Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 13 ANOS de publicações DIÁRIAS especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Bem-vindo(a) à página do Diário Digital dos Oficiais de Justiça de Portugal. Aqui encontra todos os dias informação com interesse geral para o mundo da Justiça e em particular para os Oficiais de Justiça. Desfrute!
...............................................................................................................................

Domingo, 01.02.26

Kristin versus Rita Júdice

      Depois de Ingrid e Joseph, veio a depressão Kristin e deixou o país em sobressalto, sendo que a zona centro ficou especialmente destruída pelos ventos, registando-se a rajada mais intensa nos 178 km/h em Monte Real (Leiria).

      Os 5 edifícios que albergam os tribunais na cidade de Leiria fecharam, devido ao mau tempo, que originou corte de energia e falha nas comunicações, impedindo o normal funcionamento, mas também pelos danos causados, designadamente em três dos edifícios: no Palácio da Justiça (onde estão sediados os juízos criminais (central, local e instrução), a unidade central e as secções do Departamento de Investigação e Ação Penal), no antigo liceu Rodrigues Lobo (onde funcionam os juízos de Comércio e Central Cível, além dos serviços de Gestão da Comarca) e no edifício que alberga o Juízo de Família e Menores.

      O Governo decretou o estado de calamidade para a região mas, perante esta enorme catástrofe e a chegada de nova perturbação climatérica a partir de hoje, quando ninguém está preparado neste país para esta sucessão de fenómenos, não se deve cuidar apenas se os edifícios dos serviços públicos estão de pé, se têm energia elétrica e comunicações, mas se as pessoas que ali laboram estão em condições de deixar os seus bens e os seus para comparecerem ao trabalho e picar o ponto.

      Não só os Oficiais de Justiça que exercem funções nas áreas afetadas não estão em condições de irem trabalhar, como os próprios cidadãos não têm condições nenhumas para deixar as suas vidas destroçadas para comparecerem em tribunal.

      É necessário parar a voracidade da máquina judicial e deixar que as pessoas recuperem, pelo menos, num mínimo de sobrevivência indispensável.

      É necessário que os sindicatos dos Oficiais de Justiça esclareçam esta suspensão ou a justificação das ausências junto do Ministério da Justiça, em defesa dos seus representados.

      A Ordem dos Advogados já iniciou diligências para defender a atividade dos seus representados, reivindicando medidas urgentes e uma suspensão dos prazos nos tribunais das zonas afetadas, bem como a criação de um mecanismo jurídico permanente de apoio extraordinário às vítimas de catástrofes.

      Para além da suspensão dos prazos processuais nas comarcas abrangidas pela situação de calamidade, decretada por resolução do Conselho de Ministros, o bastonário propõe ainda a criação de um mecanismo jurídico permanente de apoio extraordinário às vítimas de catástrofes (fogos, temporais, cheias ou outras situações similares), algo que seja ativado de forma automática, sem necessidade de se mendigar ou reivindicar o que quer que seja, nem de improvisar.

      A proposta quer envolver o Governo, as autarquias e a Ordem dos Advogados no tal mecanismo que seria integrado no sistema de representação oficiosa, e estaria sempre disponível para ser acionado de imediato quando necessário, “evitando que se tenha de improvisar respostas a cada nova emergência”.

      João Massano considera essencial que o futuro plano de emergência integre uma parceria com a Ordem dos Advogados, “permitindo uma resposta articulada e eficaz perante cenários excecionais que perturbem o acesso à justiça e aos tribunais”.

      Enquanto isso não sucede, a Ordem dos Advogados disponibiliza-se para prestar apoio às vítimas da tempestade Kristin através de uma rede de apoio jurídico, como já tinha feito no caso dos lesados pelos incêndios do verão passado. “Contudo, esta iniciativa só será eficaz com o apoio essencial do Governo e dos municípios afetados, através da colaboração na identificação das vítimas, na articulação com os serviços locais e na divulgação junto das populações”, avisa João Massano, que tem dito que o apoio jurídico às vítimas dos fogos rurais ainda não avançou por falta de empenhamento da Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

      “Os constrangimentos ao acesso e utilização do sistema informático de suporte à atividade dos tribunais, bem como a impossibilidade prática de atos processuais por efeitos diretos do temporal (vias intransitáveis, encerramento de edifícios judiciais, falhas de energia e telecomunicações), deverão considerar-se, para todos os efeitos e independentemente de requerimento ou prova, justo impedimento à prática de atos processuais que devam ser praticados pelos sujeitos e intervenientes processuais, magistrados e secretarias judiciais ou do Ministério Público, até que a situação de exceção se mostre debelada”, alega João Massano.

