Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 13 ANOS de publicações DIÁRIAS especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Bem-vindo(a) à página do Diário Digital dos Oficiais de Justiça de Portugal. Aqui encontra todos os dias informação com interesse geral para o mundo da Justiça e em particular para os Oficiais de Justiça. Desfrute!
...............................................................................................................................

FERIADOS MUNICIPAIS NESTA SEMANA:
- 07JUL-Seg - Figueira de Castelo Rodrigo.
- 08JUL-Ter - Amarante e Chaves.
- 10JUL-Qui - Miranda do Douro.
- 11JUL-Sex - Arcos de Valdevez e Santo Tirso.
& pode ver + no Calendário do Oficial de Justiça para 2025

...............................................................................................................................

RECONSTITUIÇÃO DA CARREIRA PELO TEMPO DE PROVISÓRIO
Pode aceder por AQUI à folha de cálculo que criamos (Excel) como um exemplo do cálculo da diferença do período de provisoriedade (exemplo para um Escrivão ou Técnico de Justiça Auxiliar, de 1999 a 2023) para cumprimento da sentença do TACL. - Pode saber mais e tudo sobre este assunto consultando os artigos a que acede por AQUI, por AQUI, por AQUI, por AQUI e por AQUI.

...............................................................................................................................

Quinta-feira, 03.07.25

O desassossego da carência e da caridade da informação

      Também o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) divulgou ontem, na sua página oficial, uma informação sindical sobre a reunião do passado dia 30JUN, acrescentando ainda agora informação sobre a anterior reunião ocorrida a 18JUN.

      Relativamente à reunião de 18JUN, diz o SOJ que o assunto principal discutido foi o do próximo Movimento Extraordinário e seus aspetos novos, especiais e extraordinários, conforme aqui já divulgamos, tendo o SOJ entendido como “ponderado aguardar pela conclusão do processo, o que ocorreu com a publicação do DL n.º 85-A/2025, de 30JUN, para dar nota da reunião.”

      Ou seja, os Oficiais de Justiça tiveram de esperar de 18JUN até ao dia 02JUL para saber algo sobre a reunião, através deste sindicato, devido àquela cautela ou prudência comunicacional para com os seus representados.

      Não é muito tempo? É toda uma eternidade em face do momento pelo qual a carreira atravessa.

      Desde há anos que, sistematicamente, lamentamos todo esse alegado extremoso cuidado comunicacional por parte das estruturas sindicais para com os seus trabalhadores e até, precisamente por isso mesmo, já no longínquo ano de 2013, iniciamos esta iniciativa comunicacional, justamente para suprir essa carência que, tão desassossegadamente, ainda hoje se constata, embora seja apresentada com o acompanhamento de uma desculpa como a da alegada prevenção ou sensatez.

      A prevenção necessária é estar sempre de cara voltada para os Oficiais de Justiça; a ponderação a ser tomada é a de ter sempre todo o cuidado de informar – prontamente – os Oficiais de Justiça, não só porque os representam, neste ato e momento tão relevante para a carreira, a todos – a absolutamente a todos –, como, especialmente representam aqueles que lhes pagam as quotas mensais. E é nisso que deve residir a prudência sindical: na informação rápida, ainda que incompleta e a completar posteriormente ou oportunamente.

      Por exemplo (por favor tomem boa nota): uma reunião no dia 18JUN deveria dar uma nota informativa, ainda que de uma linha só, no próprio dia 18JUN, podendo o resto, com mais, ou menos, pormenor; com mais, ou menos, ponderação, ser posteriormente comunicado.

LupaFunilVisaoAudicao1(DDOJ).jpg

      Continuando a ler a nota informativa do SOJ:

      «O movimento ordinário, como é público, foi bastante limitado, mas havia sido discutido com os Sindicatos, no que é prática nova, e, assim, foi possível reivindicar um movimento extraordinário, junto da Senhora Diretora-geral. Movimento que permite a todos concorrer, sem amarras, fazendo-se justiça à carreira.»

