Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 13 ANOS de publicações DIÁRIAS especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Bem-vindo(a) à página do Diário Digital dos Oficiais de Justiça de Portugal. Aqui encontra todos os dias informação com interesse geral para o mundo da Justiça e em particular para os Oficiais de Justiça. Desfrute!
...............................................................................................................................

FERIADOS MUNICIPAIS NESTA SEMANA:
- 06NOV-Qui - Boticas, Paços de Ferreira, Rio Maior e Valpaços.
& pode ver + no Calendário do Oficial de Justiça para 2025 e ainda para 2026

...............................................................................................................................

Domingo, 12.10.25

IA já decide sobre crimes

      Parece ficção científica, mas já está a acontecer. Em vários países, a decisão sobre quem é culpado ou inocente deixou de ser totalmente humana. Alguns tribunais já usam inteligência artificial (IA) para analisar provas, prever reincidência e até sugerir sentenças.

      O problema? Nem sempre os juízes percebem como o sistema chegou àquela conclusão. E em alguns casos… não há sequer juízes envolvidos. Mas como atua a inteligência artificial no tribunal?

      Nos Estados Unidos, há um “software” chamado COMPAS (Correctional Offender Management Profiling for Alternative Sanctions) que analisa dezenas de fatores, histórico criminal, morada, emprego, nível de instrução, idade, e calcula o risco de uma pessoa voltar a cometer crimes.

      O resultado aparece em segundos: uma pontuação de “risco” e com base nisso, o tribunal decide se o arguido espera julgamento em liberdade ou atrás das grades.

      O problema é que ninguém fora da empresa que criou o sistema sabe exatamente como ele pensa. E vários estudos revelaram algo assustador: a IA tende a considerar mais “perigosos” arguidos de minorias étnicas, mesmo em crimes idênticos.

      Em 2016, o caso de Eric Loomis vs. Wisconsin chegou ao Supremo Tribunal dos EUA: Loomis foi condenado com base num relatório gerado por IA e nem ele nem os advogados puderam questionar o algoritmo. A máquina decidiu.

      Quando o computador “julga” melhor que o humano. Os defensores destes sistemas dizem que os algoritmos são mais rápidos, objetivos e imparciais. Afinal, uma IA não se deixa influenciar por emoções, aparência ou cansaço.

      Mas há uma armadilha: a IA aprende com dados humanos. E se os dados contêm preconceitos o resultado também vai refletir esses preconceitos.

      Há países que foram ainda mais longe:

      China: tribunais já testam sistemas que avaliam provas, transcrevem depoimentos e sugerem penas automáticas.

      Estónia: criou um projeto de “juiz digital” para resolver litígios civis até 7000 euros, totalmente sem intervenção humana.

      Reino Unido e Canadá: usam IA para prever probabilidade de reincidência e detetar mentiras em interrogatórios.

      E a tendência está a expandir-se.

      Justiça sem alma? Um tribunal pode usar IA para analisar provas. Mas quando o veredito final é influenciado, ou determinado, por um algoritmo, entra-se num território perigoso.

      A justiça baseia-se na empatia, na interpretação do contexto e na capacidade de ponderar fatores humanos. Uma IA não sente remorso, não percebe ironia, não distingue sarcasmo de confissão.

      E quando os tribunais confiam cegamente na tecnologia, o erro deixa de ser humano. Assim passa a ser sistémico.

      Portugal também está a caminho?

      Portugal ainda não tem “juízes digitais”, mas o Conselho Superior da Magistratura já discute a integração de ferramentas de IA para acelerar processos. Em 2025, o Ministério da Justiça lançou um programa-piloto para análise automática de jurisprudência e documentos judiciais, com base em modelos de linguagem (como o GPT).

      A promessa é eficiência. Mas a fronteira entre “auxiliar” e “decidir” pode ser muito ténue.

      O perigo invisível: o viés algorítmico: Um estudo da Universidade de Cambridge alertou para o risco de “automatização da injustiça”: sistemas que aprendem a punir de forma desigual com base em padrões sociais, económicos e raciais.