      O bastonário solicita ainda à tutela a definição de regimes de funcionamento mínimo dos tribunais e serviços do Ministério Público nas zonas afetadas, com canais alternativos para entrega de peças urgentes e indicação de contactos de contingência em caso de encerramento físico.

      Estas medidas, justifica, visam proteger a segurança e saúde de magistrados, advogados, funcionários e demais profissionais do sector, bem como assegurar a continuidade da função jurisdicional.

      O Ministério da Justiça anunciou que está a “tratar de todas as diligências necessárias” para repor a normalidade nos serviços do setor no distrito de Leiria, um dos mais afetados pela tempestade.

      Numa publicação nas redes sociais, o Ministério de Rita Alarcão Júdice adiantou que se encontra a “tratar de todas as diligências necessárias para assegurar a reposição da normalidade no mais curto prazo possível, salvaguardando o regular funcionamento dos serviços da Justiça e a segurança de todos”.

      Uma equipa de técnicos do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) e da Direcção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) deslocou-se esta última sexta-feira a Leiria, onde reuniu com o administrador judiciário e a presidente da comarca para fazer um levantamento dos danos causados pela tempestade Kristin nos equipamentos do sector.

      “O Ministério da Justiça vai continuar a acompanhar, em permanência, os impactos da tempestade Kristin, em especial no distrito de Leiria, através do IGFEJ e da DGAJ e em articulação com as entidades competentes”, salientou o comunicado do Ministério.

      O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo, entretanto, prorrogado o prazo até 08FEV.

Vento(DDOJ).jpg

      Fontes: “Diário de Leiria”, “Jornal Económico” e “Público”.

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:01


18 comentários

De Anónimo a 01.02.2026 às 08:59

Problema é  sempre o tempo de resposta 


Triste País 

De Anónimo a 01.02.2026 às 09:13

Força  a todos os afetados pelo temporal do país  real.


E não  tenham medo do ventura que não  come ninguém  como os chineses  também  não  comeram criancinhas


Temham medo mas é  do ministério  da justiça  e seus tentaculos isso sim mete medo!

De Anónimo a 01.02.2026 às 11:27

a hidra também tinha várias cabeças e quando lhe cortavam uma nasciam duas ou mais

De Anónimo a 01.02.2026 às 15:37

Só  borrados

De Anónimo a 01.02.2026 às 19:06

A questão não é ter medo do Ventura ou não, mas sim ter o mínimo de decência, inteligencia e responsabilidade, para não ponderar sequer que um porco fascista venha a ter qualquer tipo de poder, além da influência que já tem neste governo fraco e ridículo.
Não se espera que não sejas burro e asno, mas ao menos devias ter vergonha em não te aproveitares da desgraça de muitos para fazeres propaganda política.

De Anónimo a 01.02.2026 às 20:41

Sim decência 
Uii
Aii
Virgem 


Aii


Uii

De Anónimo a 01.02.2026 às 10:45

Agora com o siadap não vale a pena esforçarmo-nos muito.


Tudo pela rama, devagarinho e a travar.


A minha única motivação é o dia 21.

De Anónimo a 01.02.2026 às 15:25

Que trabalhem os auxiliares que querem ir para escrivão!!


Sempre com muito grau e muito prestígio!!

De Anónimo a 01.02.2026 às 15:38

Certeiro 

De Anónimo a 01.02.2026 às 11:29



A minha solidariedade com as vítimas da depressão Kristin que atingiu Portugal, em especial com as famílias das vítimas mortais.

De Anónimo a 01.02.2026 às 15:38

Solidariedade  não  faltará. Falta mais!

De Anónimo a 01.02.2026 às 15:39

Pelo  ROUBO  de 2001 a 2005
Baixa

De Anónimo a 01.02.2026 às 18:57

👍

De Anónimo a 01.02.2026 às 19:53

Mas pagam-te sem fazeres nada. Achas que é justo ???....