      Finalmente, os Oficiais de Justiça – todos exceto os que estão em período probatório –, vão ter um Movimento “sem amarras”, como refere o SOJ, podendo, pela primeira vez, todos se candidatarem à movimentação, sem a contabilidade da amarração ao ano, aos dos dois anos e mesmo ao compromisso dos três anos, como aqui explicamos no artigo desta última terça-feira, 01JUL, intitulado: “A Lista, o novo DL e a Reunião; tudo aqui”.

      De resto, as demais informações são as que os Oficiais de Justiça já obtiveram, quer nesta página, quer pela mais rápida publicação de informação por parte do SFJ.

      Realçamos, no entanto, mais uma vez, aquilo a que chamamos “arrependimento” e o SOJ denomina como “pragmatismo”. Diz assim:

      «De salientar que, pese embora a situação funcional de ambas as carreiras esteja salvaguardada, entende o SOJ, e entendeu sempre, mas temos de ser pragmáticos, que as carreiras do Judicial e do Ministério Público, devem estar separadas.

      O Governo, SEAJ e SEAP, entenderam as razões apresentadas, mostrando-se disponíveis para que a matéria seja revista.»

      A este propósito já nos referimos, aquando da apreciação da nota informativa do SFJ, referindo que as duas categorias, a que os sindicatos acordaram reduzir a carreira, estão agora a defender, no mínimo, a sua duplicação, tentando ressuscitar as duas carreiras que igualmente acordaram extinguir.

      O SOJ vem agora dizer que acordou naquela extinção porque “temos de ser pragmáticos”, porque “entende e entendeu sempre” que deveriam estar separadas as duas carreiras, embora tenha assinado o contrário daquilo que “entende e entendeu sempre”. Ora, isto soa perigoso.

      Por fim, aborda ainda o SOJ a necessidade de prolação de um despacho de aclaração, por parte da DGAJ, relativamente a um aspeto do Decreto-lei, que se relaciona com assunto a que os Oficiais de Justiça tanto se vêm referindo diariamente nos comentários, digladiando-se as mais severas posições e rasgadas opiniões, motivo pelo qual nem sequer nos vamos referir a tal assunto, pelos inflamados ânimos.

      É recorrente o apelo à aclaração disto ou daquilo e se bem que o segundo decreto-lei aporta alguma aclaração a alguns assuntos do primeiro, tanto um como o outro ainda se mostram carentes de, por caridade, mais um bom par de aclarações.

      Tudo isto demonstra, mais uma vez que passar a informação aos Oficiais de Justiça é uma necessidade inexorável e que ouvi-los a todos, seja nos seus mais extravagantes devaneios, seja nos mais sensatos comentários, é algo imprescindível para fazer nascer o debate, a análise, os problemas, as consequências e, claro, as formas possíveis de resolução.

      É impensável que todo o futuro da carreira dos Oficiais de Justiça seja decidida de costas voltadas para os mesmos, num par de reuniões à porta fechada, por meia-dúzia de indivíduos que já demonstraram não ser capazes de problematizar e antecipar tudo, esse mesmo tudo que tão bem analisam os mais de 7 mil indivíduos a quem, afinal, as normas estatutárias se destinam.

LupaFunilVisaoAudicao2(DDOJ).jpg

      Fonte: “SOJ-Info-02JUL2025”.

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:03


29 comentários

De Anónimo a 03.07.2025 às 08:32

A postura do SOJ de não aceitar uma crítica é triste. Basta ver a caixa de comentários no facebook, é lamentável. Subscrevo este artigo. Uma reunião dia 18 e somente passado 2 semanas é que a carreira sabe o teor da mesma? É sério isto? Isto só vai com um novo sindicato, sem vícios. E digo isto com muita pena porque via o SOJ com uma postura totalmente diferente do SFJ mas nos últimos tempos vejo demasiado autoritarismo com os Colegas e muita simpatia com o governo.

De Anónimo a 03.07.2025 às 15:14

Só tenho a dizer bem do SOJ, sempre que lhe coloco alguma questão.
Respondem prontamente quer por mail quer por telefone.

