Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 8 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

...............................................................................................................................
| | | - COVID-19
[1] - Compilação de Sugestões de Medidas de Proteção Práticas para Oficiais de Justiça
[2] - Consulte aqui os dados oficiais diários atualizados da DGS e infografias
[3] - Consulte também aqui, em primeira mão, as notícias que a agência Lusa fornece para a comunicação social, entretanto com acesso gratuito

...............................................................................................................................
FERIADOS MUNICIPAIS E SERVIÇOS MÍNIMOS DA GREVE NESTA SEMANA:
- 12ABR-Seg - Alandroal, Monforte e Sabugal. [Greve: 1º dia, com serviços mínimos fixados]
- 13ABR-Ter - Castelo Branco [Greve: 2º dia, sem serviços mínimos]
- 14ABR-Qua - [Greve: 3º dia, com serviços mínimos fixados]
- 15ABR-Qui - [Greve: 4º dia, sem serviços mínimos]
- 16ABR-Sex - [Greve: 5º dia, com serviços mínimos fixados]
& pode ver + no Calendário do Oficial de Justiça 2021
...............................................................................................................................

Sábado, 26.09.20

As 10 Razões incomuns para aderir à Greve

      Os astros estão alinhados, agora de forma inequívoca. A greve decretada pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), recebeu ontem, de forma clara, o apoio do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), dizendo este Sindicato o seguinte:

      «Como é público, o SOJ decretou greve para os próximos dias 30.09, 01 e 02 de outubro. Os Oficiais de Justiça têm todas as razões para protestar face ao comportamento/atitude do Ministério da Justiça. Obviamente que o SFJ apoia de forma inequívoca a Greve decretada pelo SOJ.»

      Ou seja, o sindicato maioritário diz que “obviamente apoia de forma inequívoca a greve decretada pelo SOJ”.

      Portanto, neste momento, os argumentos de muitos Oficiais de Justiça, pelo menos daqueles que seguem sempre religiosamente os comunicados sindicais, acabam de cair, ficando muitos sem argumentos e tendo que inventar outros.

      Na próxima semana é possível fazer uma greve com uma muito grande relevância, não só pela ampla adesão dos Oficiais de Justiça mas também porque dos três dias apenas para um foram fixados serviços mínimos, como era expectável, e ainda porque, neste momento, a greve dos Oficiais de Justiça não se vai diluir na comunicação social com outras muitas greves, como sucedeu no passado, precisamente porque não há mais nenhuma.

      Esta greve dos Oficiais de Justiça pode ser uma greve estrondosa e, sem dúvida nenhuma, os elementos do Ministério da Justiça terão que dar explicações, explicações estas que, aliás, já começaram a dar com uma nota à comunicação social na qual se tenta justificar o injustificável.

      Na próxima semana, na quarta, na quinta e na sexta-feira, só deverão funcionar os serviços mínimos de quinta-feira, tudo o mais e nos restantes dias, a paragem deverá ser total.

      Claro que é custoso e a folga orçamental dos Oficiais de Justiça não é grande ou é até inexistente, pelo que realizar três dias de greve é algo que muito pesará nos vencimentos dos Oficiais de Justiça. No entanto, como já explicamos no artigo do passado dia 22SET, esta greve divide-se por dois meses e isto significa que o desconto no vencimento ocorrerá em dois meses diferentes. O primeiro dia será descontado no vencimento de novembro e os outros dois dias no vencimento de dezembro. O 13º mês ou subsídio de Natal será recebido em novembro.

      Esta forma de diferir e de diluir o impacto da greve é mais uma estratégia, iniciada nos últimos anos de luta intensa, que constitui uma muito boa ideia, pois permite aliviar o choque e a necessária repercussão dos efeitos colaterais da ação de luta.

      Assim, o impacto nos vencimentos fica atenuado. Obviamente atenuado e não zerado, porque não há luta sem esforço, não há ganho sem perda, tal como não há guerras vitoriosas sem derrotas e perdas.

      Desencantem-se aqueles que julgam que tudo lhes cairá do céu, porque do céu só vem caindo água, a não ser para os egoístas centrados apenas em si próprios, sem o mínimo de preocupação e solidariedade para com os demais.

      Para aqueles que não vão à luta, que nada fazem, a luta dos outros poderá fazer com que também obtenham ganhos, é certo, mas essa falta de colaboração e de solidariedade a que tanto se tem assistido nos últimos anos tem-se revelado como fatal para as conquistas, sempre frustradas e adiadas, por falta de impacto e de força dos Oficiais de Justiça.

      São raros os momentos em que tudo se proporciona para uma greve vistosa que demonstre a força dos Oficiais de Justiça e abale o Governo. Na próxima semana, assistimos a um momento raro, raríssimo até, em que tal pode suceder.

      Tal como como começamos este artigo, afirmando que “os astros estão alinhados”, o terminamos agora elencando as raras razões pelas quais ninguém pode perder este momento de greve.

      -1- A greve do SOJ conta com o apoio inequívoco do SFJ e isto não é comum.

      -2- Dos três dias de greve, apenas um possui serviços mínimos e isto não é comum.

      -3- Os três dias de greve decorrem em dois meses diferentes, pelo que o desconto no vencimento ocorrerá também em dois meses diferentes e também isto não é comum.

