Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 8 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

...............................................................................................................................
| | | - COVID-19
[1] - Compilação de Sugestões de Medidas de Proteção Práticas para Oficiais de Justiça
[2] - Consulte aqui os dados oficiais diários atualizados da DGS e infografias
[3] - Consulte também aqui, em primeira mão, as notícias que a agência Lusa fornece para a comunicação social, entretanto com acesso gratuito

...............................................................................................................................
FERIADOS MUNICIPAIS E SERVIÇOS MÍNIMOS DA GREVE NESTA SEMANA:
- 12ABR-Seg - Alandroal, Monforte e Sabugal. [Greve: 1º dia, com serviços mínimos fixados]
- 13ABR-Ter - Castelo Branco [Greve: 2º dia, sem serviços mínimos]
- 14ABR-Qua - [Greve: 3º dia, com serviços mínimos fixados]
- 15ABR-Qui - [Greve: 4º dia, sem serviços mínimos]
- 16ABR-Sex - [Greve: 5º dia, com serviços mínimos fixados]
& pode ver + no Calendário do Oficial de Justiça 2021
...............................................................................................................................

Quinta-feira, 08.08.19

Justificado ou Injustificado?

      Tal como já ontem divulgamos através do grupo dos Oficiais de Justiça no WhatsApp, a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) divulgou na sua página oficial pública (na nova) o ofício que enviou para o presidente do Sindicato SFJ.

      Nessa comunicação que tornou pública, a DGAJ explica ao SFJ por que razão não procedeu à incorporação no Movimento Anual em curso de promoções para as demais categorias, tendo apenas procedido às promoções para as categorias de “Adjunto”.

      Consta assim no tal ofício:

      «A realização de promoções não se encontra na disponibilidade da DGAJ. Na verdade, a Lei n.º 71/2018, de 31 de dezembro, veio estipular no n.º 5 do artigo 16.º que as promoções, designadamente, para as categorias de acesso nas carreiras especiais não revistas, podem ser efetuadas no ano de 2019, desde que seja proferido despacho prévio favorável dos membros do Governo responsáveis pela área em que se integra o órgão ou serviço (no caso em apreço a Justiça) e pela área das Finanças e da Administração Pública. Mais se determinou, no n.º 9 do referido artigo 16.º, que todas as promoções efetuadas sem autorização ministerial são nulas, fazendo incorrer os seus autores em responsabilidade civil, financeira e disciplinar.

      Como se sabe, o despacho da Senhora Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, datado de 2 de abril de 2019, no qual foi fixado também o número máximo de 240 promoções para o ano de 2019, limitou-se às categorias de escrivão adjunto e de técnico de justiça adjunto.

      Deste modo, e ao contrário do que vem afirmado, existe impedimento legal para a realização de promoções às categorias de secretário de justiça, escrivão de direito e técnico de justiça principal.»

      Este ofício, datado de 05AGO, motivou que o SFJ, na sua informação sindical de 06AGO, tecesse as seguintes afirmações:

      «Contra tudo o que reivindicamos, e colidindo com o bom funcionamento dos tribunais, de acordo com o projeto de movimento ordinário de 2019 não foram realizadas promoções para as categorias de Escrivão de Direito, Técnico de Justiça Principal e Secretário de Justiça no último movimento. Tal é inadmissível!

      Também sobre esta injustificada decisão da DGAJ, o SFJ entregou uma Reclamação/pedido de esclarecimento ao Ministério da Justiça (com conhecimento à DGAJ). Estranhamente, a DGAJ respondeu e divulgou em simultâneo a sua resposta, mas a entidade a quem foi dirigida a reclamação – Ministério da Justiça – ainda não respondeu!

      Obviamente que, considerando a resposta da DGAJ vamos avançar para o procedimento contencioso!»

      Assim, estamos perante duas opiniões diferentes e contraditórias: por um lado temos a DGAJ a justificar que não podia proceder às promoções, porque não tinha suporte legal para o fazer, bem justificando a sua resposta, e, por outro lado, temos o SFJ a afirmar que a decisão da DGAJ é “injustificada” e que vai “avançar para o procedimento contencioso”.

OficioDGAJ-SFJ-(05AGO2019).jpg

      Pode aceder ao ofício aqui citado que a DGAJ dirigiu ao SFJ na imagem acima e também através da seguinte hiperligação: “Of-DGAJ-SFJ”.

      Pode aceder à informação sindical do SFJ que aqui se cita através da seguinte hiperligação: “Info-SFJ”.

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:08


8 comentários

De Anónimo a 08.08.2019 às 12:31

Estranhamente, a DGAJ respondeu e divulgou em simultâneo a sua resposta, mas a entidade a quem foi dirigida a reclamação –Ministério da Justiça– ainda não respondeu!

Uma coisa é divulgar em simultâneo e outra é mandar divulgar em simultâneo.
A resposta da DGAJ foi publicada no site (novo: https://dgaj.justica.gov.pt/ ) em 7 de agosto embora tenha sido assinada no dia 5 de agosto .
O comunicado é de dia 6 de agosto e já dizia que a DGAJ respondeu e divulgou a resposta.
Conclusão:
A bola de cristal continua a funcionar muito bem e as dotações orçamentais dependentes de autorizações ministeriais muito mal.

