Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 8 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

...............................................................................................................................
| | | - COVID-19
[1] - Compilação de Sugestões de Medidas de Proteção Práticas para Oficiais de Justiça
[2] - Consulte aqui os dados oficiais diários atualizados da DGS e infografias
[3] - Consulte também aqui, em primeira mão, as notícias que a agência Lusa fornece para a comunicação social, entretanto com acesso gratuito

...............................................................................................................................

Quarta-feira, 05.02.20

Já está aprovado e foi um três em um

      Já está aprovada a alteração à Lei do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) que prevê a integração do suplemento sem perda salarial e ainda mais: a publicação do novo Estatuto até julho e a criação de um novo regime de aposentação para os Oficiais de Justiça.

      Ainda ontem mesmo aqui apresentamos aquela que consideramos ser a melhor proposta de alteração ao OE2020, em comparação com as dos outros partidos que antes também divulgamos e eis que ontem mesmo essa mesma proposta, apresentada pelo PSD, acabou por ser aprovada e todas as outras foram reprovadas. Ontem mesmo também divulgamos em primeira-mão esta notícia no nosso grupo do WhatsApp.

      E o que foi mesmo aprovado é o seguinte:

      «Artº. 33º-A – Funcionários Judiciais

      .1– A revisão do Estatuto dos Funcionários de Justiça deve estar concluída com a sua publicação em Diário da República até ao final do mês de julho de 2020.

      .2– No âmbito da revisão referida no número anterior, deve ser concretizada a integração, sem perda salarial, do suplemento de recuperação processual, previsto no Decreto-Lei nº. 485/99 de 10 de novembro, no vencimento dos Oficiais de Justiça.

      .3– No âmbito da revisão referida no nº. 1, deve ainda ser equacionado um mecanismo de compensação para os Oficiais de Justiça pelo dever de disponibilidade permanente, designadamente a atribuição de um regime de aposentação diferenciado.»

      Estes três números da proposta do PSD foram ontem votados na Comissão de Orçamento e Finanças e foi aprovada a introdução desta alteração apesar de contar com o voto contra do PS, a abstenção do Chega e do Iniciativa Liberal, sendo os votos favoráveis os dos restantes partidos.

      Assim, além de prever a conclusão da revisão do Estatuto dos Oficiais de Justiça, já com a publicação em Diário da República até ao final de julho deste ano, a alteração determina também que, no âmbito dessa revisão, deva ser concretizada a “integração, sem perda salarial, do suplemento de recuperação processual” no vencimento dos Oficiais de Justiça e ainda que deve ser equacionado um mecanismo de compensação para os Oficiais de Justiça “pelo dever de disponibilidade permanente, designadamente a atribuição de um regime de aposentação diferenciado”.

      Havia também propostas similares, embora não tão completas como esta do PSD, apresentadas pelo BE, PCP e Chega mas foram todas chumbadas.

      Na exposição de motivos da proposta votada favoravelmente, consta o seguinte:

      «A revisão do Estatuto dos Funcionários de Justiça e a integração do suplemento de recuperação processual no vencimento dos Oficiais de Justiça constituíram promessas não cumpridas pelo Governo, na anterior legislatura, e que se arrastam há demasiado tempo.

      Urge não adiar mais este assunto e, por isso, estipula-se um prazo – até ao final do mês de julho de 2020 – para a conclusão da revisão do Estatuto dos Funcionários de Justiça, no âmbito da qual deve ser concretizada a integração, sem perda salarial, do suplemento de recuperação processual, previsto no Decreto-lei nº. 485/99 de 10 de novembro, no vencimento dos Oficiais de Justiça.

      Por considerarmos ser razoável equacionar a atribuição de uma compensação para os Oficiais de Justiça pelo dever de disponibilidade permanente, decorrente do trabalho suplementar diário, prestado após as 17h, julgamos que esta questão também deverá ser objeto de negociação no âmbito da revisão estatutária em curso.»

      Os Oficiais de Justiça mostram-se satisfeitos por, finalmente, de uma penada só, verem como será estabelecido em corpo de lei da Assembleia da República, três vetores tão importantes para a classe profissional: (1) A integração do suplemento, algo que se reivindica há cerca de duas décadas, (2) A concretização da revisão do Estatuto num prazo razoável e (3) A revisão do regime de aposentação.

      Espera-se agora que, depois disto, o Governo venha a cumprir a Lei e que a cumpra sem truques, como aquele da divisão dos 11 pagamentos anuais pelos 14 pagamentos remuneratórios que, em bom rigor, não pressupõem de facto a dita “perda salarial”, global, embora pressuponha diminuição real líquida mensal. É pena não estar bem mais claro o que é isso da “perda salarial”, uma vez que, como bem todos sabem, o Governo tem sido pródigo em encontrar alternativas e fazer leituras criativas da lei.

      Por fim, convém aqui deixar também uma palavra de apreço e aplauso à iniciativa do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) que, para além das reuniões da praxe com os grupos parlamentares, continuou e não desistiu de influenciar os mesmos grupos e, nesse sentido, resultou na alteração da proposta inicial do PSD para esta que agora foi aprovada e isso mesmo ter sido comunicado pelo Grupo Parlamentar do PSD ao SOJ em comunicação que dizia assim:

      “Em resposta ao V/Ofício n.º 51/2020, dirigido ao Senhor Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Dr. Rui Rio, e ao qual fomos sensíveis, encarrega-me o Senhor Vice-Presidente do GP/PSD, Dr. Carlos Peixoto, de enviar em anexo, para vosso conhecimento, a nova proposta de alteração que apresentámos”.

