Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Esta página é uma iniciativa informativa DIÁRIA especialmente vocacionada para Oficiais de Justiça. De forma independente da administração da justiça e dos sindicatos, aqui se disponibiliza a informação relevante com um novo artigo todos os dias.



Pode ouvir por aqui rádio com música alternativa não massiva e sem publicidade
oficialdejustica.blogs.sapo.pt
FERIADOS MUNICIPAIS NESTA SEMANA:
- 15OUT-Seg - Mogadouro.
- 16OUT-Ter - Câmara de Lobos
- 20OUT-Sab - Covilhã e Terras de Bouro.
& pode ver + nos Calendários do Oficial de Justiça para 2018 e já para 2019

Quinta-feira, 19.04.18

Dos Movimentos dos Oficiais de Justiça

      Foi ontem divulgada a lista final de colocações do Movimento Extraordinário iniciado em dezembro último. Esta lista, ora pré-divulgada, será publicada no Diário da República, ao que se prevê, no próximo dia 26 de abril, iniciando-se os prazos para as colocações no dia seguinte. Observa-se que a contagem do prazo é contínua. Por exemplo: num prazo de cinco dias, o dia 27ABR será o primeiro dia e o último dia do prazo será o dia 02MAI, porque o primeiro dia de maio é feriado. Assim, é possível comparecer para a colocação logo no dia 27 ou em qualquer dia até ao fim do prazo.

      O prazo mais curto indicado é de 2 dias e o mais longo é de 15 dias. Havendo quem detenha prazos de 3, 5 e 8 dias.

      Tal como aqui anunciamos por diversas vezes, era possível publicar este movimento no final do mês de abril, o que se verifica e abre uma possibilidade, embora breve; fugaz mesmo, para aqueles que foram colocados oficiosamente (artº. 46º EFJ), e são mais de três dezenas, pois caso tomem posse logo no dia 27, ainda podem candidatar-se (querendo) até ao dia 30 de abril ao Movimento Ordinário cujo prazo de candidatura termina, precisamente, a 30 de abril; conforme consta do nº. 2 do artº. 13º do EFJ.

      Na Página da Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) consta ainda uma ligação a um documento, que foi denominado em inglês como “FAQ’s”, assim mesmo com o apóstrofe e o “s” que, como se sabe, tem o significado de posse e não de plural, na língua inglesa, pois aquelas iniciais (FAQ) significam “Frequently Asked Questions” que, em português, se pode traduzir por “preguntas mais frequentes respondidas” ou apenas “Preguntas mais frequentes”. Assim, aconselha-se os candidatos deste movimento, especialmente os da primeira colocação, a aceder a essa ligação pois corresponde, afinal e simplesmente, a uma lista de preguntas mais frequentes com as respetivas respostas e, tanto as preguntas como as respostas, já estão escritas em português (escreveu-se “pregunta”, termo proveniente do latim popular: "praecuntare").

      Relativamente ao Movimento Ordinário anual deste ano, cujo prazo de candidaturas termina no final do mês, soube-se, entretanto, que haverá promoções com os limites dos lugares disponíveis ocupados em substituição e que são os seguintes: para Secretário de Justiça: 60, para Escrivão de Direito: 52 e para Técnico de Justiça Principal: 11. Isto não quer dizer que haverá promoções nessas precisas quantidades, uma vez que haverá movimentações de detentores dessas categorias que ocuparão de facto, ou só de direito, esses lugares, reduzindo, portanto, o número de vagas disponíveis para as promoções.

      Já quanto às promoções para as categorias de “Adjunto”, sabe-se apenas que ocorrerão durante a elaboração do movimento mas nada mais, sendo aconselhável apresentar requerimentos para a promoção a essas categorias apesar de não ser possível realizar qualquer tipo de previsão sobre possibilidades de promoção por se desconhecer, em termos quantitativos, as mesmas.

      Não é nada provável, como seria desejável, que haja uma prorrogação do prazo das candidaturas até ao conhecimento do número de lugares possíveis para as promoções às duas categorias de “Adjunto”, pelo que este desconhecimento vai obrigar os Oficiais de Justiça a cálculos e requerimentos mais arriscados.

      Ao contrário do movimento anual anterior, para o qual se sabia que haveria 400 lugares disponíveis, o que permitiu conhecer com mais rigor as hipóteses de cada um, em face do lugar ocupado na lista de antiguidade, neste movimento nada se sabe. Os detentores da categoria de “Auxiliar” veem-se privados de qualquer possível prognóstico e melhor escolha entre ampliar o requerimento de transferência ou de promoção e as suas opções para o Ministério Público ou para o Judicial.

      Estas dúvidas poderiam ser facilmente dissipadas caso, simplesmente, se prorrogasse o prazo de apresentação dos requerimentos até ao conhecimento da quantidade de lugares a ser disponibilizados. É completamente diferente que venha a haver 50, 100 ou 300 lugares e isso faz toda a diferença, pelo que seria muito desejável, manifestaria bom senso e aportaria justiça aos Oficiais de Justiça detentores da categoria de “Auxiliar” (e são mais de metade dos Oficiais de Justiça os detentores desta categoria), a prorrogação do prazo de apresentação dos seus requerimentos a este movimento ordinário que é único e contém uma possibilidade que é também ela praticamente única e conseguida a muito custo e com muita espera ao longo de muitos anos.

      Não é coisa pouca nem pouco penosa, pelo que seria de inteira justiça salvaguardar esta possibilidade a todos os Oficiais de Justiça que há anos aguardam poder aceder a esta promoção.

balancarte.jpg

      Fonte: “DGAJ”.