De Anónimo a 01.02.2026 às 22:27

Achas justo o roubo?,??
Ve-se que nunca soubeste o que é  sair de casa e ser roubada. 
Menininha da mamã e do papá 

De Anónimo a 01.02.2026 às 22:46

De Anónimo a 01.02.2026 às 15:39




este, provavelmente, nem está de baixa


está, pelos vistos, a tentar chamar a atenção para que os preços pagos aos que estão de baixa baixem:


"usam a baixa para isto então vamos ter de lhes pagar menos"


é propaganda baixa 


e depois aparece um colega numa reunião e dá em cima dos "baixistas" (todos) que não querem fazer nada (os doentes são todos uns parasitas)


e resolve-se, porque já pensavam nisso, no regime convergente equiparar aos da segurança social e o colega lá vai para outro ministério para diretor de serviços ou subdiretor geral e muitas vezes, a maior parte deles tem ligação aos sindicatos e depois dizem a estes: não vos avisei.

De Anónimo a 01.02.2026 às 19:12

Esta Cheganada suina, mesmo depois do cerco sanitário que estão a ser alvos, da direita à esquerda, políticos e eleitores, ainda continuam a achar que estão certos.
Ninguém tem medos de vocês seus javardos!
É mesmo nojo.

De Anónimo a 01.02.2026 às 22:28

Adoro ser o teu suino e o teu nojo


Adoro
Adoro
Adoro
Virgem
Adoro

Comentar Artigo



bandeira-portugal-imagem-animada-0012 bandeira-ucrania-imagem-animada-0001
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Subscrição por e-mail
Receba todos os dias o artigo do dia no seu e-mail. Peça para:
oficialdejustica.oj.portugal@gmail.com

saiba+aqui

..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linhas telefónicas e entidades de
APOIO AOS CIDADÃOS

Aceda por AQUI ao documento de compilação de todas (ou quase todas) as muitas linhas telefónicas e entidades que vimos acrescentando.
..................................................

Meteorologia

VIANA DO CASTELO PORTO LISBOA FARO PONTA DELGADA FUNCHAL

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2026

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Arquivo

  1. 2026
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2025
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2024
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2023
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2022
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2021
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2020
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2019
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2018
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2017
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2016
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2015
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2014
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2013
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    IssoMuito medo!!!Afinal temos magistrados que nos...

  • Anónimo

    Adoro ser chegano também contra gente como tu que ...

  • Anónimo

    disseste sim, porque uma árvore não faz a floresta

  • Anónimo

    Claro que adoras.A inutilidade e o intestino ligad...

  • Anónimo

    Sim querida.Mamas tu cheia de inveja de quem não ...

  • Anónimo

    O PCC e o Comando Vermelho já estão aí em força. C...

  • Anónimo

    Para o das 17:23Depois queres continuar a mamar e ...

  • Anónimo

    MedoMedoMedoUhhhhhh

  • Anónimo

    A morte está certa!!Tens medo, não saias de casa...

  • Anónimo

    Que medo

  • Anónimo

    Adoro ser chegano inútil Adoro mesmo!!!

  • Anónimo

    E se for assistente técnico? Qual é o problema? Di...

  • Norte

    Este foi um falso alarme, mas os tiros no carro da...

  • Anónimo

    Não se preocupem, com ou sem o vosso Adolf Ventura...

  • Anónimo

    Isso mesmoMedoBloguers apelem mais ao medoUiiiAiii...

  • Anónimo

    AiiiiiiQue medo da licença sem genvimento querida

  • Anónimo

    Peçam grau 4 agora

  • Anónimo

    Daqui a dias metem-te em licença sem vencimento.

  • Anónimo

    Tenham medoUuuhhhhhhMedoUuuuuu

  • Anónimo

    Essa foi a primeira.A segunda vai ser quando nos a...

  • Anónimo

    A minha bomba é estar de baixa contra o ROUBO do...

  • Anónimo

    Bombistas nos tribunais é o que há mais e boŕ...

  • Anónimo

    estás a denegrir o trabalho dos oficiais de justiç...

  • Anónimo

    Coitadinho do fascista de meia tijela, hoje é que ...

  • Anónimo

    Os bombistas não ameaçam as mesas de voto??Afina...



oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................