De JCMV a 08.08.2019 às 12:52

Trata-se de um lapso daquele departamento do MJ conhecido por SFJ que assumiu a divulgação como feita, porque isso lhe foi dito.
Na realidade, a divulgação só ocorreu a 7, assumindo o departamento do MJ conhecido por SFJ que a divulgação já estava feita a 5 (data do ofício).
Não se trata de bola de cristal nenhuma mas de mero lapso na gestão da informação privilegiada e de grande proximidade que só permite àquele departamento meter ações em tribunal para serem decididas no futuro, mantendo a boa relação institucional e até elogiosa por parte da SEAJ, como se viu, no presente e até ao final desta legislatura.
O dito departamento apenas realiza ações mínimas e alguns folhetos informativos onde se arma em forte com o paleio necessário para a necessária manutenção das hostes mais sossegadas. Quanto a resultados, estes são iguais à coerência: zero!

De Anónimo a 08.08.2019 às 15:57

Desbloqueou-se,
em junho de 2016,
a promoção de 299 oficiais de justiça às categorias de escrivão de direito e de técnico de justiça principal e,
em 2017,
a promoção de 400 oficiais de justiça às categorias de escrivão adjunto e de técnico de justiça adjunto.

https://medidasjustica.portugal.gov.pt/promocoes-e-novas-admissoes-de-oficiais-de-justica/

Com a promoção de 400 oficiais de justiça às categorias de escrivão adjunto e de técnico de justiça adjunto foi possível desbloquear o ingresso de 400novos oficiais de justiça.

https://medidasjustica.portugal.gov.pt/promocoes-e-novas-admissoes-de-oficiais-de-justica/

De Anónimo a 08.08.2019 às 19:07

O Sol, o Ovo e o Mal, a Eira, a Galinha e a Aldeia, o Orçamento e o Nabal.

Há uma relação entre as novas contratações de auxiliares e as promoções a adjuntos.
Em 2017/2018, foram contratados cerca de 400 novos funcionários auxiliares, quiçá por terem sido desbloqueadas cerca de 400 promoções à categoria de adjunto que é a categoria imediatamente seguinte.
No movimento anual, cujo projecto foi posto em consulta há um mês, estão previstas cerca de 237 promoções de auxiliares a adjuntos.
Há, actualmente, em curso, um procedimento concursal para contratação de apenas mais 100 novos funcionários auxiliares.
E, há algo que bloqueia, quer a contratação de maior número de funcionários auxiliares, quer também a realização de promoções, a categorias imediatamente (ou não...) seguintes a essa.
E, todos os anos, há gente que se aposenta e cujo “ vencimento” passa a ser originário doutro ministério diferente daquele que tutela a DGAJ.
E todos os dias de todos os anos há escolhas a fazer.
Como se maximizam as capacidades dos que ficam em funções?
Quanto vale a motivação dos que foram ludibriados com a alteração das regras do jogo das suas vidas a meio dele?
Que deveria fazer, a DGAJ, com a verba que deixa de gastar?
Pode-se dizer que deveriam ter sido contratados mais 137 funcionários auxiliares porque foram promovidos 237 e não apenas 100?
Ou deveria dizer-se que apenas poderiam ter sido promovidos 100 auxiliares á categoria seguinte porque só foram contratados 100 auxiliares?
A DGAJ, tendo em conta a mesada que recebe da tutela, decidiu promover mais 137 funcionários que estão na categoria de ingresso há cerca de 20 anos, mitigando de forma ténue o agravamento do défice de recursos humanos já insuportável para muitos.
Deveria ter optado por, gastando o mesmo, promover a escrivão “ duas dúzias” de adjuntos também muito antigos ?
Ou promover a secretário “meia dúzia” de escrivães antiquíssimos?
É uma escolha difícil, mas é, talvez, a única que permite à instituição que a faz, não se envergonhar do J que ainda ostenta no final do seu acrónimo.

De Anónimo a 09.08.2019 às 19:01

Comentário de 08.08.2019 às 15:57, revisto e aumentado

Desbloqueou-se,
em junho de 2016,
a promoção de 299 oficiais de justiça às categorias de escrivão de direito e de técnico de justiça principal e,
em 2017,
a promoção de 400 oficiais de justiça às categorias de escrivão adjunto e de técnico de justiça adjunto.
(…)
Resultado:
699 oficiais de justiça promovidos


https://medidasjustica.portugal.gov.pt/promocoes-e-novas-admissoes-de-oficiais-de-justica/

Com a promoção de 400 oficiais de justiça às categorias de escrivão adjunto e de técnico de justiça adjunto foi possível desbloquear o ingresso de 400 novos oficiais de justiça.


https://medidasjustica.portugal.gov.pt/novas-admissoes-de-oficiais-de-justica/

(Ainda se lembram quem quis anular este concurso?
Pois foi.
Alguns dos que os iludiram durante os últimos anos acerca das “negociações” sobre o EFJ quiseram travar, pelo menos uma parte dos novos ingressos, numa atitude talvez coerente, por facilitadora, com a corrente que quer “desjudicializar” a categoria de auxiliar)

