Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 8 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

...............................................................................................................................
| | | - COVID-19
[1] - Compilação de Sugestões de Medidas de Proteção Práticas para Oficiais de Justiça
[2] - Consulte aqui os dados oficiais diários atualizados da DGS e infografias
[3] - Consulte também aqui, em primeira mão, as notícias que a agência Lusa fornece para a comunicação social, entretanto com acesso gratuito

...............................................................................................................................
FERIADOS MUNICIPAIS NESTA SEMANA:
- 10MAI-Seg - Ponta Delgada.
- 12MAI-Qua - Aveiro.
- 13MAI-Qui - Alcanena, Alenquer, Almeirim, Alter do Chão, Alvito, Anadia, Ansião, Arraiolos, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Beja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Estremoz, Golegã, Loulé, Mafra, Marinha Grande, Mealhada, Melgaço, Monchique, Mortágua, Oliveira do Bairro, Quarteira, Salvaterra de Magos, Santa Comba Dão, Sobral de Monte Agraço, Torres Novas, Vidigueira, Vila Franca de Xira e Vila Real de Santo António.
- 14MAI-Sex - Vouzela.
- 15MAI-Sab - Caldas da Rainha.
- 16MAI-Dom - Fafe.
& pode ver + no Calendário do Oficial de Justiça 2021
...............................................................................................................................

Quarta-feira, 07.04.21

Não, não tem havido muitas greves de facto mas muitas apenas faladas

      No ano passado (2020) o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) não convocou nenhuma greve. Nesse mesmo ano, o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) marcou uma greve de 3 dias, de 30SET a 02OUT, e uma greve para quase todo o ano (de 22JAN a 21DEZ) ao serviço fora das horas normais de expediente.

      Este ano (2021), o SOJ ampliou o meio de luta convocando uma greve de 5 dias, permitindo aos Oficiais de Justiça endurecer a luta, agora de uma forma mais longa e efetiva, como tantas vezes prometido.

      Assim, constatamos como as greves têm sido marcadas de forma muito comedida, havendo até uma estrutura sindical que optou por não marcar nenhuma greve.

      Esta nova greve não é, pois, mais uma greve, é, antes, uma, ou a maior, Greve Geral de Todos os Oficiais de Justiça dos últimos anos.

      É necessário que os Oficiais de Justiça tenham noção que o esforço tem que ser feito em face do desleixo e do desprezo a que a carreira está votada.

      Não vamos aqui voltar a elencar todos os aspetos essenciais que têm sido menosprezados e espezinhados pelo Governo, também não vamos voltar a fazer diagnósticos da situação.

      Todas as análises e todos os diagnósticos, a par de todos os prazos e de todos os incumprimentos, tudo está já sobejamente esclarecido, não só aqui nos nossos artigos diários, como em todas as informações sindicais.

      Então o que falta agora? Falta precisamente o escrupuloso cumprimento de todos e cada um dos cinco dias da Greve Geral de Todos os Oficiais de Justiça.

      Claro que o esforço é enorme apenas sendo atenuado porque se refletirá no vencimento de junho, aquando do recebimento do subsídio de férias.

      Esta oportunidade tem que ser aproveitada por todos os trabalhadores humilhados e ainda por aqueles que, embora não se sintam de tal forma, devem ser solidários com os seus colegas.

      Este momento constitui-se como um momento de agir e não como mais um momento de pensar sobre o que é que se deveria fazer ou se o Governo cumpre ou não cumpre a palavra ou a lei ou seja lá o que for. Todos estes aspetos estão já mais do que claros e os prazos perfeitamente ultrapassados, pelo que já só resta realmente a ação e, nesta, a oportunidade que todos têm agora de demonstrar que não estão anestesiados mas despertos, ativos e, antes de mais, decididos.

Decidida+Folha=EAgora.jpg

      A Greve Geral de Todos os Oficiais de Justiça começa no próximo dia 12ABR-SEG e termina no dia 16ABR-SEX.

