Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 11 ANOS de publicações DIÁRIAS especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Bem-vindo(a) à página do Diário Digital dos Oficiais de Justiça de Portugal. Aqui encontra todos os dias informação com interesse geral para o mundo da Justiça e em particular para os Oficiais de Justiça. Desfrute!
...............................................................................................................................
GREVES ATIVAS DISPONÍVEIS DIARIAMENTE PARA TODOS OS OFICIAIS DE JUSTIÇA:
-
1-- Desde 10-01-2023 - SOJ: Greve de todas as tardes após as 13H30 até às 24H00, por tempo indeterminado (desde 22-03-2023, mais de 2 meses depois, com serviços mínimos, até à decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que, seis meses depois, os anulou).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SOJ por aqui
Pode consultar o Acórdão do Colégio Arbitral que fixa os serviços mínimos por aqui e
Também pode consultar o ofício da DGAJ que divulga os mesmos serviços mínimos por aqui
E por aqui acede à informação do SOJ de 14SET2023 sobre a anulação dos serviços mínimos.
-
2-- Desde 20-12-2023 - SFJ: Greve das 3 manhãs: segundas, terças e quintas-feiras, a começar à hora da diligência agendada - COM serviços mínimos fixados (dura até 26-04-2024).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SFJ por aqui
Pode consultar o e-mail da DGAJ sobre esta Greve do SFJ por aqui
-
3-- Desde 20-12-2023 - SFJ: Greve das 2 manhãs: quartas e sextas-feiras, desde as 09H00 até às 12H30 - SEM serviços mínimos (dura até 26-04-2024).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SFJ por aqui
Pode consultar o acórdão do colégio arbitral sobre esta Greve do SFJ por aqui
-
4-- Desde 08-01-2024 - SFJ: Greve ao trabalho fora das horas de expediente das secretarias (almoço e após as 17h), por tempo indeterminado. Apesar de não ter sido apresentado o Aviso Prévio de Greve, o que nele constará poderá corresponder à reprodução da informação sindical que encontra abaixo. Os serviços mínimos aplicam-se apenas ao período das 17h às 24h.
Pode consultar o Acórdão do Colégio Arbitral por aqui.
Pode consultar a informação sindical de 05-01-2024, com resenha histórica, por aqui.
Pode consultar a informação sindical de 08-01-2024 sobre serviços mínimos por aqui.
...............................................................................................................................

FOLHA DE CÁLCULO DIFERENÇAS RECONSTITUIÇÃO TEMPO PROVISÓRIO
Pode aceder por AQUI à folha de cálculo que criamos (Excel) como um exemplo do cálculo da diferença do período de provisoriedade (exemplo para um Escrivão ou Técnico de Justiça Auxiliar, de 1999 a 2023) para cumprimento da sentença do TACL. Pode (deve) saber mais por AQUI
...............................................................................................................................

Domingo, 18.07.21

Há o Despesismo e há a Desesperação

      Hoje vamos apresentar um exemplo de má gestão do dinheiro público, isto é, do dinheiro de todos os portugueses.

      Exemplos destes transbordam a mala dos exemplos mas este é fresco, é desta semana, sendo anunciado como algo vistoso e bom para a terra, neste caso, para Torres Vedras.

      No entanto é mau, tanto para o bolso dos portugueses como para a própria localidade que continua a ficar mal servida em termos de futuro.

      Estamos a referir-nos à despesa de instalação do Juízo do Trabalho em Torres Vedras.

      Dizia recentemente o secretário de Estado adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado, que “mesmo nos países mais ricos os meios nunca são ideais/ilimitados” e se tal é verdade para os meios, é igualmente verdade para os dinheiros das pessoas, ainda que tal pressuponha um bom encaixe financeiro para a Caixa-Geral de Depósitos.

      E lemos a notícia no órgão informativo local “Torres Vedras Web” que, citando a agência Lusa, diz assim:

      «O Ministério da Justiça estima investir um milhão de euros em obras de adaptação das antigas instalações do Banco Nacional Ultramarino (BNU) em Torres Vedras para albergarem o Tribunal de Trabalho, informava na sexta-feira passada o Ministerio à agência Lusa.

      Questionado pela Lusa, o Ministério da Justiça esclareceu que “estão a ser ultimadas as formalidades” para o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça vir a arrendar à Caixa Geral de Depósitos o edifício onde funcionou o BNU”, para aí instalar o Juízo de Trabalho e o Juízo Cível de Torres Vedras.

      A tutela estimou em um milhão de euros o investimento a realizar para as obras de adaptação do espaço, que vão ter um prazo de execução “não inferior a 18 meses”.

