Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 7 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

...............................................................................................................................
| | | - COVID-19
[1] - Compilação de Sugestões de Medidas de Proteção Práticas para Oficiais de Justiça
[2] - Consulte aqui os dados oficiais diários atualizados da DGS e infografias
[3] - Consulte também aqui, em primeira mão, as notícias que a agência Lusa fornece para a comunicação social, entretanto com acesso gratuito

...............................................................................................................................

Segunda-feira, 17.10.16

A Vitória Pírrica dos 400

               “Cessem do sábio Grego e do Troiano
                As navegações grandes que fizeram;
                Cale-se de Alexandro e de Trajano
                A fama das vitórias que tiveram;
                Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
                A quem Neptuno e Marte obedeceram.
                Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
                Que outro valor mais alto se alevanta.”

      Pois é, hoje começamos por este extrato dos Lusíadas que corresponde à terceira estrofe do Canto I. E porquê? Porque já Camões, e já lá vai tanto tempo, apelava a que todos se calassem porque um valor mais alto se erguia.

      Esta magnificência camoniana ainda hoje existe.

      Crê-se que a obra terá sido escrita e concluída por volta de 1556 (em meados do século XVI), sendo publicada em 1572. Hoje, passados 460 anos justos da data da sua conclusão, assistimos a posturas idênticas.

      Vejamos esta:

      «Os críticos e pseudossindicalistas, sempre mais preocupados em criticar e denegrir, do que contribuir para a resolução dos problemas, podem agora vir dizer o que quiserem, mas não podem desmentir os factos.»

      Tal como Camões, o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) acredita que os críticos e os apelidados pseudossindicalistas devem ficar calados, porque nada do que possam dizer será válido em face deste “valor mais alto” que se “alevanta”.

      O SFJ considera, na sua cantiga, deter, também, a autoria da vitória e afirmar, como Camões, que a si também “Neptuno e Marte obedeceram”, entre outras divindades.

      Esta euforia camoniana do SFJ está relacionada com a inserção na Proposta de Lei do Orçamento de Estado de 2017 da excecionalidade da promoção do número máximo de 400 Escrivães Auxiliares e Técnicos de Justiça Auxiliares e da admissibilidade de outros tantos a ingresso.

      Façamos uma pequena reflexão: Quantos Escrivães Adjuntos e Técnicos de Justiça Adjuntos faltam de facto em todo o país? Serão 400? Não! São cerca de três vezes mais do que isso! Então, 400 nem sequer são metade dos que fazem falta? Sim, nem metade são, mas nem metade são hoje, ao dia de hoje e não em 2017, quando se prevê que venham a existir as promoções.

      Porquê? Porque a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, no final do mês passado, em Santo Tirso, referiu que o Governo estava a rever os quadros de pessoal de forma a implementar “ajustamentos” nos quadros, com o objetivo de menorizar o impacto da aposentação, até ao final deste ano (2016), de mais 400 Oficiais de Justiça. Quer isto dizer que a saída destes 400 até ao final deste ano será mais tarde compensada com a entrada de outros 400 e a promoção de 400. Qual será o resultado final? 400-400=0 (zero).

      As promoções, caso acontecessem agora, cobririam um terço das necessidades de Adjuntos mas, após as 400 aposentações, constituídas por uma maioria de Adjuntos, quando chegarmos a 2017, as promoções que nesse ano ocorrerão já não serão para cobrir um terço das necessidades mas um quarto das que então existirão. Ou seja, se a promoção destes 400 Auxiliares representam, ao dia de hoje, uma insignificância, quando ocorrerem no próximo ano não só serão mais insignificantes como serão um insulto aos Oficiais de Justiça; a todos os Oficiais de Justiça no seu conjunto, uma vez que estes 400 são apenas cerca de 5% da totalidade dos Oficiais de Justiça que, no próximo ano, com exceção destes 400, não terão qualquer melhoria nas suas condições de trabalho. São os demais 95% que continuarão com todo o excesso de serviço e cujos reforços de mais 400 não compensarão em nada, nem tão cedo, as 400 aposentações.

      Se isto é uma vitória do SFJ, que o seja para quem assim o entender, porque não só não é uma vitória como é precisamente o contrário, porque cala e acalma as fracas reivindicações sindicais por mais um ano, até à próxima dádiva de mais umas migalhas para iludir e calar alguns.

