Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 7 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

...............................................................................................................................
| | | - COVID-19
[1] - Compilação de Sugestões de Medidas de Proteção Práticas para Oficiais de Justiça
[2] - Consulte aqui os dados oficiais diários atualizados da DGS e infografias
[3] - Consulte também aqui, em primeira mão, as notícias que a agência Lusa fornece para a comunicação social, entretanto com acesso gratuito

...............................................................................................................................

Sábado, 06.06.20

O Movimento Ordinário 2020 dos Oficiais de Justiça

      Até ao próximo dia 03JUL, os Oficiais de Justiça e os outros candidatos habilitados a concorrer ao Movimento Ordinário Anual dos Oficiais de Justiça, poderão apresentar os seus requerimentos eletrónicos na plataforma própria para esse efeito.

      O desconfinamento dos prazos administrativos resulta neste longo prazo até 03JUL, do prazo que acabaria normalmente em 30ABR. Fica desta forma contrariada a informação sindical antes prestada sobre a hipótese de realização de um movimento extraordinário e de um prazo curto de dez dias para as candidaturas.

      A informação divulgada sobre a abertura deste prazo para o Movimento aporta dados novos interessantes mas é omissa quanto à possibilidade de candidaturas de concorrentes habilitados ao ingresso ou quanto à possibilidade de promoções. Essa omissão não constitui, no entanto, nenhuma proibição, pelo que não há nenhum problema em considerar essa possibilidade omitida como uma real possibilidade, embora com resultados imprevisíveis.

      Constatamos agora as tantas vagas desertas existentes para cargos de chefia (Secretários de Justiça, Escrivães de Direito e Técnicos de Justiça Principais).

      Recordemos o que diz o tal artigo 13º, nº. 3, do Estatuto: «O tempo de permanência no lugar é, para os funcionários nomeados definitivamente, reduzido a um ano quando a transferência seja requerida em movimento subsequente àquele que não tenha provido o lugar a preencher por falta de candidatos.»

      A indicação destes lugares e da menção expressa desta previsão legal leva-nos a considerar que não houve candidatos a estes lugares de chefia no anterior movimento. Note-se como acaba a norma legal: “por falta de candidatos”.

      No entanto, é sabido, que candidatos houve a tais lugares. Então, se houve, como é que se vem dizer agora que não houve? O caso é que não se diz que não houve, apenas se diz que os lugares não foram preenchidos por falta de candidatos para os preencher e isto embora soe a ser a mesma coisa não o é.

      Há lugares que poderão não ter sido preenchidos por não haver realmente ninguém interessado neles, é uma possibilidade, mas há outros, e estes são um exemplo disso, que não foram preenchidos porque, para além de não ter havido pedidos de transferência para eles, os pedidos de promoção que realmente existiram esbarraram no limite do número máximo fixado para as promoções que, uma vez atingido, fez excluir todos os candidatos excedentários. Ora, uma vez excluídos tais candidatos excedentários, pode dizer-se que não houve candidatos, embora por este motivo.

      Os lugares são muitos mas as promoções já não podem acontecer, os cursos prescreveram e, por isso, as colocações em regime de substituição vão continuar e vão continuar desde logo por falta de interessados nas transferências, havendo muitos interessados mas apenas para as promoções.

      De todos modos, os interessados nestes lugares contam com a vantagem de poder concorrer a essas vagas ainda que não tenham os dois anos completos, conforme prevê o já citado preceito legal.

      Para Secretário de Justiça foram apresentadas 3 vagas desertas.

      Para Escrivão de Direito foram apresentadas 17 localidades com vagas desertas.

      Para Técnico de Justiça Principal foram apresentadas 15 localidades com vagas desertas.

      Quem pode aproveitar estas vagas desertas? Aqueles que ainda não completaram dois anos de colocação, concorrendo a par dos que já completaram, que também podem concorrer aos demais lugares que vão ao movimento.

      Independentemente destes lugares indicados haverá outros correspondentes às vagas emergentes, pois para além dos lugares vagos haverá lugares a vagar pela própria dinâmica da movimentação. Por isso, em todas as categorias, não se deve deixar de colocar todos os lugares em que cada um tem interesse e não apenas os anunciados.

      Quanto às promoções para as categorias de “Adjunto”, dizem as informações sindicais que estavam dependentes de autorização das Finanças, isto é, de autorização para realizar tal incremento de despesa e essa terá sido a informação prestada aos sindicatos, não havendo agora qualquer informação sobre este assunto.

      De qualquer forma, há que considerar o seguinte: As promoções representam um aumento da despesa que as Finanças têm que autorizar e tem que o fazer agora, neste concreto momento; em plena tão grande crise, pelo que será mesmo por milagre que as Finanças autorizarão as legais e devidas promoções. Portanto, as expectativas devem ser mantidas num nível muito baixo ou até  sem nível algum.

      Quanto aos Tribunais Administrativos e Fiscais (TAF), no próximo dia 01SET haverá uma relevante remodelação nestes tribunais; serão criados juízos especializados nos TAF, conforme prevê a Portaria 121/2020 de 22MAI.

      Estarão abrangidos por esta remodelação e especialização os seguintes tribunais: O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, o Tribunal Tributário de Lisboa e os TAF das seguintes localidades: Almada, Aveiro, Braga, Leiria, Porto e Sintra.

      Destes tribunais que vão ser objeto de reformulação do seu funcionamento, e já no próximo dia 01SET, no despacho do Movimento vêm mencionados o Tributário de Lisboa e os TAF do Porto, Almada, Braga e Leiria; portanto, não consta ninguém para Aveiro nem para Sintra e, claro está, também não para o TAC de Lisboa.

