Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 8 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

...............................................................................................................................

Domingo, 06.06.21

Proposta de Estatuto publicada nos próximos dias?

      Abordamos ontem aqui a graça que o secretário de Estado e adjunto da Justiça disse no Twitter, com um alegado diálogo informal com o Sindicato SFJ, ao contrário da falta de tal diálogo informal com o outro Sindicato SOJ que só pretendia manter reuniões formais com objetivos concretos.

      Dizíamos ontem que aquela publicação do Twitter era engraçada porque bastava ver os resultados desse diálogo informal com o SFJ que se traduz na greve em curso de todo um mês e todos os dias.

      Realmente, aquela publicação no Twitter de Mário Belo Morgado torna-se uma publicação engraçada, anedótica, que a todos faz sorrir; sorrir pela piada mas também pela complacência que se deve ter com alguém que diz algo assim.

      Mas se da leitura do “tweet” nos advém um sorriso complacente, já da leitura da publicação no Facebook do mesmo secretário de Estado e adjunto da Justiça, não há sorriso possível.

      Na sua página do Facebook, a 03JUN2021, Mário Belo Morgado escreveu sobre o mesmo assunto mas com um pouco mais de extensão:

      «Novo Estatuto dos Oficiais de Justiça

      No Boletim do Trabalho e Emprego vai ser publicado nos próximos dias o projeto do Novo Estatuto dos Oficiais de Justiça, após o que imediatamente se seguirá a negociação coletiva e o diálogo institucional com as organizações sindicais.

      Quanto ao diálogo informal, ele é uma via com dois sentidos. Aliás, reuni há uns tempos com os dois sindicatos representativos dos oficiais de justiça para conversar sobre o assunto e um deles declarou expressamente que só tinha conversações formais, tendo a reunião terminado ao fim de 3 minutos. A reunião com o outro sindicato decorreu normalmente e em clima construtivo.»

      Enquanto no Twitter dizia que a publicação do Novo Estatuto seria “proximamente”, no Facebook é afirmado que a publicação ocorrerá “nos próximos dias”.

      Pelas palavras do secretário de Estado e adjunto da Justiça, está, pois, iminente, a publicação da proposta de Estatuto.

      Para além do anúncio da próxima publicação no BTE e das necessárias negociações posteriores, Mário Belo Morgado, sem qualquer necessidade ou sequer racionalidade institucional, resolveu acrescentar à comunicação a ocorrência de uma reunião com os sindicatos em que o SOJ abandonou a reunião, ao fim de três minutos, enquanto o SFJ continuou a conversa informal e, diz o secretário de Estado, num “clima construtivo”, tão construtivo que vemos como o mesmo sindicato acabou apoiando as greves do SOJ e acabou promovendo esta greve em curso anunciando já uma manifestação nacional para 18JUN junto ao Ministério deste secretário de Estado.

SecretarioEstadoAdjuntoEDaJustica=MarioBeloMorgado

      Em termos informais, o secretário de Estado e adjunto da Justiça aponta, informalmente, a existência de um sindicato mau e de um sindicato bom ou de um sindicato que não alinha nas conversas informais a fazer de conta e outro que alinha na fantochada para depois se arrepender, passados alguns meses de tempo perdido.

      «e um deles declarou expressamente que só tinha conversações formais, tendo a reunião terminado ao fim de 3 minutos.»

      Disse o SOJ:

      «Na reunião, dia 24 de setembro, o SOJ foi informado pelo Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Justiça que havia reunido com colegas nossos – no que se entendeu ser o SFJ –, e que essa reunião se mostrara “positiva”. A reunião com o SOJ, tal como a anterior, iria servir para que o Governo conhecesse a posição dos sindicatos sobre as linhas gerais do estatuto, uma vez que todas as matérias estavam ainda em aberto.

      Perante o exposto, o SOJ informou que, seguramente, haveria algum equívoco, pois que não estava na reunião para conversar sobre princípios gerais, mas sim para alcançar um compromisso escrito: a apresentação e entrega do anteprojeto do estatuto e a calendarização do processo negocial.