De Zorro a 03.07.2025 às 08:33

Parabéns sr articulista.
Tocou num ponto, dos mais importantes a discutir e a rever com e pelos dirigentes sindicais.
Falta de informação, falta de noção em saber o que é ser si sindicalista.
O dirigente sindical serve, não se serve, informa, não se assoberba da  informação, é humilde e despretensioso, não se vale da informação para se fazer de importante 
Regina, toma atenção 




De Anónimo a 03.07.2025 às 09:00

Obrigado  bloguers pela informação  que dão  a todos os ojs, fazendo mais do que os sindicatos.
Obrigado  pela vossa comunicação  trabalhosa, mas de grande utilifade e atempada

De Phenri a 03.07.2025 às 09:01

Confesso ter sido bem enganado pelo SOJ. O que parecia um sindicato responsável revelou-se de uma soberba sem par na forma como responde àqueles que diz representar. Se algo tenho por certo é que nem mais um minuto de “luta” recebem daqui.

De Anónimo a 03.07.2025 às 12:07

2.

De Anónimo a 03.07.2025 às 09:48

Do texto apenas retive «(...) ouvi-los a todos, seja nos seus mais extravagantes devaneios, seja nos mais sensatos comentários, é algo imprescindível para fazer nascer o debate, a análise, os problemas, as consequências e, claro, as formas possíveis de resolução (...)».

Tudo o resto diz respeito a considerações que, embora justíssimas, apenas alimentam discussões inócuas e o divisionismo.
De facto, um sindicato, que mais não é que uma associação de trabalhadores, que não decide a partir dos seus membros e que deles esconde as posições que assume perante quem decide sobre os seus interesses socioprofissionais consubstancia, no mínimo, um comportamento antidemocrático, profundamente censurável e motivador de uma destituição automática do cargo.
Quem toma decisões que nos dizem respeito, pela calada e em segredo ou envolto em secretismo, merece total desconfiança e não pode continuar à mesa negocial onde está em discussão o nosso fututo.
Não se pode argumentar que tudo foi feito para o nosso bem, a cuidar e a pensar na classe, quando tudo o que é feito desta forma é exatamente o contrários dos mais elementares princípios de um estado de direito democrático.
Estou farto destes indivíduos (ditos de esquerda) que dirigem os sindicatos e que teimam num certo autoritarismo semelhante ao absolutismo de séculos passados em que se acreditava que "o rei cuidava da felicidade de todos os seus súbditos e estes não tinham que se preocupar com nada apenas acreditar que era assim e prontos, levar a sua vidinha para diante".
Não é assim. Já não é assim.  Todos nós temos o poder de, a cada momento, participar nas decisões mais importantes e que nos afetam e não podemos ser descartados ou obliterados na discussão dos nossos problemas.
Para mim estas pessoas foram como que uma espécie de "sacanas" para a maioria da classe (no sentido de quem se aproveita de outra pessoa para tirar dela vantagens e benefícios em favor de si próprio; finório, espertalhão) pois que as alterações ao nosso estatuto são demasiadamente benévolas para alguns e extremamente desfavoráveis para muitos outros.
É a minha opinião pessoal e com todo o respeito e consideração que me merecem não tenho como dizê-lo de outra forma - aceitaram alterações estatutárias sem saberem que caminho levavam, o que era pretendido para a carreira e fizeram-no apenas pelo benefício de alguns, de muito poucos.

De Anónimo a 03.07.2025 às 10:06



De facto a falta de informação atempada por parte dos sindicatos é gritante 


e provoca ansiedade na vida de todos


obrigado a este blogue

De Anónimo a 03.07.2025 às 10:47

Autor do blogue avança com um sindicato


Tens o meu apoio

De Anónimo a 03.07.2025 às 12:07

Façamos isso acontecer 

De Anónimo a 03.07.2025 às 12:37

Subscrevo

De Anónimo a 03.07.2025 às 16:19

subscrevo

De Anónimo a 03.07.2025 às 12:24

E agora quando um técnico de justiça concorre no movimento é para fazer o quê no lugar de destino? Funções de auxiliar ou adjunto? Fica arriscado...