      Em 2019, o Ministério da Justiça recebeu autorização do secretário de Estado do Tesouro para arrendar as instalações por um valor de 4.650 euros por mês.

      Em Torres Vedras, o Tribunal de Trabalho funcionou até 2014 num prédio de habitação, com acesso por escadas.

      Em 2014, com o encerramento do juízo criminal e a libertação de instalações no Tribunal do Cadaval, em resultado da implementação do novo mapa judiciário, o Ministério da Justiça decidiu transferir para aí o Tribunal de Trabalho.

      “O Juízo do Trabalho de Torres Vedras foi instalado provisoriamente no Cadaval por falta de instalações em Torres Vedras. É intenção instalar definitivamente em Torres Vedras o Juízo do Trabalho logo que existam condições para o efeito”, explicou na altura a tutela.

      O regresso à cidade era reivindicado pelos autarcas e advogados de Torres Vedras, por ser o concelho com maior volume de processos.

      Esta secção de Trabalho, com quatro oficiais de justiça, serve os concelhos do Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, no distrito de Lisboa.»

      Ou seja, lemos o seguinte: 1 milhão de euros para obras de adaptação num edifício arrendado cuja renda em 2019 seria de 4650 euros mensais. Partindo do pressuposto que tal renda ainda se manterá depois das obras, então temos uma despesa de 55.800 euros por ano, ou seja, mais de meio milhão de euros a cada dez anos.

      Será que com este dinheiro não se conseguiria construir de raiz um edifício que pertencesse ao Estado ou adquirir um edifício em que não se pagasse renda? Quanto é que o Estado gasta em rendas pelo país fora, designadamente, em edifícios para albergar secções judiciais e judiciárias, em espaços adaptados mas desadequados?

      Claro que o custo mensal de 4650 euros não é nada se compararmos com a renda contratada de um milhão de euros mensais para o Campus da Justiça de Lisboa, com uma atualização extraordinária de 40 mil euros por mês, mais 260 mil euros de condomínio, durante 18 anos; desde 2008 até 2026. Claro que comparando não é nada, mas e somando? Somando, é uma perfeita loucura de despesismo e má-governação. Como se não chegasse a imensa despesa em edifícios arrendados, aí vem mais um, por sinal da Caixa-Geral de Depósitos que o tinha ali sem estar a render e a quem o haveria de arrendar?

      Os Oficiais de Justiça reivindicam desde há duas décadas a integração no vencimento de um suplemento remuneratório, que tem valor variável de acordo com o vencimento de cada um mas que, em média, é de pouco mais de cem euros, pagos 11 vezes ao ano e não catorze vezes com os respetivos 14 pagamentos do vencimento.

      Os Oficiais de Justiça não querem nenhuma atualização do valor do suplemento criado há mais de 20 anos e que nunca foi atualizado, querem apenas que faça parte do vencimento, no vencimento no seu todo e em todas as prestações em que o mesmo é pago.

      O Governo vê nessa integração uma “enorme” despesa e pretende integrar, sim, mas só o valor dos 11 pagamentos anuais, dividindo-os pelas catorze prestações do vencimento anual. Como os Oficiais de Justiça protestaram, fizeram greves e tudo, então o Governo apresentou uma nova proposta, com um aumento do valor do suplemento que daria, em média, qualquer coisa como mais cerca de três euros por mês, em cada 100 euros, quando se deixa de auferir, pela divisão dos 11 pelos 14 pagamentos, desses mesmos 100 euros, mais de 20 euros.

      Ou seja, mensalmente, um Oficial de Justiça, em vez de receber os 100 euros, passava a receber 78,00 mas seria compensado por essa perda com um extra de 3 euros. É isto que consta no projeto de Estatuto apresentado recentemente, após mais de 20 anos de reivindicações e mesmo contrariando uma Resolução da Assembleia da República e duas Leis do Orçamento de Estado em que se impunha ao Governo a integração sem perda remuneratória mensal.

      Dois anos seguidos de incumprimento da Lei, por parte do atual Governo, descambam nesta ignóbil proposta, que continua a contrariar a imposição da Assembleia da República através da emanação de duas Leis em dois anos consecutivos.

      E depois do desprezo das pessoas, por outro lado, há o negócio imobiliário.

DinheiroCordaRoupaMolas.jpg

      Fonte da notícia citada: “Torres Vedras Web”.

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:08


9 comentários

De Anónimo a 18.07.2021 às 11:37

E a pensar que existem núcleos a mendigar máscaras e agrafadores por alegada falta de verbas...

