Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 13 ANOS de publicações DIÁRIAS especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Bem-vindo(a) à página do Diário Digital dos Oficiais de Justiça de Portugal. Aqui encontra todos os dias informação com interesse geral para o mundo da Justiça e em particular para os Oficiais de Justiça. Desfrute!
...............................................................................................................................

FOLHA DE CÁLCULO DIFERENÇAS RECONSTITUIÇÃO TEMPO PROVISÓRIO
Pode aceder por AQUI à folha de cálculo que criamos (Excel) como um exemplo do cálculo da diferença do período de provisoriedade (exemplo para um Escrivão ou Técnico de Justiça Auxiliar, de 1999 a 2023) para cumprimento da sentença do TACL.
Pode saber mais consultando os artigos a que acede por AQUI, por AQUI e por AQUI.

...............................................................................................................................

. Pode consultar e descer aqui os 3 documentos: a base inicial, a versão final e o diploma oficial publicado em DR, bem como a tabela salarial para a transição
. -1- PROJETO BASE DO DIPLOMA PARA LEVAR AO CONSELHO DE MINISTROS DE 10.MAR.2025
.-2- VERSÃO FINAL DO DIPLOMA APROVADO NO CONSELHO DE MINISTROS DE 10.MAR.2025 E PROMULGADO PELO PR
.-3- DECRETO-LEI 27/2025 DE 20MAR PUBLICADO NO DIÁRIO DA REPÚBLICA
.-4- TABELA Salarial com as correspondências aos novos índices

...............................................................................................................................

Sexta-feira, 18.08.23

O que é que a Inteligência Artificial do Ministério da Justiça sabe dos Oficiais de Justiça?

      O Ministério da Justiça (MJ) já utiliza a Inteligência Artificial (IA) para responder aos cidadãos sobre assuntos da justiça.

      A versão Beta do Guia Prático da Justiça (GPJ) está já disponível para responder e esclarecer os cidadãos.

      Lê-se na plataforma que esta "é uma ferramenta ao dispor de todos os cidadãos, que pretende agilizar a sua interação com a Justiça, na busca da informação que necessitam, em cada momento".

      E lê-se ainda que “O GPJ é baseado no modelo de linguagem GPT 3.5, criado pela OpenAI e pela Microsoft e disponibilizado na plataforma Microsoft Azure OpenAI”, tendo sido “desenvolvido pela empresa Genesis.Studio, com o apoio da Microsoft, tendo como objetivo a interação com o cidadão através de linguagem natural e a aprendizagem contínua das matérias da Justiça Portuguesa, sem necessidade de recolha de dados pessoais dos utilizadores”.

      Resolvemos experimentar.

      Colocamos uma expressão simples para que a Inteligência Artificial do Ministério da Justiça nos elucidasse: escrevemos apenas: “Oficial de Justiça”.

      A resposta foi a seguinte:

      «Os oficiais de justiça são funcionários públicos que têm a função de executar as decisões judiciais, como por exemplo, a entrega de documentos judiciais, a notificação de partes, a realização de diligências judiciais, entre outras.»

      Ora, uma vez que a resposta está muito incompleta, portanto, errada, desde logo porque ignora completamente o trabalho desenvolvido pelos Oficiais de Justiça ao serviço do Ministério Público, designadamente as suas funções no âmbito da investigação criminal nos DIAP, ou nas secções especializadas, seja na violência doméstica, preparação das ações ou contestações em representação do Estado, em representação dos trabalhadores, em representação e defesa dos menores e dos incapazes, bem como tantas outras funções, tão diversificadas, sendo, provavelmente, dos Oficiais de Justiça, aqueles que são mais polivalentes e até chegam ao ponto de estar equiparados aos órgãos de polícia criminal (está no Estatuto EFJ), a resposta deixou-nos preocupados.

      E o desassossego que sentimos não advém só da clara discriminação dos Oficiais de Justiça da carreira do Ministério Público, nem sequer da deficiente informação prestada ao cidadão, mas essencialmente porque fomos assaltados pela má memória daquele projeto de estatuto apresentado pelo anterior secretário de Estado do anterior governo, que igualmente ignorava de forma absoluta os Oficiais de Justiça do Ministério Público e todas as suas valências e polivalências que caracterizam e distinguem a carreira dos Oficiais de Justiça.

