Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 8 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça
O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) divulgou um questionário para trabalhadores em geral, também aplicável a Oficiais de Justiça, que pretende avaliar os riscos psicossociais da carreira.
Diz assim o SOJ:
«Com o objetivo de promover o bem-estar, a qualidade de vida, as condições de trabalho e a satisfação da Classe, o Sindicato dos Oficiais de Justiça – SOJ – pretende conhecer a perceção dos Oficiais de Justiça relativamente aos riscos psicossociais no local de trabalho.
Consequentemente, está a realizar um estudo que visa conhecer as situações de risco e situações favoráveis dos Oficiais de Justiça, em ambiente de trabalho.»
O referido estudo está a cargo de uma empresa denominada “Think People” que, diz o SOJ, «é uma empresa de consultoria em saúde ocupacional que, em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Justiça, se encarregará da aplicação e tratamento dos dados.»
Continua a informação nos seguintes termos:
«O preenchimento do questionário, que se mostra publicado no sítio do SOJ, no espaço dos Destaques – lado direito do visor –, é confidencial e não permite a identificação de quem responde.
A opinião de todos os colegas, Oficiais de Justiça, sejam ou não sindicalizados, neste ou em qualquer outro sindicato, é essencial para o conhecimento rigoroso e objetivo desta realidade.»
Conclui o SOJ afirmando que «Não basta afirmar, entre nós, que a carreira dos Oficiais de Justiça está submetida a enorme desgaste e stresse. Há que demonstrar, cientificamente, essa realidade. O Professor Samuel Antunes, reconhecido especialista na matéria, está a acompanhar este trabalho que será apresentado, publicamente, ao país.»
Assim, este estudo pretende tirar conclusões científicas daquilo que empiricamente todos os Oficiais de Justiça vão sentindo e falando e desde há muito ou demasiado tempo.
Esta iniciativa do SOJ e da Think People mostra-se, pois, importante para definir com rigor científico o stresse da profissão.
Desde logo preenchemos o questionário, que é anónimo, e submetemos as respostas. As questões são simples, como, por exemplo, as quatro primeiras que a seguir se indicam:
.1. A sua carga de trabalho acumula-se por ser mal distribuída?
.2. Com que frequência não tem tempo para completar todas as tarefas do trabalho?
.3. Precisa fazer horas-extra?
.4. Precisa trabalhar muito rapidamente?
As respostas serão selecionadas entre as opções de 1 a 5, sendo que a opção 1 significa nunca ou quase nunca, a opção 2 raramente, a opção 3 às vezes, a opção 4 frequentemente e a opção 5 sempre.
Assim, por exemplo, à pergunta se precisa de fazer horas-extra, haverá quem responda com a opção 1, outros 3, mas também haverá respostas com a opção 5.
Há, pois, muitas experiências diferentes e cada um poderá contribuir com a sua perspetiva e experiência do dia-a-dia.
Tendo em conta que as questões se mostram pertinentes, o questionário é anónimo e simples e tem como objetivo apurar conclusões que serão sérias e publicamente divulgadas, apoiamos esta iniciativa e desde já aconselhamos todos os Oficiais de Justiça a participarem no preenchimento do questionário.
Para além das questões proporcionarem as respostas para o estudo, as mesmas questões proporcionam a cada um a possibilidade de refletir sobre alguns aspetos que, normalmente, não são pensados ou percebidos.
Pode aceder aqui à citada informação do SOJ, na sua página do Facebook, aqui à página da mencionada empresa Think People e aqui ao questionário que pode preencher.
mesmo 3º mundo! triste sina
Força na denuncia de qualquer ato de corrupção sem...
Para se fazer greve é preciso convoca-la, devendo ...
Mas não há uma greve?
Mas não há uma greve? Vamos ser sérios. Perante a ...
Mas como? Se os sindicatos não chateiam a sra. Min...
A culpa é sempre dos Oficiais de Justiça ou das Se...
Quem devia esclarecer isso? Tinha de ser a Semho...
Situação que devia ser sempre capitaliza pelos sin...
Ainda não há data para a decisão instrutória da Op...
digo "de madrugada"
A triste realidade de um país, que em casos como e...
Mais um trabalho que os sindicatos se têm demarcad...
Verdade
E.... lembrando, que Senhor Secretário de Estado ...
Já viram algum trabalho ou declarações relevantes ...
Enquanto aqui se fala de eleições, estas inúteis p...
Qual questão de produtividade?É má vontade mesmo!.
E já agora, o sr PR que há dois anos, no terreiro ...
A reforma anunciada do SEF vai ocorrer ainda este ...
Discurso escrito mas não lido no parlamento:Indice...
Ups! https://www.jornaldenegocios.pt/economia/poli...
Relativamente ao funcionamento dos Tribunais, anun...
A sério?Então, diga de sua justiça.!Afinal, todos ...
“Todos os funcionários, à exceção de um colega, [a...