Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 8 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça
“O PCP denunciou a "falta de materiais indispensáveis" ao funcionamento dos tribunais de Guimarães, Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, todos na Comarca de Braga.
Num requerimento dirigido ao Ministério da Justiça, a deputada do PCP eleita pelo círculo de Braga, Carla Cruz, questiona o Governo sobre que "medidas urgentes" vai o executivo adotar para a resolução dos problemas como a falta de gasóleo para aquecimento, envelopes, fita-cola, papel, entre outros materiais, naqueles tribunais.
"O sistema judicial português está há vários anos confrontado com graves dificuldades estruturais que se traduzem, entre outros aspetos, na degradação das condições físicas e materiais dos tribunais", aponta o PCP.
Segundo Carla Cruz, a informação que chegou àquele grupo parlamentar "dá conta da falta de consumíveis, como envelopes, papel, fita-cola e dedeiras" e, continua, "segundo as informações enviadas, os problemas existentes na Instância Central de Guimarães são extensivos a outros tribunais, designadamente Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto".
A deputada realça ainda que "no caso do tribunal de Fafe acresce o facto de o gasóleo para aquecimento ter acabado" e que "para além da informação atrás descrita" foi ainda dado a conhecer uma outra situação: "Foi transmitido que os administradores das comarcas estarão a ser avaliados de acordo com um conjunto de critérios que envolve a poupança de material", refere.
Para o PCP, "a falta de material e os parcos recursos disponíveis nos tribunais (...) não é alheia à opção do Governo de reduzir de forma acelerada o défice orçamental por via de um uso desadequado de cativações".
Os comunistas realçam que "a gestão orçamental deve ter como objetivo a resposta aos problemas dos trabalhadores e do povo, a melhoria dos serviços públicos e das funções do Estado".
Assim, Carla Cruz quer que o ministério de Francisca van Dunem confirme se "a Instância Central de Guimarães e os tribunais de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto se debatem com falta de material consumível indispensável para o seu funcionamento".
Os comunistas querem também que o Governo justifique como é que não são atempadamente disponibilizados aos tribunais os meios necessários para evitar situações como a descrita.”
Fonte: Diário de Notícias / Lusa (Transcrição)
Discurso escrito mas não lido no Parlamento.Docume...
No vídeo da mensagem de natal, logo início é refer...
"Contudo, estamos conscientes de que a situação pa...
Caro "novato":Se fôr tão competente com o seu canu...
Ouvi comentar que o novo vídeo já tem nome - quem ...
Ao contrário de outras carreiras da função pública...
O que está escrito pode ser contornado, quando em ...
Aguardamos com expetativa o video prometido, para ...
Só 1 (uma) palavra para descrever esta situação (1...
Daqui a nada só faltam proibirem a saída de oficia...
Sem prejuízo da simpatia pela força política que n...
A Senhora Ministra da Justiça, em janeiro de 2020,...
20 de janeiro de 2020:"A ministra da Justiça prome...
Esta Ministrada da Justiça e este (Des)Governo são...
E com o belo arquivamento que aí vem, assim se lim...
Por altura das eleições autárquicas!...Como podem ...
Mensagem de Natal de António Marçal, gravada em vi...
E das nomeações em regime de substituição ninguém ...
Louvor n.º 25/2021Sumário: Louvor a título póstumo...
Quando se aproximarem eleições legislativas os nos...
Destacamento cruzado!
Força! e força a esta página sempre! obrigado pelo...
E como é que o SFJ reage a tais injustiças? Lançan...
De momento é o que há: o tal curso que deixou de s...
Sim, conta.Veja este Parecer:https://dre.pt/web/gu...