      A resposta do Ministério da Justiça foi intransigente: “Isso não vai acontecer!” Mais: fomos ainda informados que do Estatuto nem sequer constaria a matéria da aposentação.

      Nesse contexto, o SOJ informou o Ministério da Justiça que abandonava a reunião, aguardando o processo formal. É bom lembrar que a discussão dos princípios gerais já decorre desde 2014, com documentos apresentados e na posse do Ministério da Justiça, pelo que este Sindicato não pactuaria, com a sua presença, em mais uma pseudonegociação, muito próxima da farsa negocial.»

      Estamos, portanto, perante afirmações que já não têm graça nenhuma, bem pelo contrário, são profundamente tristes.

      Mário Belo Morgado espicaça os Oficiais de Justiça, aponta para uma cisão, enfim, divide para reinar. No entanto, não tem a mais mínima ideia do estado atual da carreira que há muito abandonou, desconhecendo que as greves do SOJ já têm o apoio do SFJ e vice-versa, ou seja, desconhece que as diferenças existentes entre as pessoas e, claro, entre os sindicatos, são diferenças que contribuem para o crescimento da consciência coletiva e que tais diferenças vêm desaparecendo, nos últimos tempos, quando se trata da ação.

      De todos modos, independentemente das tristes declarações, ficamos com o que verdadeiramente interessa: a publicação no BTE da proposta do Governo para o Novo Estatuto dos Funcionários de Justiça, publicação essa que, a acreditar no elemento do Governo aqui citado, ocorrerá nos próximos dias.

Facebook-MBM-20210603.jpg

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:06


14 comentários

De Anónimo a 06.06.2021 às 08:38

Ainda não acredito. Talvez mais próximo de 15 de julho. Quem não cresceu até aos 60, já não cresce

De Anónimo a 06.06.2021 às 10:58

Eu acredito, no pai Natal, no coelho da páscoa, no fim da fone no mundo e, no Sr. Secrerario de estado.

De Anónimo a 06.06.2021 às 11:45

Twitter:
- Projecto de Estatuto dos Funcionários de Justiça.

Facebook:
- Projecto do Novo Estatuto dos Oficiais de Justiça.

Serão dois Estatutos?

Humm...

De Anónimo a 06.06.2021 às 12:03

Bem observado. Hum hum hum

De Anónimo a 06.06.2021 às 13:28

Sejam um ou dois, presumo que a negociação está feita. Haverá 2 ou 3 artigos que só lá aparecem para cair de forma a que o simulacro de negociação resulte.

A negociação terá sido feita informalmente com o sfj.

O soj poderá reivindicar o que quiser que não será atendido em nada.

Se marcarem greve para as autárquicas... requisição civil!

É a interpretação que faço das publicações do SEAJ.

De Jota Man a 06.06.2021 às 12:36

Devem ser mesmo dois estatutos, um para os Oficiais de Justiça e outro para o funcionários judiciais.
Oficiais de Justiça nível 3, apoio a magistrados, cumprir ordens e despachos, não podem falar sobre processos, a decidir se devem ter a boca cosida, mas têm que dizer sim, senhor(a): Indice da função publica igual ao que têm agora. Podem ser chefes se forem muito obedientes:
Funcionários de Justiça, nivel 2 - fazem diligencias atentem o publico, podem falar à vontade, tem direito a agua da torneira para não sofrerem de securas e amargos de boca. Índice da função pública igual o que têm agora. Não podem ser chefes mas podem beber chá e comer torradas, com Secretários de Estado e outros semelhantes, mas devem levar bastante manteiga para untar as torradas.
Enquanto estiverem a decorrer diligencias urgentes têm que permanecer um de cada categoria em Tribunal, um para fazer a acta e falar com as pessoas, outro para cumprir o determinado e mandar vir os comes e bebes para os intervenientes.
E fica um sindicato para cada categoria.

De Anónimo a 06.06.2021 às 15:54

Será nos próximos 5 dias, 50, 500, ou, quiçá, 5000 dias? Mentes perversas tendem a ter entendimentos perversos e gostam de ver os outros, mais fracos, sofrer.
O meu mais profundo desprezo para tal espécie de gente.

