Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 9 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça
O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) publicou uma nota informativa na qual, entre outros aspetos, aborda a reunião ocorrida no passado dia 02MAI no Ministério da Justiça.
A enredada informação sindical discorre sobre aspetos daquela passada reunião, que o SOJ apelida de “trabalho”, e torna-se relevante apenas na parte final quando conclui que é chegado um “tempo de respostas”.
Vamos na terceira semana após a dita reunião de trabalho que, sendo de trabalho para o SOJ, foi de mera apresentação para o Ministério da Justiça.
Tudo indica que ao cair do mês, a 02JUN, o SOJ considerará transcorrido prazo suficiente para, pelo menos, serem agendadas reuniões e é essa, precisamente, a vontade dos Oficiais de Justiça. É tempo suficiente e é “tempo de respostas”.
A seguir vai reproduzida a referida informação sindical.
«Alguns colegas, perante o comunicado do Ministério da Justiça, datado de 3 de maio, em que se salientava ter reunido com os Sindicatos “para apresentar a nova equipa governativa”, procuraram esclarecimentos, junto este Sindicato, sobre a natureza da reunião, uma vez que o SOJ informou ter sido uma “reunião de trabalho”.
Salientar, desde logo, que a ter sido uma reunião “para apresentar a nova equipa governativa”, teríamos de registar a ausência do Senhor Secretário de Estado da Justiça, pois também faz parte da nova equipa governativa (DL n.º 32/2022, de 9 de maio). Contudo, a sua ausência não mereceu qualquer justificação, pois que se tratou, como bem informou este Sindicato, de uma primeira reunião de trabalho.
Aliás, ainda não se mostra publicado o despacho da Ministra da Justiça delegando competências, mas as matérias colocadas em “discussão”, pelo SOJ, e que foram antecipadamente dadas a conhecer à Senhora Ministra da Justiça são da sua competência e, estamos convictos, algumas serão delegadas no Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, que também esteve presente.
O SOJ, nessa reunião, sinalizou de forma inequívoca as reivindicações que devem merecer resposta imediata – “próximas semanas” –, o incumprimento da lei, por parte do Ministério da Justiça, e a necessidade de serem calendarizados os processos negociais, evitando reuniões de faz de conta.
Recordar ainda, afastando quaisquer dúvidas, o SOJ retirou o Aviso Prévio de Greve, após o agendamento da reunião, num sinal claro de boa-fé. Contudo, a boa-fé e a confiança, exigem responsabilidade e compromisso de ambas as partes.
Clarificar, neste momento, o propósito e a natureza dessa reunião parece irrelevante. Todavia, poderá ser fundamental, se estivermos perante uma estratégia do Ministério da Justiça em que se pretende fazer crer, junto dos Oficiais de Justiça, que a reunião serviu simplesmente para que a Senhora Ministra da Justiça reiterasse a “disponibilidade e abertura do Governo” preparando futuras reuniões.
Assim, e para afastar mal-entendidos, se esclarece que qualquer estratégia, que possa eventualmente existir, procurando criar dúvidas sobre a natureza da reunião, não condiciona a reapreciação que será feita, decorrido quase um mês. É tempo de respostas!»
Fonte: “SOJ-Info”.
E para quando meter mais pessoal tão necessário no...
Os TAF estão como estão pois é essa a vontade do E...
tudo na mesma!sem meios humanos e materiais, quere...
Por momentos até achei que estavam a pedir uma ind...
Ontem este "Anónimo" já havia falado sobre a quest...
Economia ao minuto:"Trabalhadores do INE pedem val...
O SOJ sempre defendeu a negociação fora do estatut...
Não interessa ter nenhuma justiça, essa é que é es...
Não interessa ao Estado Português ter uma Justiça ...
Se a mudança representar alteração no paradigma da...
Ouvi comentar que ainda antes das férias judiciais...
Um convívio para comemorar as vitórias alcançadas ...
Saiam duas de leitão, três sardinhas e dois calend...
Boa cama boa mesa!...
Sindicalista é o que está a dar...
Por ora convívio e férias...Tá-se bem!
Milagre da aparição..., será!!
Comunicado do SOJ:"REUNIÃO: DIA 2 DE MAIO COM A MI...
Ainda assim com maioria absoluta e tendo muitos fu...
Muito obrigado aos autores deste blogue, pela expl...
Governantes cumprem leis apenas quando lhes dá jei...
"Não há a mínima dúvida que nós iremos cumprir a f...
GRANDE MESTRE!Afinal com provas dadas.Já o Famiger...
... dasse ...
Legalmente assim deveria ser! Mas os "provimentos"...