      Ou seja, se o passado foi injusto a IA vai perpetuar essa injustiça. E o pior: sem sabermos como corrigi-la.

      Entretanto, muitos destes sistemas são “caixas negras”. Assim, nem os programadores conseguem explicar por que razão o algoritmo tomou determinada decisão.

      E o futuro?

      Imaginemos um tribunal em 2035: Um arguido entra numa sala com câmaras, sensores e reconhecimento facial. A IA analisa o tom de voz, o histórico de redes sociais, os registos financeiros. Em minutos, recomenda uma sentença. Rápido. Preciso. E frio. Sem juiz. Nem júri. Sem alma.

IA-Tribunal.jpg

      Fonte: “Leak”.

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas/"Tags":

às 08:02


18 comentários

De Anónimo a 12.10.2025 às 11:05

"0 Conselho Superior da Magistratura já discute a integração de ferramentas de IA para acelerar processos. "
Por enquanto o csm ainda tem uma palavra a dizer.
Metam os FDP da extrema direita a governar e aguardem pelo destino da independência dos tribunais e das competências do CSM.
Os familiares dos que morreram no campo de concentração do Tarrafal sem julgamento nem culpa formada, são testemunhas disso.
E andam por aí muitos burros a querer retroceder 50 anos. 

De El carabinero a 12.10.2025 às 11:19

Tinha que vir a ladainha da extrema direita, tire as palas, o pais mais agressivo em termos de IA para com os seus cidadãos é a a China e não me parecem que a a cataloguem de extrema direita.

Alias foi a esquerda que matou muito mais gente (China, Cambodja etc...) que a os paises de Direita e os Nazis e Fascistas (que na realidade tem origen em partidos socialistas).

São nos paises de "esquerda" onde existem os maiores atropelos aos direitos humanos, mas onde se presume que um dia o "sol cantara para todos nos".

De Anónimo a 12.10.2025 às 11:45

Calma Camarada. Num domingo logo de manhã já a destilar ódio ?

De Anónimo a 12.10.2025 às 15:20

Estes tipos que dedendem o bem como sendo os donos da razão e sempre com a mesma  cassete, estão  mesmo doentes.
A mim podes chamar chegano até  te fartares. A tua ladainha não me engana nem no inferno.
Trata-TE que estás  doente. 
E continua a ser enganado pelos corruptos de sempre.
50 anos de corrupção. 
Continua.

De Anónimo a 12.10.2025 às 20:13

Eheheh


Leva com os cheganos e com os ciganos
E com a IA


Come que te custa menos. 

De Anónimo a 12.10.2025 às 11:55

Faz lembrar "Relatório Minoritário ", de Philippe K. Dick. - É um bocadinho assustador! O pior é quando a  palavra" rapidez " surge associada a " justiça " ninguém resiste. 
Acho que ao fim de 50 anos de Democracia , a Justiça continua a o sector do estado menos democrático- mais opaco. 
Sim, eu sei que é preciso existir Secredo Justiça.  Sei do Estatuto dos sr.s Magistrados- mas falta explicar, explicar, explicar- ao Povo porque é que as coisas são como são. 
Talvez a Introdução da AI nos Tribunais, fosse uma boa oportunidade para fazer Pedagogia! 
Bom domingo. 

De Anónimo a 12.10.2025 às 14:26

no relatório minoritário não havia inteligência artificial, mas sim IN, os pré-cogs

De Dr X a 12.10.2025 às 16:48

Mas está a esquecer das conclusões do relatório de Johnny Steinfeld.
Essas sim, são preocupantes.

De Anónimo a 12.10.2025 às 14:35

O sonho do André....

De Anónimo a 12.10.2025 às 19:09

Cassete com 50 anos?
Estás  como  os nossos sindicatos.

De Anónimo a 12.10.2025 às 15:23

Ponham essa dira IA em todo o lado e mandem todos para o rendimento minimo.


Viva a IA e a rapidez da morte.