      Esta não é uma greve para os que ganham menos, estão deslocados de casa, não conseguem ser promovidos, nem transferidos ou destacados, isto é, uma greve apenas para os mais prejudicados. Esta greve é também para os acomodados, para os que auferem maiores vencimentos, para os que conseguiram ser promovidos e estar perto de casa, e porquê? Porque também estes, sem o saberem ou sentirem, também estes estão também a ser prejudicados porque poderiam estar ainda mais confortáveis e rodeados de colegas satisfeitos.

Greve-Carregando=Faltam4dias.jpg

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:07


20 comentários

De Anónimo a 07.04.2021 às 11:35

Infelizmente não me parece que esta greve tenha qualquer utilidade e a adesão deverá ser bastante reduzida. Num Estado em que o estado das coisas leva a que democracia todos os dias seja colocada em causa, a greve não provocará qualquer dano visível que não ser a perda de mais dinheiro pelos o.j. A profissão mudou, hoje em dia é impossível juntar um elevado número de oficiais de justiça com um propósito comum relativo à profissão, como existia no fim do século passado. Infelizmente nessa altura o futuro da profissão não foi pensado, e a partir dessa altura andou-se a reboque da cenoura da integração do suplemento e pouco mais. Por outro lado, as actuais contingências de trabalho do o.j. nomeadamente com a gestão do teletrabalho, permitem que muitos não se desloquem e que tenham assim aquele "tempinho" para tratar dos assuntos que, noutras circunstancias, as greves permitiam. Pouca utilidade, fraca adesão.

De OJ. a 07.04.2021 às 13:14

Continuo a dizer que não somos uma classe unida e não fazemos mossa nem sequer cócegas ao governo... Mas este dano que estão a provocar à carreira vai se repercutir nos próximos 20/30 anos... Os que podem saltam fora para melhor, e normalmente são quem tem mais habilitações... Quem não pode está desmotivado e sem vontade de alterar o que quer que seja... Caminhamos para o precipício...

De Anónimo a 07.04.2021 às 13:19

Sem dúvida.

De Anónimo a 07.04.2021 às 18:33

Vamos lá. Não se deixem abater. Não há mal que sempre dure, nem bonança que nunca acabe.

Só se vive uma vez.

E a vida não é só materialismo, também é civismo.

Pré Aviso Greve Aleatória, já.

De Anónimo a 07.04.2021 às 18:06

Não deixa de ser curioso que os discursos de protesto assentem quase sempre na falta de unidade da profissão. O discurso (zinho) dos lambe-botas, dos fura-greves e outros que tais como sendo o principal problema da profissão, levaram a que questões laterais e comuns a todas as profissões, tenham absorvido e continuem a absorver o "pensar" sobre a profissão. Questões efectivamente fracturantes, como por exemplo a questão da saída das execuções dos tribunais (que continua agora com aquelas relativas ao apoio judiciário), pouco dizem à maioria dos oficiais de justiça. Os próprios sindicatos têm outras agendas. Na altura todos os esforços deveriam ter sido feitos para a equiparação da profissão à dos solicitadores, com cisão se necessário da própria carreira. Não estaria agora a profissão a adivinhar o desastre que se anuncia e que, de certo modo, se verifica já todos os dias nas secretarias. Basta falar com um qualquer delegado sindical para perceber duas coisas, que está a tentar fazer a sua carreira sindical, uma vez que a outra se eclipsou, e que as suas ideias sobre a profissão se resumem à reforma e aos aumentos salariais. A perda de competências da profissão que continua face à "nova justiça" parece não incomodar ninguém, aliás, parece que ninguém dá por isso, tal a apatia que se sente. É mais fácil dizer que não existe união e que a culpa é sempre dos outros.

De Anónimo a 07.04.2021 às 18:46

Muito bem.

De Anónimo a 07.04.2021 às 18:49

Passos Coelho concretizou a maior privatização e encarecimento da Justiça de que há memória, a reboque de uma falácia da poupança de meios do Estado, entenda-se, não pagamento, não promovendo e desconsiderando os OJ.