Saldo de Promoções VS Novos ingressos 2016/2019 «=»
699+237 VS 400+100 « = »
937 VS 500 « = »
+436
Portanto, houve quase o dobro de promoções face a novos ingressos e nem sequer se incluem nestas continhas os que foram passaram a SJ, STS, a Insp COJ e a AJ

De Anónimo a 08.08.2019 às 14:13

A discriminação social
Foi o próprio presidente da. Republica a reconhecê-lo:
JUSTIÇA
Marcelo promulga revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais mas alerta para desigualdades.
O Presidente da República alerta para “o acentuar da desigualdade de tratamento em relação a outras carreiras.
A troca de galhardetes no último congresso do SFJ entre a Senhora Secretaria de Estado e Fernando Jorge, efusivamente aplaudidos pelos congressistas, levaram-nos a isto.
O Ministério da Injustiça promotor do acentuar das desigualdades sociais.

De Anónimo a 08.08.2019 às 15:03

O SOJ apesar de não estar alinhado, continua desnorteado no meio desta política ilusionista:
"corrida entre ferraris e burros", "vacas voadoras", "geringonças", "furtos de armas e simulações de aparições", "golas protetoras mas inflamaveis", " polícias camionistas", "serviços mínimos transformados em maximos" e interpretações literais e outras coisas mais!
Na verdade é muita areia para aquela camioneta!
Talvez fosse melhor contratar um advogado, um já muito conhecido e que tão bons resultados tem obtido, para o representar nas negociações com o ministério da justiça.
Encontra-se disponível apesar da sua relação familiarar com um membro do governo, por ser errado interpretar literalmente a lei dos impedimentos.
A continuar assim, estamos também disponiveis permanentemente a assistir e a aplaudir este ilusionismo.


De Anónimo a 13.08.2019 às 17:14

https://dgaj.justica.gov.pt/Portals/26/5-TRIBUNAIS/Funcion%C3%A1rios%20de%20Justi%C3%A7a/Movimentos/Mov_Ord_2019%20-%20Lista%20final%20-%20Ord_Alfab%C3%A9tica.pdf?ver=2019-08-13-144747-033

Comentar Artigo



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
MEDIDAS e Sugestões de Proteção Prática para Oficiais de Justiça
Veja a compilação de sugestões recebidas até ao momento e envie o seu contributo para o e-mail:
OJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos. Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Subscrever para receber e-mail

Pode receber no seu e-mail cada artigo aqui publicado, para isso basta indicar o seu e-mail e depois ir lá confirmar a subscrição na mensagem que lhe será enviada. Simples, automático e recebendo cada artigo logo que publicado. .................................................

Escreva abaixo o seu endereço de e-mail:

Não esqueça ir depois ao seu e-mail confirmar a subscrição (se ocorrer avaria comunique).


Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Fura Greves.... ????Piquet Anti fura greves ???Mas...

  • Anónimo

    Boa Noite,Em 1º lugar agradecer o papel important...

  • Anónimo

    O que reserva?

  • Anónimo

    O que reserva?

  • Anónimo

    Os auxiliares que não façam greve, não...Vão ver o...

  • Anónimo

    "16 - R – Sim, vale a pena repetir e repetir até...

  • Anónimo

    Acabariam de vez as desculpas para não adesão à Gr...

  • Anónimo

    Delegados não lhes faltam.

  • Anónimo

    Sugestão,Piquetes anti fura greves nas entradas.Só...

  • Anónimo

    Greve já. Ainda que o plenário "Marquês" tivesse m...

  • Anónimo

    Enfiando a carapuça vendida pelo comentário das 02...

  • oficialdejustica

    As desculpas para não fazer greve são muitas e ao ...

  • Anónimo

    Ninguém vai fazer greve.Mas vão andar todos à bole...

  • Anónimo

    Os serviços mínimos são para quem, querendo fazer ...

  • Anónimo

    Na próxima semana vamos também exigir serviços mín...

  • Anónimo

    'e só nesses, para garantir, exclusivamente', por ...

  • Anónimo

    Foram decretados serviços mínimos garantidos para ...

  • Anónimo

    Claro, quem não está de greve está a trabalhar nor...

  • Anónimo

    E os oficiais de justiça são obrigados a fazer o t...

  • Anónimo

    Razões pessoais é o que se diz quando não se quer ...

  • Anónimo

    https://observador.pt/2021/04/09/covid-19-fenprof-...

  • Anónimo

    O plenário que foi um FLOP.12 a 16 de Abril vou ma...

  • Anónimo

    Dimitiu-se Administrador Judiciário da Comarca do ...

  • Anónimo

    ... são 17.00h. Começaram a contar as horas extra ...

  • Anónimo

    Eu escrevia...Afinal, este é um espaço de partilha...




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter, no "Blogs Portugal", no "Reddit" e no WhatsApp, ou seja, em 7 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Reddit (OficialJustica)

    6- WhatsApp

    7- Assinantes por "e-mail"






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................