Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Esta página é uma iniciativa informativa DIÁRIA especialmente vocacionada para Oficiais de Justiça. De forma independente da administração da justiça e dos sindicatos, aqui se disponibiliza a informação relevante com um novo artigo todos os dias.
Foi ontem divulgado o projeto do Movimento Único Anual Ordinário de 2018. Depois das várias incertezas que, este ano, couberam a este movimento, desta vez até com uma greve pelo meio, este projeto que se divulgou constitui um quase ponto final na ansiedade e na impaciência que se vinha arrastando nos últimos meses e colocando até, e também, um quase ponto final na resolução de muitas colocações em substituição por elementos das categorias próprias.
Vamos aos números:
Este Movimento Ordinário abrange um total de 333 Oficiais de Justiça, isto é, cerca de 4% do total dos Oficiais de Justiça no ativo. Trata-se, pois, de um número muito reduzido de movimentações.
Do total dos 333 Oficiais de Justiça abrangidos, 227 são movimentados por promoção e os 106 restantes por transferência ou transição. Trata-se, pois, nitidamente, de um Movimento maioritariamente virado para as colocações por promoção, sendo residuais as transferências, que são 94 e as transições que são 12.
Das promoções, o número recentemente anunciado para as categorias de “Adjuntos” (110) mostrou-se preenchido da seguinte forma: para a categoria de Escrivão Adjunto foram promovidos 72 Oficiais de justiça e para a categoria de Técnico de Justiça Adjunto foram 38.
Para a categoria de Escrivão de Direito foram promovidos 52 elementos e para a categoria de Técnico de Justiça Principal estão indicados para serem promovidos 11 Oficiais de Justiça. Isto é, nestas duas categorias que correspondem a cargos de chefia, encontram-se indicados 63 indivíduos que, quase todos, irão substituir elementos que se encontravam em exercício de funções num regime de substituição provisório, em alguns casos de uma provisoriedade de anos.
Por fim, temos a categoria de Secretário de Justiça que contempla 54 promoções. Nesta categoria contam-se ainda mais 23 transferências. Assim, para a categoria de Secretário de Justiça mostram-se indicados neste projeto um total de 77 Oficiais de Justiça.
Deste total de 77 Oficiais de Justiça promovidos e transferidos, nem todos irão preencher os lugares, permanecendo os mesmos ocupados em regime de substituição por mais alguns anos e, neste caso, contam-se três dezenas de elementos que se encontram em comissões de serviço diversas, como Administradores Judiciários, nos serviços de inspeção dos conselhos superiores ou do C.O.J., em vários serviços da DGAJ, da DGRSP e até noutras entidades fora do âmbito do Ministério a Justiça: como na Saúde e na presidência do Conselho de Ministros. Ou seja, efetivamente colocados serão quase 50 os detentores desta categoria.
As promoções à categoria de Secretário de Justiça ocorrem de forma esmagadoramente maioritária desde as categorias iniciais da carreira. Das 54 promoções 39 provêm das categorias de “Auxiliar” (32 Escrivães Auxiliares e 7 Técnicos de Justiça Auxiliares).
Promovem-se ainda, das categorias de Escrivão Adjunto 3 Oficiais de Justiça e 2 desde a categoria de Técnico de Justiça Adjunto. Ou seja, estas cinco somadas às 39 perfazem um total de 44 promoções desde categorias diversas que não a categoria imediatamente anterior à de Secretário de Justiça na carreira, restando destas categorias: nenhum Técnico de Justiça Principal e 10 Escrivães de Direito.
Pode aceder ao projeto na página da DGAJ e através da hiperligação que aqui se inclui.
Corre o prazo de 10 dias úteis, que não interrompe nas férias judiciais, sendo a próxima segunda-feira o primeiro dos dez dias e o dia 27JUL o último dia, para que os indicados no projeto e os não indicados se possam pronunciar sobre o mesmo, querendo, e porque verificam algo a corrigir e a alterar.
Quanto ao sfj está tudo dito!Resta-nos a esperança...
Eu entrei no anterior concurso e posso lhe dizer q...
E conseguiram empatar tudo durante 4 anos!
Tranquilo! Enviou um errado = será desconsiderado....
nunca existiram negociações nenhumas, o SFJ mente ...
Boa Noite. Procedi hoje ao preenchimento do formul...
O soj que assuma a luta pelos direitos dos oficiai...
E só para inteligentes!Continuamos à espera da bom...
A resposta anterior já foi dada com conhecimento p...
Este é o meu Curso:Serviços JurídicosDiploma confe...
Está feito.Quem quiser receber as provas dos concu...
Não se cale, anónimo das 12h24m!Essas movimentaçõe...
Sublinho o reconhecimento tácito da conclusão segu...
boa tarde, se nao se importar me enviar o exame do...
a senilidade grassa no SFJ
Está aprovada na prova anterior do concurso anteri...
Lamento, mas não consigo acompanhar o seu raciocín...
Mais grave é o que se anda a passar, promoções nos...
Porque não?? A zona do Algarve, para além de ter i...
Agora, senhor do blog oficialdejustica, faça este ...
Calma. Vem aí a bomba inteligente!
Bom dia, não fui colocada no concurso anterior com...
Não poderia estar mais de acordo. Uma situação inc...
Prova? Qual prova? Veja lá se percebe: Sabe por qu...
Não, não faz parte e sim, preocupa-se demasiado pe...