De Anónimo a 07.04.2021 às 19:18

Para a Assembleia da República é que nunca faltam meios de primeira.

Ah! Mas os políticos não são funcionários públicos.

De Anónimo a 08.04.2021 às 12:20

Parabéns. Dos comentários mais lúcidos, pertinentes e densificados que já vi. Na mouche. A questão do progressivo mas inexorável esvaziamento de competências é a central na nossa carreira. Quererem que os OF sejam pagos como OF quando cada vez mais se comportam e tem competências de meros administrativos... ( com todo o respeito pela dignidade das funções e competências dos admnistrativos).

De Anónimo a 08.04.2021 às 14:58

Ora aí está. A atitude, em muitos, não é de Oficial de Justiça.

Existe um não saber estar generalizado.

O tu cá, tu lá.
A falta de reserva quanto a companheiros de profissão.
A contante tentativa de ingerência na vida alheia.
Os constantes discursos subliminares, cheios de nada, mas fonenstos para a honra dos visados.

Muito bem observado. É uma questão de berço, não de ouro e presunçoso, mas educacional.

De Anónimo a 07.04.2021 às 19:25

Maior desconsideração do que esta a nunca antes tinha sido vista!

Discriminação social, em matéria de estatutos e no direito de proteção à saúde.

Colocaram-nos em último lugar na lista de espera.

Estatutos revistos para as Magistraturas (com aumentos salariais e subsídios nunca antes visto) e vacinação prioritária.

Nem Passos Coelho se atreveu a tanto num momento difícil para o país (sacrifícios para todos sem discriminação).

Vieram tempos de bonança e fomos discriminados e relegados para o fim.

De Anónimo a 07.04.2021 às 20:28

As hostilidades foram abertas pelo Sr. Sócrates Pinto de Sousa.

Disse em audiência parlamentar: "... o que têm de especial os Oficiais de Justiça para..."

A estucada final, essa, foi do Sr. Passos Coelho, mais concretamente da estranha Ministra "von Hafe".


Faria melhor?

Obviamente faria diferente.

De Anónimo a 07.04.2021 às 20:50

Recordar a historia das legislaturas mais recentes.:

600 eram poucos!

Agora são demais!

https://tvi24.iol.pt/sociedade/conselho-superior-da-magistratura/600-oficiais-de-justica-e-bom-mas-nao-chega

De Anónimo a 07.04.2021 às 20:39

Quando eu não quero que uma bicicleta ande, não querendo ser óbvio na minha vontade, o que faço?

Vou tirando ar aos pneus e uns raios às rodas.

Moral da história?

O que pretendo atingir com o seu não andamento?


Pensem.

P. s.

Venha um Macedo para a justiça, à semelhança do das finanças.


Até lá, Autos de escriba, como há 40 anos. Notificações mal paradas por falta de testemunhas, devido a legislação arcaica, mas conveniente à injustiça Penhora de tarecos, permitindo a dissipação do valoroso. Custo absurdo para recorrer à Justiça. Dúbias condições para benefício de apoios judiciários. Entre outros.

De Anónimo a 07.04.2021 às 21:19

Comunicado do SFJ:

"Encontra-se decretada pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) uma greve que decorrerá entre 12 e 16 de Abril em protesto contra” o não pagamento de horas suplementares”  e o “ trabalho forçado/escravo”. 

As lutas dos oficiais de justiça são justas e justificadas em face do comportamento do MJ, pelo que todos devem lutar e aderir à greve"

Parabéns a António Marçal e a todos os corpos sociais do SFJ por esta tomada de posição.

Somos todos Oficiais de Justiça e independente das filiações ou convicções partidárias chegou a hora de por termo a esta política discriminatória do Ministério da Justiça!


De Anónimo a 07.04.2021 às 23:11

Será que estamos a assistir a uma verdadeira viragem!

Se sim, é de louvar.