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:09


6 comentários

De Anónimo a 19.04.2018 às 22:53

Em Stratford-upon-Avon Shakespeare estará com certeza muito agradecido por esta defesa justiceira da língua inglesa. Já em Belém o Camões deve estar a dar voltas ao túmulo. Sabe porquê? Se não sabe então "pregunte" à sua professora de Português. Ela por certo saberá.

De oficialdejustica a 20.04.2018 às 00:19

Arranha, não arranha? No entanto, o termo "pregunta" está na raiz da nossa língua e pertence-lhe. É termo de origem e pertencia ao Latim falado pelo povo: "praecuntare". Ainda hoje, é um termo aceite e usado na linguagem corrente e popular em Portugal, estando incluído em vários dicionários de Portugal e até no Brasil, onde alguns aí o classificam de "lusitanismo". Já o termo "pergunta" provém do Latim clássico e culto: "percontari". Embora a forma "pregunta" não seja atualmente muito usada, não deixa de ser uma forma da língua que está disponível para ser utilizada, especialmente em situações em que se pretenda destacar algum aspeto da própria língua em defesa daquilo que é mais nosso e nos deu autonomia, como foi o caso do latim mal-falado que descambou nesta língua que hoje usamos. Não fosse a linguagem falada e popular ter-se apropriado e transformado a linguagem clássica e ainda hoje falaríamos latim. A Língua Portuguesa é uma língua do povo, livre e aligeirado do peso do pó antigo e é este povo que a leva para onde quer e como quiser, como sempre fez ao longo dos séculos.

De Anónimo a 20.04.2018 às 00:27

Boa noite. Se me permite quero colocar uma questão. Quem foi colocado oficiosamente, e se entrar no dia 27 ou 30 pode fazer o requerimento para o movimento ordinário; quem não foi colocado oficiosamente não. Contudo, segundo percebi, o dia da publicação em DR conta para antiguidade, e o dia em que se entra em funções conta para transferência/transição/contagem de tempo para progressão. Ou seja, eu se iniciar funções no dia 27 ou no dia 30 posso "concorrer" ao movimento ordinário de abril de 2020 no dia 27 ou mesmo no 30 pois já tenho os dois anos? Mas se iniciar funções no dia 2 de maio, por exemplo, já não posso concorrer em 2020 mas só em 2021 quando já estiver quase a fazer 3 anos de serviço. Estou correta?
Obrigada, Andreia.

De oficialdejustica a 20.04.2018 às 00:30

Sim, Andreia, está luminosamente correta.

De Anónimo a 20.04.2018 às 00:41

Obrigada pela breve resposta. Só não percebo o uso da ironia ;)

De oficialdejustica a 20.04.2018 às 01:27

Não é ironia, é apenas uma adjetivação da sua análise que, afinal, em vez de dúvidas, constituem uma iluminada reflexão, porque aporta luz; claridade e não escuridão, isto é, falta de visibilidade das coisas. Está a ver bem porque tem uma boa luz que ilumina a sua razão e isso é muito bom.

Comentar Artigo



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt .................................................. PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
.................................................. Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Subscrever para receber e-mail

Pode receber no seu e-mail cada artigo aqui publicado, para isso basta indicar o seu e-mail e depois ir lá confirmar a subscrição na mensagem que lhe será enviada. Simples, automático e recebendo cada artigo logo que publicado. .................................................

Escreva abaixo o seu endereço de e-mail:

Não esqueça ir depois ao seu e-mail confirmar a subscrição (se ocorrer avaria comunique).


Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    https://www.dn.pt/dinheiro/interior/mais-efetivos-...

  • Anónimo

    Muitos parabéns!! É um blog fantástico, e lei-o co...

  • Anónimo

    Parabéns.

  • Anónimo

    Parabéns!

  • Anónimo

    Parabéns. Longa vida a este blog!

  • Anónimo

    muitos parabéns, muitos anos de vida !

  • Anónimo

    Façam greve ás diligências e quinze dias depois o ...

  • Anónimo

    E se nos pusermos a pensar nos anos que se dão de ...

  • Anónimo

    É só conversa. Para c...

  • Anónimo

    Com os nossos ordenados, p/ ex., raros são os que ...

  • Anónimo

    Tem toda a razão colega!!!Foi hipótese já por dive...

  • Anónimo

    Uma parte substancial da quotização devia ser aloc...

  • Anónimo

    Concordo em absoluto, como aliás já tinha deixado ...

  • Donzília Santos

    Nos noticiários das televisões das 20h, de quint...

  • Anónimo

    Espero para ver a posição do soj. ...

  • Anónimo

    “Esteve também presente no plenário Arménio Carlos...

  • Anónimo

    Carrega Oficial de Justica !

  • Anónimo

    Cerca de um terço dos Oficiais de Justiça foram ao...

  • Anónimo

    E, se for de "encarnado" ...já pode ser...?

  • Anónimo

    Até não acho má ideia. Seria original e talvez tiv...

  • Anónimo

    A sério? Vestidos de preto? Está a gozar?O que dev...

  • Anónimo

    O comentário da t shirt e da boina provém de algué...

  • Anónimo

    Escrever em anonimato é muito bom!!!??? Se calhar ...

  • Anónimo

    Só pode estar a gozar😠

  • Anónimo

    Links???É que ninguém encontra nada "amplamente di...




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter, no "Blogs Portugal", no "Reddit" e no "Google+", ou seja, em 7 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Reddit (OficialJustica)

    6- Google+

    7- Assinantes por "e-mail"






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................