De Anónimo a 12.10.2025 às 15:27



Esquecem-se que a IA se baseia no pensamento humano que é  retorcido ou deturpado à  medida das conveniências de quem tem poder nas mãos. 
O fim do humano.
Fica-te mundo que infelizmente  será  para pior.
Cada vez tenho mais  pena de quem tem filhos nesta  sociedade.

De Anónimo a 12.10.2025 às 19:10

Sem dúvida. 
Meus ricos filhos que futuro este

De Anónimo a 12.10.2025 às 20:15

A mania das grandezas leva ao retrocesso.


INTELIGENCIA Que?


Comam  essa inteligência. 


Todos vamos morrer.
Pensem nisso.

De Anónimo a 12.10.2025 às 20:31

Venha a IA substituir sondicatos e governantes 


Filh---'x
Pu---'z

De Anónimo a 12.10.2025 às 21:05

Conformando-se as projeções, dou os parabéns ao eleitorado português por mais uma vitória da democracia sobre o populismo xenófobo.
Quanto aos Cheganitos, é tomar qualquer coisita para o refluxo.🤣

De Anónimo a 12.10.2025 às 22:57

Cassete outra vez?


Conforma-te.
Estás  mesmo  doente. 
50 anos de roubalheira e gostas.

De Anónimo a 12.10.2025 às 23:43

Ah ah ah.
Não te preocupes, agora com 3 camarazitas, vocês podem mudar -se todos para esses conselhos, abrir um zoo e cobrar bilhetes.
Acho que se vão safar.
Mas olhem, sejam solidários e ofereçam uma ao PCP e ficam iguais.😂

Comentar Artigo



bandeira-portugal-imagem-animada-0012 bandeira-ucrania-imagem-animada-0001
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Subscrição por e-mail
Receba todos os dias o artigo do dia no seu e-mail. Peça para:
oficialdejustica.oj.portugal@gmail.com

saiba+aqui

..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linhas telefónicas e entidades de
APOIO AOS CIDADÃOS

Aceda por AQUI ao documento de compilação de todas (ou quase todas) as muitas linhas telefónicas e entidades que vimos acrescentando.
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2025

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Rodrigo

    Esse sujeitinho teve afinal aquilo que merecia emb...

  • Anónimo

    Como oj sou sindicalizado fora sfj e soj.Apenas...

  • U.c Coimbra

    Nunca mas nunca votarei no c.o.j. são uns paus man...

  • Anónimo

    Por estas e outrasPassei e serei e votarei CHEGAMU...

  • Anónimo

    Certeiro. Mas é preciso gastar o dinheiro do prr....

  • Anónimo

    Até morrerNunca desistirei do roubo.

  • Anónimo

    Para ti e outros que tais mtrto CHEGA na mesa de ...

  • Anónimo

    como se o chega resolvesse o problemaalguns gostar...

  • Anónimo

    Muito bem.

  • Anónimo

    Ainda gostava de saber para que é necessário um Ba...

  • Anónimo

    Ojs há muitos e bem de vida

  • Anónimo

    30 anos desta merda

  • Anónimo

    Há mais.Contra o roubo sempre!

  • Anónimo

    Isso é muito pouco inteligente.O que devemos fazer...

  • Anónimo

    Se ninguém fosse votar ou votassem em branco nas e...

  • Anónimo

    6 oficiais de justiça na grande manifestação de ho...

  • Anónimo

    Chega mesmo!Trafulhas por trafulhas.Chega!

  • Anónimo

    Enquanto houver "portas giratórias" para os nossos...

  • Anónimo

    Depende sempre da perspectiva, obviamente. Para já...

  • Anónimo

    Continuarei de baixa até que me reponham um escal...

  • Anónimo

    30 anos de mentiras. Por isso passei a votar CHEGA...

  • Anónimo

    A ser verdade está informação, e a confirmar-me qu...

  • Anónimo

    Só coveiros. Quem puder fuja.

  • Quim Porta

    A baixa médica só acaba quando integrado no COJ...

  • Anónimo

    As direções do SFJ não podem ser pela sucessão da ...



oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................