      Há quem se convença com pouco e assim fique satisfeito mas esses são também uns poucos. Claro que, de momento, todos os Auxiliares rejubilam com a possibilidade de conseguirem uma promoção e acreditam piamente que esta esmola do Governo lhes servirá. No futuro, quando se aperceberem que aos 400 lugares concorrerão quase 4000, passarão a ter a perceção que hoje não têm, tal como todos os demais, quando se aperceberem que, em termos de pessoal, 2017 continuará a deter novos Adjuntos em substituição nos lugares de chefia, substituindo os que se aposentarão, Auxiliares não promovidos a substituir os Adjuntos em falta, enfim, tudo aparentemente na mesma mas na realidade pior, porque as novas 400 entradas não substituirão o desempenho dos 400 que se aposentarão. Para o Governo, em termos numéricos, fica tudo na mesma mas para quem está no terreno os novos 400 não substituem as 400 saídas dos mais experientes.

      Esta situação que agora ilude é uma bomba que, ao explodir, causará mais danos do que os poucos e reduzidos benefícios que aparentemente se alcançarão. Por isso, esta Proposta de Lei para o Orçamento de Estado de 2017 é uma anedota de humor negro que, em caso algum, deve ser celebrada como uma vitória, porque embora o pareça, está longe de o ser e, a sê-lo, é tão-só uma vitória pírrica, pois como o grego Pirro disse, após a vitória numa batalha, quando lhe deram os parabéns pela vitória, apesar do seu exército ter sofrido grandes perdas, terá dito que: "Mais uma vitória como esta e estou perdido."

      Estas palavras de Pirro, que viveu há mais de 2000 anos, aplicam-se perfeitamente ainda hoje e aplicam-se perfeitamente à atual situação dos Oficiais de Justiça, iludidos por uma falsa vitória, presos numa ilusão que se arrastará na inação de mais um ano, em vez de dizerem, como Pirro: “Mais uma vitória como esta e estamos perdidos”.

Cao+Gato.jpg

A fotografia parece não ter nada a ver com o artigo de hoje mas na realidade tem tudo a ver.

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas/"Tags":

às 08:07



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
MEDIDAS e Sugestões de Proteção Prática para Oficiais de Justiça
Veja a compilação de sugestões recebidas até ao momento e envie o seu contributo para o e-mail:
OJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos. Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2016

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Subscrever para receber e-mail

Pode receber no seu e-mail cada artigo aqui publicado, para isso basta indicar o seu e-mail e depois ir lá confirmar a subscrição na mensagem que lhe será enviada. Simples, automático e recebendo cada artigo logo que publicado. .................................................

Escreva abaixo o seu endereço de e-mail:

Não esqueça ir depois ao seu e-mail confirmar a subscrição (se ocorrer avaria comunique).


Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Uma vergonha. Mais um incentivo para a saída dos O...

  • Bad connection . . .

    Vergonha . . .Por este andar metade dos funcionári...

  • Anónimo

    Quadro 4: Contagem dos trabalhadores por grupo/car...

  • Anónimo

    com muitos a achar que as suas categorias de Auxil...

  • Anónimo

    Obrigado, já li. Com excepção do atendimento ao pú...

  • Anónimo

    "Fontes do sector dizem que a verdadeira razão do ...

  • Anónimo

    Ah ok, foi publicado hoje e entra em vigor daqui a...

  • Anónimo

    Lei n.º 16/2020

  • Anónimo

    ??????????????????????????????????????????????????...

  • Anónimo

    Ja agora, uma perguntinha. A lei para a reabertura...

  • Anónimo

    Art 38 da Lei do Orcamento de Edtado 2020: 1 - A r...

  • Anónimo

    Esta pergunta só pode ser uma brincadeira de mau g...

  • Anónimo

    Experimente ler o Art. 13 b, do DL 10-A/2020, na r...

  • Anónimo

    Qual Lei?

  • Anónimo

    A gestão da pandemia começa a ficar nas mãos dos b...

  • Anónimo

    "Portugal tem de reforçar a quantidade e a qualida...

  • Anónimo

    Ainda vamos ter jogos de futebol antes de termos o...

  • Anónimo

    E a lei para a reabertura dos tribunais ja foi pub...

  • Anónimo

    Sei que a classe está envelhecida, mas quem ouvir ...

  • Anónimo

    O prazo de 15 dias anunciado para o inicio das neg...

  • Anónimo

    Diário da República n 103/2020, Série Ii de 25-05-...

  • Anónimo

    A lei obriga ao uso de máscara em espaço fechados ...

  • Anónimo

    Claro que sim! Nos Tribunais é obrigatório o uso d...

  • Anónimo

    Vai tu, otário!

  • Anónimo

    Para mim é claro que a lei continua a ser sabotada...




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter, no "Blogs Portugal", no "Reddit" e no WhatsApp, ou seja, em 7 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Reddit (OficialJustica)

    6- WhatsApp

    7- Assinantes por "e-mail"






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................