      Este ano, em face da pandemia, a realização deste Movimento ocorrerá em modo acelerado. Note-se que vai ser necessário realizá-lo, apresentar o projeto, aguardar os dez dias para audição dos interessados e publicar a versão final até ao fim de agosto de forma a que a 01SET as colocações possam ocorrer ou logo nos dias imediatos.

      Note-se que os requerimentos eram entregues até ao final de abril, ficando um prazo de vários meses (MAI, JUN, JUL e AGO) até à publicação final, enquanto que agora tal prazo está cortado pela metade. Nos anos anteriores à pandemia, até ao dia 15 de julho era possível conhecer o projeto de movimento e, com isso, os movimentados começavam logo durante o verão e durante as suas férias pessoais a organizar as suas vidas de acordo com a movimentação prevista. Ora, este ano de acontecimentos extraordinários, trará também esta mudança e mais esta incerteza.

      Por fim, ouvem-se os lamentos daqueles que completarão dois anos no próximo mês de setembro, isto é, dois meses após o fim do prazo fixado para apresentação dos requerimentos. Quando o prazo termina em abril, a 5 meses de distância, é mais fácil aceitar a impossibilidade de concorrer mas a apenas 2 meses, tem vindo a custar mais. Os interessados alegam que o movimento, já agora, poderia ocorrer após setembro para colocações no início (no verdadeiro início) do ano judicial que agora é em janeiro, tal como já sucede com os magistrados do Ministério Público, cujas colocações ocorre em janeiro. Mas também para que tal suceda, o Estatuto carece de ser alterado nesse aspeto, se se vier a concluir que há vantagem nisso.

      Pode aceder ao Ofício da DGAJ e ao Despacho contendo a indicação dos lugares, diretamente através das hiperligações incorporadas.

ViasCaminhosMovimentacao.jpg

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:06


3 comentários

De Anónimo a 06.06.2020 às 21:11

Pronto, se há vagas para Secretário, vamos lá então recomeçar a saga das petições públicas, processos no COJ, reclamações, recursos, tudo à bulha, etc👿. Tudo a pensar na estabilidade.
Mais uma corrida, mais uma viagem...

De Anónimo a 07.06.2020 às 18:29

Boas,
Questão/Inquietação:
Se o oficio 12/2020 da DGAJ refere :"A possibilidade de funções de chefia serem asseguradas em regime de substituição por
oficiais de justiça da categoria imediatamente inferior, ao abrigo do artigo 49.º do EFJ, justifica que os lugares vagos nos lugares de chefia sejam colocados a provimento".

Sendo que as ultimas provas para ED e TJP já caducaram, quais serão os critérios para preencher os lugares de chefia que estão preenchidos por afetação.
Será por afinidade??!?

De Anónimo a 08.06.2020 às 23:34

Qual afinidade?
Nunca ninguém viu isso aqui. Tudo trans parente.
Boa noite.

Comentar Artigo



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
MEDIDAS e Sugestões de Proteção Prática para Oficiais de Justiça
Veja a compilação de sugestões recebidas até ao momento e envie o seu contributo para o e-mail:
OJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos. Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2020

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Subscrever para receber e-mail

Pode receber no seu e-mail cada artigo aqui publicado, para isso basta indicar o seu e-mail e depois ir lá confirmar a subscrição na mensagem que lhe será enviada. Simples, automático e recebendo cada artigo logo que publicado. .................................................

Escreva abaixo o seu endereço de e-mail:

Não esqueça ir depois ao seu e-mail confirmar a subscrição (se ocorrer avaria comunique).


Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Já imaginaram se, o que se passa com os oficiais d...

  • Anónimo

    A Senhora Ministra da Justiça na cerimónia da aber...

  • Anónimo

    Já existe alguma resposta da OIT à queixa apresent...

  • Anónimo

    Ora nem mais.

  • Anónimo

    Estou totalmente de Acordo Colega - UNIÃO DE SIND...

  • Anónimo

    Conseguiu oito cêntimos por UC. Grande vitória. Ma...

  • Anónimo

    De facto existiram muitos assistentes técnicos que...

  • Anónimo

    SFJ, SOJ, onde estão? Espero que ainda não na prai...

  • Anónimo

    E a falta de tonner nas impressoras Canon? É só p...

  • Anónimo

    Se as direções dos sindicatos, ao invés de andarem...

  • Anónimo

    Quem já é funcionário público, no serviço de orige...

  • Anónimo

    Colega, o recrutamento vai voltar a fazer se com r...

  • Anónimo

    A explicação das colocações oficiosas resulta do d...

  • Anónimo

    E isso é razão numa altura em que está a decorrer ...

  • Anónimo

    É o resultado do trabalho de quem representa verda...

  • Anónimo

    https://dre.pt/application/file/a/136675459

  • Anónimo

    Não encontrei, pode identificá-la sff?

  • Anónimo

    Li mas foi a primeira série de ontem:Portaria n.º ...

  • Anónimo

    Ler todos sabem ler, mas cumprir a Lei é só para a...

  • Anónimo

    É ler o DR de hoje na 2.a série e talvez já se ent...

  • Anónimo

    SURREAL!Vale tudo!

  • Anónimo

    e em 2019.

  • Anónimo

    E o ofício-circular que anunciou destacamentos par...

  • Anónimo

    Mas que procedimento é este?!E estando a decorrer ...

  • Anónimo

    “1996-1999: Secretário de Estado da Justiça do XII...




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter, no "Blogs Portugal", no "Reddit" e no WhatsApp, ou seja, em 7 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Reddit (OficialJustica)

    6- WhatsApp

    7- Assinantes por "e-mail"






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................