O que vale é que está aí o processo eleitoral bem como as eleições...

Venham outros e não os mesmos para a gamela!

De Anónimo a 18.07.2021 às 11:45

Sindicatos!


O processo eleitoral está a chegar!!!

Assim como as eleições!

É momento de dizer Basta!!!


Vamos lá mostrar empenho na defesa dos interesses dos OJ.

De Anónimo a 18.07.2021 às 11:46

E coragem?!

De Anónimo a 18.07.2021 às 20:12

A luta acabou. Foi tão fácil para o ministério da tão conveniente para os sindicatos.
Tomem atenção, daqui por um ano, ainda andaram em supostas negociações e nada terá acontecido
Viva o sindicalismo perneta

De Anónimo a 18.07.2021 às 22:00

Cada vez gosto mais deste espaço...

Mesmo que não consiga resultados imediatos com aquilo que vai sendo dito (escrito), pelo menos vai moendo...
E digo 'moendo' porque tenho a certeza absoluta que muitos dos que podem fazer alguma coisa no MJ, vêm cá espreitar com regularidade...

De Anónimo a 18.07.2021 às 22:37

Está tudo nos IP's.

De Anónimo a 18.07.2021 às 23:32

A política dos responsáveis deste Ministério da Justiça tem alavando a desigualdade salarial entre os profissionais do setor da Justiça baseado num preconceito elitista.

A diferença entre os vencimentos das Magistraturas e o dos Oficiais de Justiça, nunca em tempo algum, foram tão acentuadas.

O principio da proporcionalidade na distribuição dos recurso, próprio de um Estado de Direito Democrático, foi absorvido por um principio elitista desmesurado fertilizante das assimetrias sociais.

Basta elaborar um gráfico sobre a evolução as remunerações das Magistraturas e a dos Oficiais de Justiça nos ultimos anos para verificarmos que o resultado é assustador.




De Anónimo a 19.07.2021 às 12:27

Não é só assutador. É asqueroso !!!

Mas o que se havia de esperar de um ministério de magistrados???

Que olhassem para os outros?

De Anónimo a 19.07.2021 às 17:02

Tudo só tem um nome CANALHADA QUE NOS VAI GOVERNANDO QUE NÃO TEM RESPEITO PELO SEU SEMELHANTE! E MUITO MENOS PELO DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES!

Comentar Artigo



bandeira-portugal-imagem-animada-0012 bandeira-ucrania-imagem-animada-0001
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Subscrição por e-mail
Receba todos os dias o artigo do dia no seu e-mail. Peça para:
oficialdejustica.oj.portugal@gmail.com

saiba+aqui

..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Muito simples.Quem ganhar as eleições deve formar ...

  • Anónimo

    Fica-lhe bem considerar-se incluído.

  • Anónimo

    Não sei porque não o li. Era sobre o A.Vent. do Ch...

  • Anónimo

    o senhor está mesmo desmesuradamente sensível e os...

  • oficialdejustica

    Muito triste, sim, mas não é só um que assim se ex...

  • oficialdejustica

    O comentário em questão injuriava duas pessoas con...

  • Anónimo

    Dizer que um colega se expressa como um porco é si...

  • oficialdejustica

    A realidade é muito simples, deixe-se de lamúrias ...

  • Anónimo

    Peço desculpa mas não cheguei a visualizar o comen...

  • Anónimo

    "...preferindo expressar-se como porcos...". A sua...

  • oficialdejustica

    Não teve direito a lápis azul, porque o lápis azul...

  • Anónimo

    Não assuste os Cheganos que eles ainda têm esperan...

  • Anónimo

    Sindicatos, DGAj e companhia,Onde está o dinheiro ...

  • Anónimo

    e não é que o comentário das "09:01" teve direito ...

  • Anónimo

    Mas na dita classe normal contentava-se com os 10%...

  • Anónimo

    Se os juizes começam a achar que estão a ficar mal...

  • Anónimo

    Nem sempre! Existe uma fragância da Calvin Klein q...

  • oficialdejustica

    A paranoia caracteriza-se também por o indivíduo d...

  • Anónimo

    Se isso for verdade, tenho apenas uma palavra:GANA...

  • Anónimo

    " Portanto, no mundo da justiça, temos agora na AS...

  • Anónimo

    Tem a greve da parte da tarde, ainda quer mais gre...

  • Anónimo

    O que significa para si o colapso?

  • Anónimo

    Ora ai está!Tudo sempre para os mesmos.perderam a ...

  • Anónimo

    Verdade

  • Anónimo

    Verdadinhatriste realidade mesmo



oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................