Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 13 ANOS de publicações DIÁRIAS especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Bem-vindo(a) à página do Diário Digital dos Oficiais de Justiça de Portugal. Aqui encontra todos os dias informação com interesse geral para o mundo da Justiça e em particular para os Oficiais de Justiça. Desfrute!
...............................................................................................................................

FERIADOS MUNICIPAIS NESTA SEMANA:
- 06NOV-Qui - Boticas, Paços de Ferreira, Rio Maior e Valpaços.
& pode ver + no Calendário do Oficial de Justiça para 2025 e ainda para 2026

...............................................................................................................................

Terça-feira, 04.11.25

As pessoas que existem antes, e não depois, dos problemas informáticos

      As vicissitudes da transição do SITAF para o CITIUS não se resumem a meros problemas de índole informático, pois há gente por trás de tais contrariedades; gente que, de repente, após imensos anos a trabalhar num sistema, tem de enfrentar todo um mundo novo de uma “nova” plataforma onde tudo é diferente.

      Os Oficiais de Justiça desta transição estão a penar mais do que os Oficiais de Justiça das transições anteriores, seja a de 2009, aquando da instalação das comarcas piloto, ou aquando da transição para o novo mapa judiciário em 2014.

      Nessas alturas, também houve imensos problemas informáticos, sendo especialmente vistoso o apagão de meses em 2014, mas, nessa altura, a plataforma de trabalho não sofreu mudanças tão consideráveis quanto as que se operaram agora para todos os Oficiais de Justiça dos Tribunais Administrativos e Fiscais (TAF).

      Atualmente, para os Oficiais de Justiça dos TAF, os problemas informáticos da transição para o CITIUS até são o menor dos seus problemas, porque a maior dor de cabeça é mesmo ter de trabalhar numa plataforma com uma dimensão tão grande como é o CITIUS e que lhes era desconhecida.

      Claro que os Oficiais de Justiça lá acabarão por se desenrascar, como sempre o fizeram e lá acabarão por aprender a trabalhar no CITIUS, passo a passo, tentativa após tentativa, erro após erro.

      Perante esta dimensão pessoal de cada Oficial de Justiça dos TAF, vimos a última nota informativa do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) preocupar-se com os problemas informáticos da transição.

      Lia-se o seguinte na nota do SFJ:

      «O SFJ diligenciou pelo envio de um ofício ao IGFEJ visando esclarecimentos sobre as graves anomalias verificadas na migração do SITAF para o CITIUS, que têm colocado em causa o funcionamento dos TAF e, consequentemente, o trabalho realizado pelos Oficiais de Justiça e demais Funcionários de Justiça e os problemas e a lentidão generalizada que afetam de forma recorrente o CITIUS na jurisdição comum.»

      No entanto, em simultâneo, e muito bem, o SFJ também interpelou a DGAJ quanto à problemática da formação dos Oficiais de Justiça para lidarem com a “nova plataforma”.

      Lia-se o seguinte na nota do SFJ:

      «A DGAJ informou este sindicato de que será adotada uma nova estratégia formativa nos TAF quanto ao CITIUS: nos próximos dias, todos os tribunais terão um formador presencial para apoio direto aos colegas e, durante o mês de novembro, serão implementadas soluções inovadoras de formação “on job”.»

      Ou seja, atente-se bem nisto: o desligamento do SITAF teve início no final do dia do passado dia 17 de outubro, mas as “soluções inovadoras de formação on job”, vão começar agora em novembro.

      A dita formação “on job” significa que a formação é ministrada em contexto de trabalho, isto é, os Oficiais de Justiça vão trabalhando e o formador presencial está ali para ajudar nesse trabalho.

      Que ninguém pare de trabalhar para aprender, pois tem de aprender sem perder tempo com isso, trabalhando sempre.

      É esta a dita “solução inovadora” “on job”: não parar de trabalhar para aprender.

      Conclui a nota informativa do SFJ afirmando que este Sindicato está atento aos problemas: “Estamos atentos, e assim continuaremos, tendo em vista a resolução dos problemas”, no entanto, essa resolução de problemas, até ao momento, não constituiu nenhuma reivindicação, designadamente, formativa, mas apenas o envio de dois ofícios, dois e-mails: um para o IGFEJ e outro para a DGAJ.

      Lê-se assim na nota sindical:

      «O SFJ diligenciou pelo envio de um ofício ao IGFEJ visando esclarecimentos.» e «enviou um pedido de esclarecimentos à DGAJ».

      De acordo com a nota, estes ofícios pedindo esclarecimentos, ocorreram após a transição e após a perceção dos problemas, desde logo amplificados na comunicação social por outros sindicatos de outras classes profissionais.