      -4- Os descontos no vencimento ocorrerão pela altura do recebimento do subsídio de Natal ou 13º mês, o que acaba por atenuar o impacto e esta situação não é comum.

      -5- Os três dias de greve colam-se a um fim de semana também de três dias, o que permitirá a muitos umas miniférias de seis dias, o que não é nada comum.

      -6- Neste momento a comunicação social não tem notícia de outras greves e isto não é comum.

      -7- A comunicação social está muito atenta ao que se passa na Justiça com tantos processos mediáticos em curso, o que não é comum.

      -8- Ao contrário de outras greves, cujos focos mediáticos não as iluminaram, é expectável que esta greve obtenha toda a atenção e isto não é comum.

      -9- Há um claro incumprimento da Lei por parte do Governo, mais concretamente por parte do Ministério da Justiça, incumprindo o artigo 38º da Lei 2/2020 de 31MAR, e isto é completamente incomum.

      -10- Nunca antes os Oficiais de Justiça tinham visto as suas reivindicações plasmadas em obrigações legais, obrigando o Governo a ter publicado em DR até ao final do mês de julho o Estatuto, integrado o suplemento e fixado compensação pela disponibilidade permanente, designadamente com um regime diferenciado de aposentação, e isto nunca antes sucedeu e também nunca se viu tamanho incumprimento, sendo algo completamente incomum.

      Por tudo isto, quem faltar à greve estará a demolir toda esta construção incomum que ora se encontra tão bem alinhada.

      Não vale a pena dizer que os Oficiais de Justiça têm toda a razão nesta greve, porque isso já é mais do que sabido; o que vale a pena é constatar que este é o momento certo e raro para agir e agir de facto.

      Atenção ao calendário para os próximos dias.

            30SET-QUA = Greve (sem serviços mínimos)
            01OUT-QUI = Greve com serviços mínimos
            02OUT-SEX = Greve (sem serviços mínimos)
            03OUT-SAB = Fim de semana
            04OUT-DOM = Fim de semana
            05OUT-SEG = Feriado nacional

DedosDez.jpg

      Fontes: “SFJ”, “SOJ#1”, “SOJ#2”, “SOJ#3” e “Nota do Governo”.

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:06


1 comentário

De Anónimo a 26.09.2020 às 20:21

O futuro tem muitos nomes.
Para os fracos é o inalcançável.
Para os temerosos, o desconhecido.
Para os valentes é a oportunidade.

Victor Hugo

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
MEDIDAS e Sugestões de Proteção Prática para Oficiais de Justiça
Veja a compilação de sugestões recebidas até ao momento e envie o seu contributo para o e-mail:
OJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos. Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2020

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Subscrever para receber e-mail

Pode receber no seu e-mail cada artigo aqui publicado, para isso basta indicar o seu e-mail e depois ir lá confirmar a subscrição na mensagem que lhe será enviada. Simples, automático e recebendo cada artigo logo que publicado. .................................................

Escreva abaixo o seu endereço de e-mail:

Não esqueça ir depois ao seu e-mail confirmar a subscrição (se ocorrer avaria comunique).


Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Fura Greves.... ????Piquet Anti fura greves ???Mas...

  • Anónimo

    Boa Noite,Em 1º lugar agradecer o papel important...

  • Anónimo

    O que reserva?

  • Anónimo

    O que reserva?

  • Anónimo

    Os auxiliares que não façam greve, não...Vão ver o...

  • Anónimo

    "16 - R – Sim, vale a pena repetir e repetir até...

  • Anónimo

    Acabariam de vez as desculpas para não adesão à Gr...

  • Anónimo

    Delegados não lhes faltam.

  • Anónimo

    Sugestão,Piquetes anti fura greves nas entradas.Só...

  • Anónimo

    Greve já. Ainda que o plenário "Marquês" tivesse m...

  • Anónimo

    Enfiando a carapuça vendida pelo comentário das 02...

  • oficialdejustica

    As desculpas para não fazer greve são muitas e ao ...

  • Anónimo

    Ninguém vai fazer greve.Mas vão andar todos à bole...

  • Anónimo

    Os serviços mínimos são para quem, querendo fazer ...

  • Anónimo

    Na próxima semana vamos também exigir serviços mín...

  • Anónimo

    'e só nesses, para garantir, exclusivamente', por ...

  • Anónimo

    Foram decretados serviços mínimos garantidos para ...

  • Anónimo

    Claro, quem não está de greve está a trabalhar nor...

  • Anónimo

    E os oficiais de justiça são obrigados a fazer o t...

  • Anónimo

    Razões pessoais é o que se diz quando não se quer ...

  • Anónimo

    https://observador.pt/2021/04/09/covid-19-fenprof-...

  • Anónimo

    O plenário que foi um FLOP.12 a 16 de Abril vou ma...

  • Anónimo

    Dimitiu-se Administrador Judiciário da Comarca do ...

  • Anónimo

    ... são 17.00h. Começaram a contar as horas extra ...

  • Anónimo

    Eu escrevia...Afinal, este é um espaço de partilha...




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter, no "Blogs Portugal", no "Reddit" e no WhatsApp, ou seja, em 7 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Reddit (OficialJustica)

    6- WhatsApp

    7- Assinantes por "e-mail"


    subscrever feeds





    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................