De Anónimo a 03.07.2025 às 14:00

Contario das12.24:
É para fazer o que o Escrivão determinar. Todos têm que adquirir competências para tudo

De Anónimo a 03.07.2025 às 18:48

O auxiliar, em muitos Tribunais, faz tudo. 

De Anónimo a 03.07.2025 às 18:49

O adjunto é que não, em muitos Tribunais, não faz sala.

De Anónimo a 03.07.2025 às 13:27

Na mouche.
SOJ é o SFJ 2

De Anónimo a 03.07.2025 às 13:40

12.24:  que pergunta! Técnico de justiça agora faz tudo.Se não sabe vai  depois aprender! Foi o que os sindicatos quiseram.
Não há incentivos a promoções, ao mérito.
A carreira está .......
O artigo de hoje fala na falta de informação e ela ao longo dos anos sempre foi deficiente junto dos sócios pagantes. Chega-se a saber algo mais cedo, antes que o comunicado saia, porque a informação privilegiada sempre foi guardada, mas houve sempre  e há, quem de fora dos sindicatos tenha acesso a ela ( são os amigos dos amigos  )e são os de fora que falam.
Nāo se entende é tudo nāo ser divulgado de imediato, uma vez que são os sócios a razão de existirem sindicatos.
Pouca cultura democrática, decorridos 51 anos do 25 de abril.Não é porque são eleitos ( no SFJ) é hoje o dia, que podem decidir tudo sózinhos, mais o governo.
Estão previstos Plenários locais que, antes do acordo, deviam ter sido realizados e não assinar nada sem o consentimento dos presentes.
Esta iniciativa diária faz a diferença na informação. 

De Anónimo a 03.07.2025 às 15:19

Certinho

Comentar Artigo


Pág. 1/2



bandeira-portugal-imagem-animada-0012 bandeira-ucrania-imagem-animada-0001
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Subscrição por e-mail
Receba todos os dias o artigo do dia no seu e-mail. Peça para:
oficialdejustica.oj.portugal@gmail.com

saiba+aqui

..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2025

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Com esta nova Presidente do SFJ, o SOJ deve abrir ...

  • Anónimo

    48 horas depois e estão em SILÊNCIO PROFUNDO. E o ...

  • Anónimo

    a prova de como o sfj não é para os sindicatos mas...

  • Anónimo

    o desrespeito pelos associados é inacreditavél.

  • Anónimo

    E comunicação aos sócios, ainda não ?!!!!

  • Anónimo

    O Sindicato SMMP tem muitas parecenças com o SFJ e...

  • Anónimo

    Afinal o SFJ tem novo presidente, segundo consta n...

  • Anónimo

    eles sabem, nós é que não. por isso devíamos ir na...

  • Anónimo

    òdio mesmo!Não te sentes roubado e espezinhado, po...

  • Anónimo

    pois De manhã:CLS :como num dia normalDe tarde: Tu...

  • Anónimo

    Certinho, mas triste

  • Anónimo

    Comentário das 10H35: Não é necessário dar o seu a...

  • Anónimo

    É uma vergonha não ser já anunciado a abertura de ...

  • Anónimo

    Tem de haver limites para a estupidez!Falando da q...

  • Anónimo

    O SFJ deve estar a contar os votos... O SOJ a dorm...

  • Anónimo

    Os nossos sindicatos deveriam ter apoiado a greve ...

  • Anónimo

    E vão dois!!!Haja quem se imponha perante os ditad...

  • Anónimo

    Se os critérios forem aqueles de que tenho ouvido ...

  • Anónimo

    Vergonhosa a maneira como somos tratados.E essa do...

  • Anónimo

    Quem tem que procurar outro caminho é a gestão des...

  • Anónimo

    O que estão a querer iniciar com os Magistrados do...

  • Anónimo

    Veja lá esses instintos e ódio destilado diariamen...

  • Anónimo

    É demasiado grave, por isso mesmo, porque vedaram ...

  • Anónimo

    De Anónimo a 09.07.2025 às 09:03Ódio é uma atitude...

  • Anónimo

    Solidario com tudo wue seja destrato!!Força!!!



oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................