      É necessário aprender com os erros e se os erros do passado já foram esquecidos, então, pelo menos, que se aprenda com os erros do presente, porque, afinal, os erros de agora são idênticos aos erros do passado.

      A falta de audição dos Oficiais de Justiça nas transições ou nas mais diversas ações que a Administração leva a cabo, refletem-se sempre negativamente nessas mesmas ações e transições. E que todos tomem boa nota: não basta ouvir os Oficiais de Justiça para que estes apenas se lamentem dos problemas informáticos, porque, afinal, isso já fazem todos os dias, é necessário ouvi-los nesses lamentos, mas também ouvi-los nas suas propostas de soluções.

      Sim, os Oficiais de Justiça podem contribuir positivamente para a melhoria das plataformas no seu funcionamento e sua interação com os humanos, mas, para isso, é imprescindível que haja do outro lado alguém que ouça, ajuste e implemente as melhorias e esta audição só pode ser diária, também “on job”, de cada vez que surge um problema e não numa recolha de opiniões a cada x anos, num e-mail geral para marcar presença.

      É necessário que se reivindique um canal direto para quem ouça as sugestões de melhoria das plataformas e ao minuto; isto é que é uma “solução inovadora”, também “on job”, que os sindicatos têm de reivindicar, para que cada Oficial de Justiça possa comunicar imediatamente o problema com que se deparou e a solução que, para o mesmo, propõe.

      No que diz respeito à trapalhada instalada da situação atual é a mesma coisa: ouvir os Oficiais de Justiça e as suas propostas de solução e, como isso não foi feito antes, que seja agora, à pressa claro, mas que seja.

      Quando está de azul confunde-se com o céu.

ComputadorFumega(DDOJ).jpg

      Fontes: “SFJ-Info Sítio”, “SFJ-Info Página Facebook” e artigos DD-OJ de "20OUT2025" e de  "31OUT2025".

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:04


25 comentários

De Anónimo a 04.11.2025 às 09:05

Oj há  anos que é  tratado como  merda.


E pelos  vistos gostam, 
Mansinhos.


Tem o equivalente à  luta que dão. 
Aguentem mansos.

De Anónimo a 04.11.2025 às 12:33

Colega ponha manso nisso.
Assim têm o resultado.

De Anónimo a 04.11.2025 às 09:06

Paguem o que  me devem.
Roubo de 1 escalão  há  20 anos.
Roubo  2001 a 2005.

De Anónimo a 04.11.2025 às 12:32

Sem dúvida!
 Eu estou de baixa.
Continuem.
Nem pago renda nem nada.

De Anónimo a 04.11.2025 às 14:44

Nem há palavras para tamanho roubo

De Anónimo a 04.11.2025 às 09:17


Habituem-se !! 
Atualizem-se !! 
Isto não é a idade média!!

De Anónimo a 04.11.2025 às 12:26

"Ipsis verbis" mas para a classe pol(h)ítica que se governa e no mais apenas desgoverna... naturalmente também é extensível aos seus "acólitos" armados em "nova burguesia"...

De Anónimo a 04.11.2025 às 12:32

ohahoh
És um chefezinhto? ou chefezão?

De Adolfo Dias a 04.11.2025 às 09:21

Quando iniciei funções, no século passado, diziam que ser Oficial de Justiça é ter uma carreira “de prestígio”. E é/era verdade 

Mas o prestigio é tanto que o nosso patrão/Estado se recusa a tocá-lo. Não admitem funcionários, não pagam o que devem, não investem em formação, não modernizam os equipamentos, não conservam edifícios, enfim….

Agora com a transição do sistema informático, esqueceram-se de avisar os oficiais de justiça sobre como é que aquilo funciona. Formação? Para quê. O importante é ter fé: fé que o programa não trave, que o servidor não caia e que o processo não desapareça para o éter digital.

E telefonistas? Nem pensar. Os oficiais de justiça modernos são multifunções: atende o telefone, cumpre despachos, acalma utentes e ainda arranja a impressora — tudo pelo mesmo salário de quem, aparentemente, trabalha por amor à arte.

Mas coragem: um dia, quem sabe, a valorização chega. Provavelmente por correio, registado e com aviso de receção… a cargo do próprio oficial de justiça, claro.

De Anónimo a 04.11.2025 às 12:34

E varre os corredores.
Muda lâmpadas.
E muda fraldas eeheh


força camaradas

De Anónimo a 04.11.2025 às 13:13

Eu conheci um que ia ligar a ficha na tomada do gabinete da magistrada, para aquecer o almoço que ela trazia num termo 😂😂😂😂😂

De Anónimo a 04.11.2025 às 11:49

Somos lixo.
Pena de quem tem filhos. Que futuro?