      Mas resolvemos insistir com a IA do MJ e escrevemos, especificadamente, o seguinte: "Oficiais de Justiça no Ministério Público". Assim, já especificando o Ministério Público, podia ser que a resposta fosse mais completa e abrangente. A resposta foi a seguinte:

      «Os oficiais de justiça são funcionários públicos que têm a função de executar as decisões judiciais, como por exemplo, a entrega de documentos judiciais, a notificação de partes, a realização de diligências judiciais, entre outras.»

      Precisamente a mesma.

      Então especificamos ainda mais, retirando a designação "Oficiais de Justiça" e deixando apenas o seguinte: “Diligências no Ministério Público”, portanto, bastante concreta a pretensão. A resposta foi a seguinte:

      «Os oficiais de justiça são funcionários públicos que têm a função de executar as decisões judiciais, como por exemplo, a entrega de documentos judiciais, a notificação de partes, a realização de diligências judiciais, entre outras.»

      A mesma resposta uma vez mais.

      Mesmo especificando as diligências do Ministério Público, a resposta vem referir as diligências judiciais, ignorando, sistematicamente, todos os Técnicos de Justiça Auxiliares, Técnicos de Justiça Adjuntos e Técnicos de Justiça Principais.

      Assusta-nos que o Ministério da Justiça, tal como no anterior governo ficou demonstrado, não tenha noção da realidade e da enorme abrangência da carreira dos Oficiais de Justiça e que essa falta de conhecimento seja base para a tomada de decisões sobre o futuro profissional destes profissionais que existem, apesar de tudo e apesar da IA não os conhecer, e, dada a enorme valorização que estes mecanismos artificiais têm, sendo louvados e adorados a cada passo, designadamente pela ministra da Justiça, só podemos concluir que a carreira, na sua atual dimensão (abrangência), está mesmo em perigo de extinção.

      Na imagem que segue estão os resultados retirados dos testes realizados e aqui descritos.

IA-GPJ-MJ(CasosOJ).jpg

      Fonte: "GPJ-MJ".

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:08


20 comentários

De Anónimo a 18.08.2023 às 09:13

IA- Ignorância Artificial!...

De Anónimo a 18.08.2023 às 09:40

Ignorância Artificial, que advém da Ignorancia bem real.
O Ministério da Justiça na linha da frente da nova narrativa que os governantes querem impor na sociedade. Tentativa de desumanização do ser humano, anulando a sua individualidade e espirito criativo.
Estamos a caminho de uma sociedade governada por máquinas e algoritmos, obrigados a obedecer a leis e regras criadas por essa IA. O homem vai passar a ser o escravo das máquinas em vez destas estarem ao serviço do homem.
Antigamente diziam que as máquinas seriam uma coisa boa para as pessoas e que iam libertar o homem dos trabalhos pesados e iria dar mais tempo livre para as actividades criativas. O que vemos actualmente é o trabalhador a trabalhar cada vez mais horas e a idade de aposentação cada vez mais prolongada.
Onde está afinal a vantagem libertadora da introdução de tanta maquinaria na nossa vida? Se vamos de ter de trabalhar até aos 70 anos ou mais?

De Anónimo a 18.08.2023 às 11:02

Que surpresa?! Enquanto acharmos que somos muito importantes sem que mostremos vontade em ter outras responsabilidades funcionais, o tempo passa e tudo vai mudando, para pior. Temos medo e basta a integração por 14 meses - a nova bandeira da classe! Andamos a "reivindicar/negociar" um novo estatuto desde 2005 e, em 2023, - passados 18 anos!!! - temos o mesmo! E como andam por aí muitos a dizer que mais vale este do que qualquer outro, temos o que merecemos. A classe sempre teve um sentimento de subserviência para com os magistrados, advogados e afins. Como a nossa ambição é pequena, quem nos define, fá-lo em consonância, mesmo até a dita "inteligência artificial".

