Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 9 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Bem-vindo(a) à página do Diário Digital dos Oficiais de Justiça de Portugal. Aqui encontra todos os dias informação com interesse geral para o mundo da Justiça e em particular para os Oficiais de Justiça. Desfrute!
...............................................................................................................................

Sábado, 24.09.22

O Fragor do Silêncio

      Na passada semana, com o artigo intitulado “O novo despertar do Conselho Consultivo da Justiça”, aqui publicado no dia 15SET, demos notícia da última reunião desse Conselho que havia ocorrido no dia imediatamente anterior.

      Na altura referimos o interregno de cerca de uma década e salientamos o facto desse Conselho conter, obrigatoriamente, de acordo com a previsão legal (DL.187/2000-12AGO) “Um representante sindical dos Oficiais de Justiça”.

      No entanto, nessa reunião não esteve presente “um representante sindical dos Oficiais de Justiça”, como prevê a norma legal, mas dois; sim, dois, um representante de cada sindicato: um do SFJ e outro do SOJ.

      Esta semana, a 22SET, o SOJ divulgou a sua presença no Conselho Consultivo da Justiça e disse assim, em nota informativa publicada na sua página:

      «O Sindicato dos Oficiais de Justiça participou, dia 14 de setembro, no Conselho Consultivo da Justiça. Participou também o SFJ e demais entidades identificadas no comunicado do Governo.

      O SOJ, no uso da palavra, assumiu as “vestes sindicais” e insistiu nas reivindicações da carreira que representa. Desde logo afirmando que, no que foi aceite, Sua Excelência a Senhora Ministra da Justiça, na reunião do passado dia 2 de maio, se associou à interpretação que o SOJ faz da lei – não é necessária a autorização do Ministério das Finanças, para realizar promoções.

      Este Sindicato, SOJ, finalizou a sua intervenção questionando os presentes se conheciam alguma carreira, excetuando a de Oficial de Justiça, em Portugal ou no estrangeiro, que tivesse como dever a disponibilidade permanente, sem qualquer compensação.

      Questionou, ainda, os presentes, se conheciam alguma carreira, excetuando novamente a dos Oficiais de Justiça, que tivesse por dever trabalhar fora de horas, sem que essas horas fossem remuneradas. Nenhuma entidade foi capaz de “identificar” outra carreira, nessas condições, o que levou o SOJ a concluir que a situação deve envergonhar os presentes.»

      O SOJ divulgou ainda, para além dessa intervenção no Conselho, uma conversa informal com o secretário de Estado adjunto e da Justiça, Jorge A. A. Costa, assim a descrevendo:

      «No final da reunião, informalmente, Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Justiça garantiu-nos que, em breve (entre o final do mês e a primeira quinzena de outubro), será apresentado um projeto de estatuto para a carreira. O SOJ insistiu que há matérias que carecem de resposta imediata.»

      Assim, ficam os Oficiais de Justiça a saber que uma nova versão de projeto de estatuto será apresentado em cerca de três semanas, segundo o secretário de Estado, sendo certo que tudo indica que as ditas “matérias que carecem de resposta imediata”, conforme insiste o SOJ, não deverão ter nenhuma “resposta imediata”.

      Por isso mesmo, os Oficiais de Justiça, representados pelo SOJ, acabam de anunciar uma “resposta imediata”: as duas greves, nos dois dias, antes e depois do próximo feriado, focadas para o impacto nas diligências, nos núcleos onde mais agendamentos existem.

      A ausência de resposta deve ter esta resposta. O silêncio do Governo deve ter o barulho dos trabalhadores.

DesenhoDuvidas.jpg

      Fonte: “SOJ-Info”.

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:04


16 comentários

De Anónimo a 24.09.2022 às 10:32

Ouvi comentar que o sindicato mais representativo, que nenhuma acção própria tem tomado em defesa da classe, recordemos que a anterior greve foi marcada pelo SOJ e secundada pelo SFJ, tinha agendadas umas acções de plenários mas, até estás foram adiadas para............ Novembro .
Grandes representantes que arranjamos, sim senhor.
Ouvi comentar que muitos dirigentes locais e de zona já estão fartos de atuará e prepotência da direção e querem e muitos querem bater com a porta
Pergunto, o que move a direção do SOJ?
De certeza que não são os interesses dos trabalhadores
Senhor Marçal tenha vergonha.


De Anónimo a 24.09.2022 às 11:10

acho que se enganou na penúltima linha...

