas/"Tags":

às 08:06


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



bandeira-portugal-imagem-animada-0012 bandeira-ucrania-imagem-animada-0001
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Subscrição por e-mail
Receba todos os dias o artigo do dia no seu e-mail. Peça para:
oficialdejustica.oj.portugal@gmail.com

saiba+aqui

..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Força!

  • Anónimo

    O nosso problema é que as nossas estruturas que no...

  • Anónimo

    não te conformes

  • Anónimo

    Parabéns e oxalá que consiga o que pretende.Também...

  • Anónimo

    Bom dia,Foram ontem publicados os resultados das p...

  • Anónimo

    Temo que os efeitos sejam nulos ou que demorem uma...

  • Anónimo

    Muito bem!Mas fica de fora a questão dos Eventuai...

  • Anónimo

    Anónimo a 27.03.2024 às 14:34:Disfarça, disfarça.

  • Anónimo

    Ou alteram a tabela de salario ou ninguém vem.Quem...

  • Anónimo

    De facto andam por aqui uns tipos a cheirar a mofo...

  • oficialdejustica

    Claro que pode fazer greve às segundas, mas há con...

  • Anónimo

    Vai ser dificil e complicado cativarem a juventude...

  • Anónimo

    Oh 10.15h, a sua mente é perversa.eu leio em vão g...

  • Anónimo

    ...supra leia-se mora.

  • Anónimo

    Mais um bom artigo.O que me leva a um pedido de es...

  • Anónimo

    Resposta a Anónimo a 27.03.2024 às 11:14:Parece qu...

  • Anónimo

    Ui ui que medo do ilícito criminal.

  • Anónimo

    Mais nadae dá-me vómitos e diarreia quem ainda tem...

  • Anónimo

    infelizmente os que nos governam não merecem outra...

  • Anónimo

    O PS ignorou os OJ até ao último dia.

  • Anónimo

    Sim, Sim, sr chefinho da treta.Tu pelos vistos não...

  • Anónimo

    provavelmente deves ser reformado: já não és ofici...

  • Anónimo

    Devem estar a meter pessoal para porem os oficiais...

  • Anónimo

    E entretanto mais uma denúncia de contrato de um o...

  • Anónimo

    Enquanto assim for9h-17hVão explorar e gozar com ...



oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................