De Anónimo a 06.06.2021 às 17:13

O Prof. David Justino acusou a ministra da Justiça de agir em interesse próprio, aquando da aprovação da totalidade das reivindicações da ASJP relativamente ao estatuto dos Magistrados Judiciais.

Será que tinha razão, ou era uma infâmia!...

Tendo em conta os princípios da igualdade e da proporcionalidade poderá ter sido uma infâmia.

Mas nos próximos dias ficaremos mesmo a saber.

Evocando Sérgio Godinho ficaremos a saber "se eles comem tudo e não deixam nada"!

De Anónimo a 06.06.2021 às 18:23

Acho que foi Zeca Afonso e não Sérgio Godinho

De Anónimo a 06.06.2021 às 20:49

Sim, foi Zeca Afonso!

O aumento do Orçamento do Ministério da Justiça, em matéria de remunerações foi integralmente obsorvido, com os encargos decorrentes das alterações dos estatutos das duas Magistraturas.

Não sobrou nada!

De Anónimo a 06.06.2021 às 18:29

Quem tem o sério interesse em fazer alguma coisa, boa ou má, simplesmente faz, e não apregoa que vai fazer, ou como dizem agora, vai acontecer.

De Anónimo a 06.06.2021 às 19:41

Andamos a lutar pelo estatuto e a seguir iremos lutar contra o estatuto.
Ironias da vida ...

De Anónimo a 07.06.2021 às 01:13

Ai isso é certinho.
Mas de qualquer modo está tudo mais que decidido.
O resto será cosmética.

De Anónimo a 08.06.2021 às 09:51

Colegas:
Alguém me poderá informar p.f. quem foi então o escolhido para o cargo?

Comentar Artigo



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui
..................................................
MEDIDAS e Sugestões de Proteção Prática para Oficiais de Justiça
Veja a compilação de sugestões recebidas até ao momento e envie o seu contributo para o e-mail:
OJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2021

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Muito bem, apoiado a 100%. Força, foco e fé.

  • Anónimo

    Digo "despudorado"

  • Anónimo

    Muito bem, haja vontade dos nossos representantes ...

  • Anónimo

    À greve de 1999 nunca poderão ser aplicados serviç...

  • Anónimo

    Nunca vi nada igual a isto!SFj, SOJ e todos os Ofi...

  • Anónimo

    Como o aqui disse há dois ou três dias, greves em...

  • Jota Man

    Para ajudar vai uma ideia, em vez de T-Shirt vão d...

  • Anónimo

    Isso é que era. Dr. Garcia Pereira, sem dó nem pi...

  • Anónimo

    Acerca da greve de 99, ainda não consegui perceber...

  • Jota Man

    Ninguém aceita ou sequer acredita que sindicatos d...

  • Anónimo

    SFJ, mais do mesmo, não sabem e não querem ou, não...

  • Anónimo

    Todos nós sabemos que este sindicato forte, se tor...

  • Anónimo

    Deixem as sondagens e contratem os Sindicatos o Dr...

  • Anónimo

    Apoiado.

  • Anónimo

  • Anónimo

    O Sindicato dos Funcionários Judiciais emitiu hoje...

  • Jota Man

    -podem fora do horário de trabalho, ausentar-se, s...

  • Anónimo

    Parabéns ao blog que, de uma forma construtiva, ...

  • Anónimo

    Pois se o Soj é um sindicato Unipessoal, o Sfj cer...

  • Anónimo

    Parabéns ao blog que, de uma forma construtiva, ...

  • Anónimo

    Alguém que consiga explicar como é que uma decisão...

  • Anónimo

    Nos termos no disposto no artigo 22.º da CRP, “O...

  • Jota Man

    Concordo plenamente, mas porque não foi o sindicat...

  • Anónimo

    Os sindicatos deviam fazer uma participação ao CSM...

  • Anónimo

    A autoridade do caso julgado, na sua vertente posi...




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter, no "Blogs Portugal", no "Reddit" e no WhatsApp, ou seja, em 7 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Reddit (OficialJustica)

    6- WhatsApp

    7- Assinantes por "e-mail"





    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................