De Anónimo a 24.09.2022 às 15:00

Obrigado. Com certeza que sim, queria dizer SFJ, com certeza.

De Anónimo a 24.09.2022 às 11:27

Tantas semanas de espera! Pelo tempo de gestação do projeto vão sair dali cabritos ou macacos!

Na verdade ninguém conhece o pensamento sobre o assunto a nenhum dos membros do MJ; a ideia de funcionamento dos serviços, caso exista, está bem fechada e ninguém a sabe dizer, nem mesmo os srs magistrados se atrevem a aventa-la (os srs magistrados judiciais devem-na saber... pois têm dois elementos na DGAJ).

É a tal reforma silenciosa e, por sinal, também sombria, que parece estar a acontecer sem darmos conta de si.

Dos sindicatos não me atrevo a dizer nada, por solidariedade, pois ao que parece nada também é o que fazem.

Aos descontentes com o SFJ deixo um desafio: leiam os estatutos e regulamentos e ponham termo a esta anemia de ideias.

É preciso parar de pensar pequeno, pois pequenos são os nossos salários, é preciso agigantarmo-nos e fazer pela vida!


De Anónimo a 24.09.2022 às 15:05

Concordo que sim, que alguma atitude tem que ser tomada relativamente a direção do SFJ, pois são eles que, Infelizmente, nos representam, associados e não associados.
Penso que tem de ser de dentro o movimento implusivo de tal estrutura.

De Anónimo a 24.09.2022 às 15:00

Quando entrei para os tribunais sonhei ter uma vida melhor. Vão quase 25 anos, e ainda não concretizei o sonho.

Também não me parece que o vá conseguir fazer. Por isso tento ser feliz todos os dias e isso implica cumprir o horário de trabalho e cumprir as obrigações familiares.

Está é a minha verdadeira luta. Os tribunais que se f... (aquela palavra que começa por f e termina em dam).

Se todos os que querem ser felizes e que trabalham para isso fizerem o mesmo vão ver que a vida vai mudar e para melhor, vão aproveitar a vida com a família e amigos e terão o seu conforto e o conforto do lar.

Estou farto de viver uma vida de crises, a seguir a está guerra estúpida, absurda e maldita, as sociedades avançarão e o valor da liberdade prevalecerá.

Sejamos livres e felizes.

F... para os tribunais.

De Anónimo a 24.09.2022 às 15:28

Tem toda a razão. Aos poucos estou a aprender.
Tudo de bom.

De Anónimo a 24.09.2022 às 17:05

Colega. Estou solidário com o que expressou porque é o meu estado de espírito. Cada dia de cada vez. Os tribunais que se fod...
Que bela ideia de greve do SOJ.

De Anónimo a 24.09.2022 às 17:14

Vou pra greve
Só me apetece tratar a tutela com, pelo menos metade do desprezo com que nos trata.

De Anónimo a 24.09.2022 às 18:15

Apelo ao SFJ:

Digam qualquer coisinha!

Estiveram presentes na reunião do Conselho Consultivo da Justiça e, até ao momento, o que sabemos é:

" Fui ao jardim da Celeste,
giroflé, giroflá,
fui ao jardim da Celeste,
giroflé, flé, flá.

O que foste lá fazer?
giroflé, giroflá,
O que foste lá fazer?
giroflé, flé, flá..."

O QUE FORAM LÁ FAZER?!....

De Anónimo a 24.09.2022 às 18:34

"Foram lá buscar uma rosa,
giroflé, giroflá,
Foram lá buscar uma rosa,
giroflé, flé, flá." 🌹🌹🌹

De Anónimo a 24.09.2022 às 19:01

O SFJ anda a passear pela Europa.
É vê-los no Facebook todos catitas....
Devem estar a aprender e a absorver muitas coisas com os colegas de toda a Europa.
Depois o grande líder numa qualquer reunião com os seus muchachos vai com certeza informar da quantidade de conhecimento que adquiriu e vai com certeza ser ovacionado por quem quer manter o tacho.
Especialmente os 7 ou 8 colegas que estão a tempo inteiro nesse sindicato...
O SOJ que se chegue à frente....

Se vier alguma coisinha na proposta do novo estatuto aparecem logo em biquinhos de pés.
Se for uma porca miséria, como é o mais provável, mandam cá para fora mais um comunicado a demonstrar toda a indignação......

O que interessa é que o tacho está assegurado.