De Anónimo a 04.11.2025 às 12:35

Sem dúvida, quem tem filhos devia estar preocupado com a inércia de não dar luta à tutela, mas ok.
O pai Natal está a chegar.

De Anónimo a 04.11.2025 às 13:26

Nem uma linha sobre a última reunião...
Talvez lá para sexta-feira pelas 24H00.

De Anónimo a 04.11.2025 às 14:44

Esconderam dos OJ o acordo até aquele estar assinado.
Esconderam dos OJ que apresentaram alterações à tabela remuneratória na véspera da anterior reunião.
Escondem agora dos OJ uma nova reunião com a tutela.
Podemos confiar no SFJ?

De Anónimo a 04.11.2025 às 17:02

Se isto continuar assim, a Direção do SFJ deve ponderar a sua continuidade.

De Anónimo a 04.11.2025 às 21:05

Já questionou o SOJ do porquê de estar sempre à espera que o SFJ apresente comunicados e esclarecimentos em primeiro lugar? Tem visto por aqui os apaniguados do SOJ a criticarem o silêncio do sue sindicato? Ao longo destas últimas décadas nunca assisti ao SOj à apresentar um comunicado antes do SFJ. Curioso, não?! O Carlos Almeida não esteve presente na reunião? O Carlos Almeida não esteve presente nas negociações dos acordos? Carago, perguntem-lhe sobre o que se passa!

De Anónimo a 04.11.2025 às 15:53

Quarto dia do mês de Novembro e o CRL do movimento não sai.




E os sindicatos caladinhos como sempre.

De zORRO a 04.11.2025 às 16:41

Afinal, houve,  ou não, reunião a 30 de Outubro sr. bloguer?
Acho estranho os sindicatos, mesmo após interpelação, nada dizerem. 

De oficialdejustica a 04.11.2025 às 17:43

Sr. Zorro, a informação que nos foi facultada é a de que houve reunião e confiamos nas fontes (mais do que uma) e por esse motivo divulgamos.

De Anónimo a 04.11.2025 às 18:12

O SFJ, em face de todo este destrato, tem que ser, necessariamente e  sem dó nem piedade, fortemente castigado nas próximas eleições para COJ !!!

Comentar Artigo


Pág. 1/2



bandeira-portugal-imagem-animada-0012 bandeira-ucrania-imagem-animada-0001
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Subscrição por e-mail
Receba todos os dias o artigo do dia no seu e-mail. Peça para:
oficialdejustica.oj.portugal@gmail.com

saiba+aqui

..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linhas telefónicas e entidades de
APOIO AOS CIDADÃOS

Aceda por AQUI ao documento de compilação de todas (ou quase todas) as muitas linhas telefónicas e entidades que vimos acrescentando.
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2025

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    E vão dois.

  • Anónimo

    Sem duvida.Chulos.

  • Anónimo

    Há mais do que eles pensam.Fazem porcaria e cheg...

  • Rodrigo

    Esse sujeitinho teve afinal aquilo que merecia emb...

  • Anónimo

    Como oj sou sindicalizado fora sfj e soj.Apenas...

  • U.c Coimbra

    Nunca mas nunca votarei no c.o.j. são uns paus man...

  • Anónimo

    Por estas e outrasPassei e serei e votarei CHEGAMU...

  • Anónimo

    Certeiro. Mas é preciso gastar o dinheiro do prr....

  • Anónimo

    Até morrerNunca desistirei do roubo.

  • Anónimo

    Para ti e outros que tais mtrto CHEGA na mesa de ...

  • Anónimo

    como se o chega resolvesse o problemaalguns gostar...

  • Anónimo

    Muito bem.

  • Anónimo

    Ainda gostava de saber para que é necessário um Ba...

  • Anónimo

    Ojs há muitos e bem de vida

  • Anónimo

    30 anos desta merda

  • Anónimo

    Há mais.Contra o roubo sempre!

  • Anónimo

    Isso é muito pouco inteligente.O que devemos fazer...

  • Anónimo

    Se ninguém fosse votar ou votassem em branco nas e...

  • Anónimo

    6 oficiais de justiça na grande manifestação de ho...

  • Anónimo

    Chega mesmo!Trafulhas por trafulhas.Chega!

  • Anónimo

    Enquanto houver "portas giratórias" para os nossos...

  • Anónimo

    Depende sempre da perspectiva, obviamente. Para já...

  • Anónimo

    Continuarei de baixa até que me reponham um escal...

  • Anónimo

    30 anos de mentiras. Por isso passei a votar CHEGA...

  • Anónimo

    A ser verdade está informação, e a confirmar-me qu...



oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................