De Anónimo a 18.08.2023 às 11:44

Então dê a seu contributo e dê alguns exemplos de outras responsabilidades funcionais que gostaria de ver atribuída aos OJ.

De Anónimo a 18.08.2023 às 11:57

Efetiva preparação de processos com competência para a prolação de despachos e maior autonomia antes de ser apresentado ao magistrado judicial; investigação e elaboração do relatório em pequena/média criminalidade na fase de inquérito, apresentando-se o processo ao magistrado para a dedução (ou não) de acusação; Competência estatutariamente prevista para a mediação e conciliação prévia nas várias áreas processuais; Funções de aconselhamento e acompanhamento jurídico com a criação de gabinetes para o efeito; Apreciação e decisão sobre todos os pedidos de apoio judiciário...são alguns exemplos...

De Anónimo a 18.08.2023 às 12:17

Vai lá, vai. Expõe o teu caso aos magistrados, que eles vão deixar. Andas na lua, compreendo, tens o curso mas não conseguiste outro emprego, ou então, tens o curso porque tens este emprego
Sonha, sonha, mas, mudanças assim, só se mudares de profissão.

De Anónimo a 18.08.2023 às 12:40

Fique bem.

De Anónimo a 18.08.2023 às 14:12



essas competências todas e a receber o ordenado minimo

De Anónimo a 18.08.2023 às 14:30

Antes de proferir disparates, em "bicos de pé" ou de "salto alto", estude mais um bocadinho o Direito Constitucional as competências e as autonomias das Magistraturas, os seus estatutos e já agora também o da Ordem dos Advogados.

Certamente, passou-lhe completamente ao lado a pronúncia dos Conselhos Superiores da Magistratura e do Ministério Público relativamente ao anterior projeto de revisão do estatutos dos funcionários judiciais.

Funções de aconselhamento e acompanhamento jurídico com a criação de gabinetes para o efeito?!...

E onde fica a independência e a imparcialidade?!...

O arquiteto de uma "geringonça para justiça"!...

Não envergonhe a carreira dos Oficiais de Justiça com tantos disparates, que tem gente muito competente e com provas dadas.


De Anónimo a 18.08.2023 às 14:54

Aconselhamento jurídico e direção do inquérito!...🎩😎😁😅😄🤣

De Anónimo a 18.08.2023 às 15:32

Apreciação e decisão sobre todos os pedidos de apoio judiciário??? Há muitos anos atrás essa competência já esteve nos tribunais e chegou-se à conclusão que os serviços que têm habilitações e competências para tal são os da Segurança Social.
Não faria qualquer sentido regressarem aos tribunais.
Já aqui o escrevi uma vez e reafirmo: a questão do grau de complexidade da profissão é uma cortina de fumo utilizada pela DGAJ para não valorizar a carreira (leia-se alterar a tabela remuneratória), uma vez que o Oficial de Justiça desempenha as mesmas funções que outros auxiliares da Justiça a quem é exigido curso superior/licenciatura. É o caso dos agentes de execução, uma vez que o OJ desempenha as mesmas funções em certas execuções ou por exemplo a elaboração de rateios nos processos de insolvência e falências, onde também são elaborados por administradores de insolvência.
Já para não falar dos OJ que nos inquéritos, fazem interrogatórios, inquirições, etc, tal como os Mag. do MºPº. e ainda outros casos poderiam ser dados.
Portanto é uma falácia, que só serve para ir adiando uma revisão do estatuto e para ir fomentando a discórdia na classe, entre licenciados e não licenciados.
Boas férias.

De Anónimo a 18.08.2023 às 15:51

Subscrevo na íntegra o comentário das 15:32. Pena nunca ter visto os Sindicatos utilizarem este argumento...

De Anónimo a 18.08.2023 às 22:14

Gente que nunca viu nada, nunca sabe nada, nunca diz nada.

De Anónimo a 18.08.2023 às 17:29

Ando nesta carteira há trinta e poucos anos e não me lembro de os apoios judiciários serem decididos pelos OJ. Será que não está a fazer confusão?

De Anónimo a 19.08.2023 às 23:32

Nos tribunais, pelos Magistrados...