      Os Oficiais de Justiça têm que se congratular com o trabalho sindical desenvolvido, designadamente pelo SOJ, que já foi apelidado pelo outro sindicato, o SFJ de “entidade sindical, com residual implantação no meio judicial” e, bem assim, com os partidos que mostraram abertura para os problemas dos Oficiais de Justiça, a saber: PSD, BE, PCP, PAN e CDS, tendo todos votado favoravelmente a proposta do PSD. Deve ainda ser recordado que o Chega e o Iniciativa Liberal se abstiveram e o PS votou contra.

CaraEspantoFeliz2.jpg

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:05


9 comentários

De Anónimo a 05.02.2020 às 15:07

Conhecem aquela música..."too good to be true..."

Depressa nos embrulham com semântica e retórica do adiamento crónico.

De Anónimo a 05.02.2020 às 15:39

«integração, sem perda salarial, do suplemento de recuperação processual, previsto no Decreto-Lei nº. 485/99 de 10 de novembro».

Nada indica que o subsídio vá ser pago os 14 meses pelo valor atual.

Vão dividir os atuais 11 meses por 14.

Nisso a proposta do PCP era bem mais precisa...

De Anónimo a 05.02.2020 às 16:19

Se a proposta do PCP era melhor, porque votou o PCP esta proposta? Parece que já começou a campanha do bota-abaixo... para daqui a uns dias surgir a explosão de alegria "já conseguimos"! Por agora, até por ter sido um trabalho do SOJ, há que tentar deitar abaixo. A isto se chama a voz dos ratos, sempre mais preocupados com os partidos, com o seu sindicato do que com os colegas.

De Anónimo a 06.02.2020 às 09:49

É exagerado o seu comentário, ninguém tentou deitar abaixo a proposta do PSD.
Apenas me parece que tal como está não vamos lá...

De Anónimo a 05.02.2020 às 16:21

Olhando com racionalidade todas as propostas a do CHEGA era a única que afirmava a alteração para 14 meses e depois a integração. Não ver o óbvio faz lembrar a cassete. Vamos acabar com a cartilha

De Anónimo a 05.02.2020 às 16:07

Com papas e bolos se enganam os tolos.

De Anónimo a 05.02.2020 às 16:20

Se nada for feito, melhor!

De Anónimo a 05.02.2020 às 16:49

Percebem agora porque este país já foi considerado historicamente como ingovernável ????

Todo o tuga tem opinião. E é como os traseiros...sempre diferente da dos outros.

É grave problema da classe, também. Ou não fossemos portugueses.

Eu cá só espero que não nos estejam a comer por lorpas, uma vez mais.

A compensação por ter aguentado as pontas deste país há já umas décadas não pode tardar mais. Há classes que foram totalmente massacradas com a crise. Esta foi uma delas. Ainda o é.

De Anónimo a 05.02.2020 às 22:07

O único partido que votou contra a proposta foi o PS. Como as alterações ao Estatuto é matéria da competência do Governo, está tudo dito! Mais uma norma do Oçamento de Estado que vai ser "cativada"!

Comentar Artigo



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
MEDIDAS e Sugestões de Proteção Prática para Oficiais de Justiça
Veja a compilação de sugestões recebidas até ao momento e envie o seu contributo para o e-mail:
OJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos. Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2020

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Subscrever para receber e-mail

Pode receber no seu e-mail cada artigo aqui publicado, para isso basta indicar o seu e-mail e depois ir lá confirmar a subscrição na mensagem que lhe será enviada. Simples, automático e recebendo cada artigo logo que publicado. .................................................

Escreva abaixo o seu endereço de e-mail:

Não esqueça ir depois ao seu e-mail confirmar a subscrição (se ocorrer avaria comunique).


Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Coloquem como inspectores os que vieram de auxilia...

  • Anónimo

    Mas, como não poderia deixar de ser, também há fun...

  • Anónimo

    Um comentário de alguém atento, bastante perspic...

  • Anónimo

    Falta referir "se forem eleitos"!

  • Anónimo

    Então, temos envolvido nestes processos e onde são...

  • Anónimo

    Curiosamente, no site do SOJ, nada.Até aqui se vê ...

  • Anónimo

    Nota emitida pelo SFJ no pretérito dia 20 de setem...

  • oficialdejustica

    Já há anos e atualizado até ao final do ano passad...

  • Anónimo

    Por favor diga donde é a fonte quando diz que a pr...

  • Anónimo

    “Paixão”“Paixão” é fogo que arde sem se ver;É feri...

  • Anónimo

    Parabéns. !Divinal

  • Anónimo

    Vamos amá-la da mesma forma,..... com desprezo, po...

  • Anónimo

    Fantástico! continuem o excelente trabalho com pe...

  • Anónimo

    Comunicado do Conselho de Ministros de 17 de setem...

  • Anónimo

    magnífico artigo

  • Anónimo

    Concordo. Com pólvora molhada não há rastilho que ...

  • Anónimo

    "Em matéria de paixões, cada um tem direito à sua ...

  • Anónimo

    Descoberta a pólvora, molhada. Apresentada a bomb...

  • Anónimo

    Boa tarde a todos,Algo que me espanta nestes anos ...

  • Anónimo

    A sra. Ministra é doutora, magistrada. Carago, não...

  • Anónimo

    Cheguei agora do tribunal a casa. Tive azar, os ar...

  • Anónimo

  • Anónimo

    Não é voncluam, mas concluam. Que português é ess...

  • Donzília Santos

    Este "português" é de onde?Paguemos/pagamos para v...

  • Anónimo

    Como assim??




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter, no "Blogs Portugal", no "Reddit" e no WhatsApp, ou seja, em 7 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Reddit (OficialJustica)

    6- WhatsApp

    7- Assinantes por "e-mail"






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................