Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 8 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça
No dia de ontem (15MAI) a Câmara dos Solicitadores publicou na sua página oficial (solicitador.net) um artigo sob o título: “Conselho de Ministros aprova nomeação de presidente e vogal da Comissão para o Acompanhamento dos Oficiais de Justiça”.
Ora, tal título constitui um erro ou lapso pois tal comissão nada tem a ver com os Oficiais de Justiça mas sim com os Auxiliares de Justiça e estes são atores judiciais distintos dos Oficiais de Justiça.
Os Auxiliares de Justiça são (para já) os Agentes de Execução e os Administradores Judiciais e aqui convém realçar que estes Administradores Judiciais não são Administradores Judiciários, estes últimos, sim, Oficiais de Justiça, selecionados para a gestão das novas comarcas.
Os Administradores Judiciais são as pessoas incumbidas da fiscalização e da orientação dos atos integrantes do processo especial de revitalização, bem como da gestão ou liquidação da massa insolvente no âmbito do processo de insolvência. O Administrador judicial designa-se administrador judicial provisório, administrador da insolvência ou fiduciário, dependendo das funções que exerce no processo.
Assim, embora no artigo fique explícito que a tal comissão e nomeação se refere apenas aos Auxiliares da Justiça, o título mostra-se equivocado.
O lema da Câmara dos Solicitadores está escrito em Latim e diz assim: "Labor Improbus Omnia Vincit", ou seja, “com paciência e perseverança tudo se alcança” e, perante o lapso descrito, também se poderia acrescentar que "Errare Humanum Est".
A Comissão de Acompanhamento dos Auxiliares de Justiça (CAAJ), terá que supervisionar a atividade dos Auxiliares da Justiça, designadamente, quanto ao registo e à forma de gestão dos valores que lhes são confiados por força das competências que o Estado lhes atribui, procedendo ainda à regulamentação da atividade daqueles profissionais e apreciando quaisquer reclamações, queixas ou participações relativas à atividade dos Auxiliares da justiça, bem como, aplicará medidas cautelares e instruirá processos disciplinares e de contraordenação aos Auxiliares da Justiça, exceto quando o exercício do poder disciplinar esteja concretamente cometido à associação pública profissional em que se integrem.
A CAAJ poderá ainda destituir os agentes de execução nos processos para os quais tenham sido designados, tendo ainda competência para regulamentar e gerir o fundo de garantia das execuções (cobrança de dívidas e penhoras) e outros fundos de garantia criados no âmbito da atividade daqueles profissionais.
O aceso à atividade será também gerido pela CAAJ, designadamente, quanto à definição dos processos de admissão de novos profissionais e à escolha da entidade responsável pela definição dos critérios de avaliação e pela avaliação dos estágios.
À CAAJ competirá ainda verificar a existência de incompatibilidades, impedimentos ou suspeições, bem como a idoneidade dos profissionais, assim como aprovar códigos de conduta.
Determina-se ainda a extinção da Comissão para a Eficácia das Execuções - CPEE -, permanecendo esta, no entanto, em funções até à data da tomada de posse do órgão de gestão da CAAJ.
Relativamente a este assunto poderá aprofundar conhecimentos acedendo aos documentos e à página que se disponibilizam através das seguintes hiperligações:
Lei 77/2013 de 21NOV – Cria a Comissão CAAJ.
Resolução do Conselho de Ministros de 08MAI2014
Lei 22/2013 de 26FEV – Estatuto do Administrador Judicial
Despacho CEJ sobre reclamações ao procedimento concursal extraordinário e urgente de formação de Administradores Judiciais.
APAJ - Associação Portuguesa dos Administradores Judiciais
Dia 9 de Março - tomada de posse do Senhor Preside...
Mais um iluminado que sabe conjugar o verbo beber,...
Infelizmente é o que acontece com muitos licenciad...
Está certo o que o comunicado do SFJ divulga.Mas n...
"A situação é deveras grave", e o que fazem os nos...
Pretendem ascender a uma carreira com uma complexi...
Totalmente de acordo para mal dos nossos pecados!
Completamente de acordo. Somos infelizmente o "par...
Acredito que sim.
" A DGAJ tem meios gestionários suficiente para a...
Afinal já tido lido... Congratulo esta página por ...
Há mais de ano num gabinete do ministério...
Há anos que estão no cabeçalho desta página todos ...
Colegas, à dias falou-se do esboço do novo estatut...
Obviamente que interessa ao governo PS que a justi...
https://www.facebook.com/148429538534191/posts/393...
https://soj.pt/wp-content/uploads/2021/03/SOJ0342...
Um movimento de fevereiro anunciado em Março! Mas ...
Ou seja, o "Sr. Costa".
Alberto Costa e NÃO António Costa!Os ministros da ...
.... Já diz o povo , "a Maria vai com as outras" !
Errado?Informe-se.Alberto Costa era o ministro.
Não?A Tutela não tem culpa da situação?O mais prov...
Apoiado a 100%
Errado.Costa foi M. da Justiça no governo de Guter...