De Anónimo a 24.09.2022 às 21:30

Organização da europa que sempre criticaram, por pertencer à aoj (associação dos oficiais de justica). O sfj acusava o soj de ser a continuidade da aoj e que a aoj nada representava. Dizia ainda que essa organização europeia não tinha qualquer validade. É certo que muitos já nao recordam, mas ainda há quem se recorde disso. O sfj integou a aoj no seu seio, mentindo a todos, para ter acesso a essa federação europeia e aceder às viagens para passear os seus dirigentes com ajudas de custo a valores europeus. Já é indesmentível que mudam em função dos interesses dos seus dirigentes. Por exemplo, durante anos juravam a pés juntos que os funcionarios judiciais eram uma carreira única e unida. Mas aceitaram em 2011 a extinção das carreiras dos porteiros, telefonistas, motoristas e outros. Todos eles representados pelo sfj mas nem um comunicado foi feito, sabendo-se que todas passaram a assistentes operacionais, com a aceitação do seu sindicato. .. Continuam a ser usados para pagar as quotas, mas alguém vê o SFJ a atravessar-se por eles agora? Vale a pena lembrar o que ocorreu a 2 ou 3 anos atrás para se perceber que também nos vão deixar cair e defender outra carreira... a nossa sorte é que o natal está próximo e tudo se resolve com um circo e umas prendas.

De Anónimo a 24.09.2022 às 21:57

A sobranceria com que os dirigentes do SFJ olham para os seus "representados" assistentes operacionais é inqualificável!...

Só são úteis para pagar as quotas.

Por muito que me esforce, não consigo encontrar uma única ação ou iniciativa do SFJ em prol dos assistentes operacionais.

De Anónimo a 25.09.2022 às 10:21

Quando a sobranceria nos tocar a nós e as palavras bonitas passarem a ser dirigidas aos assessores alguns vão acordar.

De Anónimo a 28.09.2022 às 16:14



SOJ

PARABÉNS E FORÇA PELAS INICIATIVAS E FRONTALIDADE

COM A TUTELA

AO MENOS NÃO FAZEM O SOJ DE PARVO

Comentar Artigo



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Subscrição por e-mail
Receba todos os dias o artigo do dia no seu e-mail. Peça para:
oficialdejustica.oj.portugal@gmail.com

saiba+aqui

..................................................
MEDIDAS e Sugestões de Proteção Prática para Oficiais de Justiça
Veja a compilação de sugestões recebidas até ao momento e envie o seu contributo para o e-mail:
OJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2022

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    E isto é válido para todos os partidos, sem exclus...

  • Anónimo

    E dizer que é comandado por piratas.Quando é que o...

  • Anónimo

    Devo acrescentar que,no meu modesto entendimento, ...

  • Anónimo

    É a teia, está tudo politizado demasia.Os direito...

  • Anónimo

    Ainda se apelida de Oficial de justiça.... Ah ah a...

  • Anónimo

    Fernando Jorge na luta B ?!...- Ups!....

  • Anónimo

    O que se passa é que o líder não honrou o cargo e ...

  • Anónimo

    Tem razão no que diz mas isso não invalida que o r...

  • Anónimo

    Concordo em muito do que diz.As promoções devem se...

  • Anónimo

    Consta por aí, que uma dirigente do SFJ foi convid...

  • Anónimo

    Carlos Almeida, assume o compromisso aprovado em p...

  • Anónimo

    Já vi colegas que por serem licenciados avançaram ...

  • Anónimo

    As palavras por vezes somam problemas nas vidas da...

  • que

    E a nomeação presidente do SFJ para a concelhia do...

  • Anónimo

    António Marçal não tem mais condições para continu...

  • Anónimo

    Não perca tempo colega.A mudança em curso não depe...

  • Anónimo

    Falo por mim ninguém fora do meu círculo de amigos...

  • Anónimo

    Concordo. Este deve ser um não assunto!

  • Anónimo

    O tolo deve ter mais anos que o colega, tenho cerc...

  • Anónimo

    Atente-se na informação sindical do SFJ, sobre a a...

  • Anónimo

    Tolo realmente é, por estar sistematicamente a ten...

  • Anónimo

    Hoje nos jornais, setenta mil estrangeiros nas uni...

  • Anónimo

    Pois é, não há profissões imunes a estas situações...

  • Anónimo

    Sim colega, e não colega!Sim até agora a função fo...

  • Anónimo

    100,% de acordo




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter, no "Blogs Portugal", no "Reddit" e no WhatsApp, ou seja, em 7 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Reddit (OficialJustica)

    6- WhatsApp

    7- Assinantes por "e-mail"





    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................