De Anónimo a 18.08.2023 às 12:53

: Viste...? A tal AI dá sempre a mesma resposta ...!

: Deve ser uma versão 2.0 da velha cassete

De Anónimo a 18.08.2023 às 14:13

Não posso condenar a IA, porque algumas pessoas dentro dos Tribunais, nomeadamente Procuradores Coordenadores das Comarcas se lhes perguntarem a mesma coisa, a resposta não é muito diferente.

Não, não é um exagero, as coisas estão mesmo assim.....
Já assisti e é constrangedor, não percebem mesmo nada, nadinha e não sabem o que andam a fazer, à exceção das listagem com os objetivos, claro está.

De Anónimo a 18.08.2023 às 16:14

Só isto?!...
«Os oficiais de justiça são funcionários públicos que têm a função de executar as decisões judiciais, como por exemplo, a entrega de documentos judiciais, a notificação de partes, a realização de diligências judiciais, entre outras.»

Só isto?!...

Então, a título de exemplo, e uma vez que a maioria dos inventários regressaram aos Tribunais, quem elabora os mapas de partilhas?!...

Tenho sérias dúvidas que alguns Magistrados (talvez poucos para ser simpático) tenham formação para o fazerem, especialmente naqueles mais complexos.

De Anónimo a 18.08.2023 às 17:10

E os Oficiais de Justiça dão entrada e até carimbam papéis, emitem certificados de registo criminal...tb tenho sérias dúvidas que alguns magistrados tenham formação para o fazerem, especialmente naqueles mais complexos.

De Anónimo a 18.08.2023 às 22:55

Isso vai passar a ser feito por assistentes técnicos (sendo que já está a ser feito nalguns Tribunais)

Comentar Artigo



bandeira-portugal-imagem-animada-0012 bandeira-ucrania-imagem-animada-0001
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Subscrição por e-mail
Receba todos os dias o artigo do dia no seu e-mail. Peça para:
oficialdejustica.oj.portugal@gmail.com

saiba+aqui

..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Não, ao contrário, é preciso que o acordo fique em...

  • Anónimo

    Comentário das 19:24Não tenho assim tanta certeza,...

  • Amílcar Alho

    Não se trata de vencimento? Pelo amor da santana!C...

  • Amílcar Alho

    Tanta ignorância. Obviamente que o facto deca cate...

  • Anónimo

    Agora é essencial a contagem do tempo de serviço c...

  • Carla Fernandes

    Eu faço parte dos OJ eventuais, entre 2000 e 2005,...

  • Adolfo Dias

    Excelente. Haja alguém que consiga ler e interpret...

  • Anónimo

    Mas como è que querem promoções para secretários s...

  • oficialdejustica

    As injustiças abundam, como todos bem sabem, mas a...

  • Anónimo

    "Mais uma vez repetimos que não está a ser conside...

  • Anónimo

    Que é isso tem a ver com a recuperação do "tempo d...

  • Anónimo

    E o IRS foi descontado? Há quem entende que não de...

  • Rogério Paulo Silva Pedrosa

    Eu não fui notificado de coisa nenhuma.As este mês...

  • ser

    9,34 : verdade é que todos pensavam que juntando-s...

  • anónimo

    e???? Vá ler o art.º17.º, n.º6 do "novo estatuto"

  • António

    Noa tarde,O texto de hoje é muito pertinente mas, ...

  • Anónimo

    Não vão pagar em maio...

  • Anónimo

    SERÁ QUE É MESMO PARA CUMPRIREM COM O PAGAMENTO AT...

  • Anónimo

    É preciso que os sindicatos continuem a trabalhar ...

  • Anónimo

    Obrigado Blog, se não fossem vocês vivíamos na esc...

  • Anónimo

    Excelente trabalho destes bloguer!Muito obrigado ...

  • Anónimo

    Tribunal com eles! Mais uma vez!Vai demorar, mas ...

  • Anónimo

    25 anos depois!óbvio roubalheira

  • Anónimo

    No meu caso, já vem tarde...muito tarde !!!

  • Anónimo

    Ambos os Sindicatos acharam por bem que deveríamos...



oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................