Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 13 ANOS de publicações DIÁRIAS especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça
No Diário da República de ontem vimos o aviso da pena disciplinar de demissão aplicada ao Oficial de Justiça José Augusto Nogueira da Silva, ex-Escrivão Adjunto que chegou a ser nomeado, no ano passado, como Escrivão de Direito em regime de substituição, destacando-se, no despacho dessa nomeação, as suas capacidades técnicas, bem como a experiência e a competência para o exercício das funções de Escrivão de Direito.
No ano anterior, em 2003, o Oficial de Justiça havia sido condenado a uma pena de prisão de cinco anos, suspensa por igual período.
Após ter sido afastado de funções, foi reintegrado no sistema judicial após várias contestações e agora acabou expulso da profissão.
Lia-se assim no Diário da República de ontem:
«Torna-se público que na sequência da notificação em 04 de junho de 2025, da pena disciplinar de demissão, aplicada a José Augusto Nogueira da Silva, que ocupava o lugar de escrivão adjunto do mapa de pessoal do Núcleo de Guimarães do Tribunal Judicial da Comarca de Braga, foi extinto o vínculo de emprego público estabelecido com aquele oficial de justiça, por motivos disciplinares, com efeitos a 05 de junho de 2025.»
O Oficial de Justiça, de 50 e poucos anos, detinha a extinta categoria de Escrivão Adjunto, e chegou a ser-lhe aplicada a prisão preventiva como medida de coação em 2018.
Esteve em comissão de serviço no Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça (IGFEJ), com funções de apoio informático nos tribunais, até 6 de março de 2018.
A comunicação social descreveu pormenorizadamente o teor da acusação, dizendo que teria acesso a computadores de todos os funcionários e magistrados judiciais dos Tribunais de Fafe e Guimarães, mas também à 9.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, onde se encontravam distribuídos os inquéritos referentes a investigações de crimes de corrupção, nomeadamente no futebol.
Para esconder o seu rasto digital, de acordo com o Ministério Público, utilizaria credenciais de terceiros (magistrados, funcionárias e até de um funcionário aposentado seu familiar) sem o seu conhecimento.
Nas buscas realizadas à sua residência também foram encontrados acessórios informáticos pertencentes ao Ministério da Justiça. A acusação acredita que entregava a Paulo Gonçalves e à Benfica SAD informações sobre processos em segredo de justiça, recebendo em troca um tratamento privilegiado junto do Benfica, com oferta de merchandising do clube, bilhetes para os jogos, com acesso às zonas exclusivas do Estádio da Luz e a espaços reservados à equipa principal.
O tribunal considerou provado que, de facto, acedia a processos no Citius e que transmitia informações a um antigo dirigente do Benfica, recebendo em troca benefícios ligados ao clube.
Vi como viraste a cara para não veres.

Fontes: “Diário da República de 04NOV2025”, “O Jogo”, “Mais Guimarães”, “Público #2018” e “Público #2024”.
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
E vão dois.
Sem duvida.Chulos.
Há mais do que eles pensam.Fazem porcaria e cheg...
Esse sujeitinho teve afinal aquilo que merecia emb...
Como oj sou sindicalizado fora sfj e soj.Apenas...
Nunca mas nunca votarei no c.o.j. são uns paus man...
Por estas e outrasPassei e serei e votarei CHEGAMU...
Certeiro. Mas é preciso gastar o dinheiro do prr....
Até morrerNunca desistirei do roubo.
Para ti e outros que tais mtrto CHEGA na mesa de ...
como se o chega resolvesse o problemaalguns gostar...
Muito bem.
Ainda gostava de saber para que é necessário um Ba...
Ojs há muitos e bem de vida
30 anos desta merda
Há mais.Contra o roubo sempre!
Isso é muito pouco inteligente.O que devemos fazer...
Se ninguém fosse votar ou votassem em branco nas e...
6 oficiais de justiça na grande manifestação de ho...
Chega mesmo!Trafulhas por trafulhas.Chega!
Enquanto houver "portas giratórias" para os nossos...
Depende sempre da perspectiva, obviamente. Para já...
Continuarei de baixa até que me reponham um escal...
30 anos de mentiras. Por isso passei a votar CHEGA...
A ser verdade está informação, e a confirmar-me qu...