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Oficial de Justiça

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Quarta-feira, 30.10.19

O Louvor n.º 530/2019

      Como sabem, a secretária de Estado adjunta e da Justiça, Helena Maria Mesquita Ribeiro, não foi reconduzida no cargo, tal como sucedeu com a ministra da Justiça ou com a secretária de Estado da Justiça.

      Antes de deixar o cargo, deixou alguns louvores a diversas pessoas, aliás, como que vem sendo hábito de todos os governantes quando deixam os cargos, e, no dia de ontem, em Diário a República, foram publicados alguns louvores, como o louvor nº. 530/2019 que aqui nos merece hoje destaque e a seguir se reproduz:

      «Ao cessar funções como Secretária de Estado Adjunta e da Justiça manifesto o meu reconhecimento pessoal e público louvor ao Dr. Luís Fernando Borges Freitas, diretor-geral da Administração da Justiça pela forma exemplar, competente, dedicada e eficiente como ao longo destes quatro anos geriu este organismo.

      Durante este período tive a oportunidade e o privilégio de trabalhar diariamente com o mesmo, e de testemunhar a sua elevada qualidade humana, intelectual e técnica, a sua inteira dedicação ao serviço e a coragem e empenho na concretização dos objetivos traçados.

      A excelência desse desempenho ficou evidenciada nas inúmeras tarefas que desenvolveu, das quais destaco a intervenção no desenho normativo das soluções e na implementação dos ajustamentos ao mapa judiciário, na reforma dos tribunais administrativos e fiscais, nos trabalhos de reorganização das secretarias dos tribunais administrativos e fiscais e identificação das novas funcionalidades a implementar no SITAF e, bem assim, na implementação do “Tribunal +”.

      Pelo trabalho que levou a cabo nestes últimos quatro anos, pela sua invulgar capacidade de trabalho e de dedicação ao serviço público é o Dr. Luís Fernando Borges Freitas merecedor deste público louvor, devendo os serviços por si prestados ser considerados como extraordinários, relevantes e de elevado mérito.

      18 de outubro de 2019 – A Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Maria Mesquita Ribeiro.»

      Pode aceder a esta publicação do Diário da República aqui reproduzida e a tantas outras que diariamente são selecionadas, acedendo à nossa lista de Publicações que acima encontra na linha das Listas, junto ao cabeçalho.

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3 comentários

De Donzília Santos a 04.11.2019 às 17:38

Como é possível defender ainda hoje tal opacidade numa equipa de trabalho sr.(a) autor(a) do blog?
A Idade Média já era!
Nāo há assuntos "tabu" para discutir/conversar com todos, em reuniões conjuntas onde todos saibam o que se passa no seu local de trabalho e, nomeadamente, que o seu trabalho está a ser posto em causa.
Têm direito a saber para poderem melhorar e os outros se prestarem a ajudar. Nāo é (como alguém comentou), andarem em gabinetes a "cortar na casaca" deste e daquele e a fazerem lá o julgamento à revelia dos mesmos, sem defesa possível.
As pessoas não são crianças, têm de ter a capacidade de ouvir para melhorar e não havendo conversas de bastidores em que o alvo está ausente, é bem melhor para o bom ambiente de trabalho e para incentivo de todos para os objetivos pretendidos.
Assim: os of.justiça de uma secção têm direito a estar presentes todos, em qualquer reuniāo em que se fale deles, do seu trabalho e da forma de o melhorar.
Não disse que não tem de haver hierarquia.Sim, tem de haver quem coordene, oriente e fiscalize, mas isso chega.
Que dizer de alguém de direito que chega à secção, cumprimenta " o povo" e vai reunir num qualquer gabinete.
Mais tarde, no regresso, só é transmitido pelo "mensageiro" o que interessa ao mesmo e o "povo" que nāo é parvo, mantém alheamento confrangedor, não questiona, continua o seu trabalho.
Outra coisa seria se a reuniāo ali se fizesse junto de todos ( e não precisam de muito tempo nisso) e o trabalho continuaria sem "pedras" no caminho!






De oficialdejustica a 04.11.2019 às 18:21

Ora bem, se há alguém que chega e transmite sem mais, sem explicar os porquês, sem reunir com todos, auscultando, etc., como diz, esse alguém é um óbvio mau exemplo e não estávamos a falar de exceções e de maus exemplos mas da generalidade das situações.

Não há "opacidade" nenhuma em haver conversas privadas, como diz. As conversas privadas são isso mesmo: privadas. Isso acontece com toda a gente e em todas as atividades; por exemplo: desde a sua conversa privada com alguém sobre como há de abordar outra pessoa para lhe transmitir algo, seja alguém da sua relação familiar ou de amizade ou colega de trabalho, porque não é de bom-tom chegar à tal pessoa e dizer-lhe tudo o que pretende, sem filtro e à frente de todos; é mais adequado que o faça tomando alguns cuidados porque a frontalidade é muito bonita enquanto discurso mas na prática provoca danos colaterais desnecessários. Repare que se pode dizer o mesmo mas de forma mais cautelosa, mais recatada, sem ferir suscetibilidades ou os sentimentos do destinatário, procurando que o mesmo não seja afetado mas que proceda de outra forma e é assim que as pessoas bem-educadas agem, sem impor de forma unilateral.

As coisas são assim mesmo, não se está a defender opacidades nenhumas mas a constatar a realidade. Claro que as coisas poderiam ser de outra maneira e até podia não haver hierarquia nenhuma e até se podia trabalhar em casa sem que ninguém chateasse, a não ser o gato, mas quando estamos com os pés na terra o que temos é isso, não é um mundo ilusório de opiniões, desejos, confrontações ou suscetibilidades, não, é apenas a realidade.

De Donzília Santos a 06.11.2019 às 16:38

Oh! Srs.: a realidade é que a gestāo do trabalho e dos problemas no local de trabalho precisa do contributo de todos para não haver conflitos, mas sim bom ambiente e, lá do alto do seu pedestal, há ainda gente que nāo sabe estar nisso.Foram "educados" no antigamente e nāo evoluem.
Hoje quer-se trabalho por objetivos e muito bem.Mas para isso, as chefias têm que evoluir na sua mentalidade.Ouvir todos em conjunto, perceber se todos entenderam o que se pretende, poderem todos
também apresentar ideias alternativas às propostas, sobre a forma de melhor conseguirem os tais objetivos nomeadamente, podendo sugerir as tarefas que cada um vai executar, de forma a que todos de acordo, se sintam envolvidos numa causa comum, assim se gerindo conflitos.
De outra forma, o que acontece é ver pessoas a trabalhar pouco motivadas, nāo fazendo grandes esforços para melhorar, nāo sentem "a causa" como sua e por vezes dizendo que, se é ele (ou ela) -referindo-se às chefias - que ganha o que ganha, que trabalhe.
Confesso que sempre critiquei fortemente essa forma de estar na equipa quando verbalizada, porque tem de haver hierarquia e respeito por ela, mas também acho que as pessoas que acedem a tais cargos não têm na sua maioria preparação, têm de ser selecionadas pelas suas qualidades técnicas e humanas ( a antiguidade não é fator decisivo), devem ter espírito aberto, modernizar-se nos métodos de gerir tarefas e pessoas, fazer uma gestão partilhada, e não de cima para baixo, cativar as pessoas para a equipa, pois nada disso põe em causa o cargo e a autoridade inerente ao mesmo.

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