P. s.

Pré Aviso de Greve Aleatória, já.

Fonestas consequências, perdas minimas.

De Anónimo a 08.04.2021 às 00:20

Pena é andar uma dirigente do SFJ Lisboa, acompanhada de um delegado sindical, hoje, no campus da justiça, a transmitir que a greve é do SOJ, mas que quem quiser pode aderir... lógico, quem quer pode aderir... Seguramente haverá mais palestras nos próximos dias.

De Anónimo a 08.04.2021 às 09:40

eheheh tudo dito quanto a posturas!

De Anónimo a 08.04.2021 às 12:26

Colega, é um afortunado. Aqui, a delegada sindical nem muge, nem tuge... Enfim, nada de novo. Parece que o pessoal do sindicato só existe para terem faltas justificadas, passei..., perdão, deslocações e estadias em "congressos" (nos quais já tudo já está decidido à partida). Chegada a altura de se falar abertamente sobre o bafio, a poeira, a cristalização dos sindicatos, nomeadamente, do mais representativo?

De Anónimo a 09.04.2021 às 09:26

ehehe! nem muge nem tuge! tudo dito!

Comentar Artigo



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
MEDIDAS e Sugestões de Proteção Prática para Oficiais de Justiça
Veja a compilação de sugestões recebidas até ao momento e envie o seu contributo para o e-mail:
OJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos. Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2021

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Subscrever para receber e-mail

Pode receber no seu e-mail cada artigo aqui publicado, para isso basta indicar o seu e-mail e depois ir lá confirmar a subscrição na mensagem que lhe será enviada. Simples, automático e recebendo cada artigo logo que publicado. .................................................

Escreva abaixo o seu endereço de e-mail:

Não esqueça ir depois ao seu e-mail confirmar a subscrição (se ocorrer avaria comunique).


Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Não estou em erro. Eu fiz essa greve!O problema é ...

  • Anónimo

    Concordo! triste sina!

  • Anónimo

    Migalhas para uns, é certo. Mas para outros, aquel...

  • Anónimo

    Mais grave, veja mais além, note que grão a grão l...

  • Anónimo

    migalhas

  • Anónimo

    Em desabafo com outra colega, e porque já nada ma...

  • Anónimo

    Vergonhoso o projecto lei dos verdes, quando vemos...

  • Anónimo

    Haja alguém que olhe por nós, vá-lha-nos Deus! Irr...

  • Anónimo

    Mais 15,5%. É sempre a subtrair até ao limiar da p...

  • Anónimo

    Uns têm direito à jubilação a 100% da remuneração ...

  • Anónimo

    Vergonhoso o projecto lei dos verdes, quando vemos...

  • Anónimo

    Do regime diferenciado da aposentação passamos par...

  • Anónimo

    Se assim considera, é porque tem razões. Mas está ...

  • Anónimo

    E ala é o quê

  • Anónimo

    Errado!O subsídio de recuperação foi um aumento de...

  • Anónimo

    Está boa, a não esquecer "Grefier".Os ministros in...

  • Anónimo

    Com papas e bolos...

  • Anónimo

    Quer o SOJ acompanhe ou não a greve do SFJ, o deve...

  • Anónimo

    Integração do suplemento em 2022? Não pode ser. Is...

  • Anónimo

    Nada de novo para os escravos da (in)justiça

  • Anónimo

    PALAVRAS LEVAS O VENTO HÁ ANOS E ANOS

  • Anónimo

    Isso já nos leva para o campo da (des)organização ...

  • Anónimo

    Os OJ já se aposentam aos 65 anos.O Sr. Sócrates f...

  • Anónimo

    Revisitar a história da luta dos Oficiais de Justi...

  • Anónimo

    Os esquecidos da Justiça reclamam um regime difere...




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter, no "Blogs Portugal", no "Reddit" e no WhatsApp, ou seja, em 7 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Reddit (OficialJustica)

    6- WhatsApp

    7- Assinantes por "e-mail"






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................