Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 13 ANOS de publicações DIÁRIAS especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Bem-vindo(a) à página do Diário Digital dos Oficiais de Justiça de Portugal. Aqui encontra todos os dias informação com interesse geral para o mundo da Justiça e em particular para os Oficiais de Justiça. Desfrute!
...............................................................................................................................

FERIADOS MUNICIPAIS NESTA SEMANA:
- 06NOV-Qui - Boticas, Paços de Ferreira, Rio Maior e Valpaços.
& pode ver + no Calendário do Oficial de Justiça para 2025 e ainda para 2026

...............................................................................................................................

Domingo, 05.10.25

Quando a prisão se mantém por falta de apoio social

      Ainda há dias as notícias referiam que ainda estavam internadas em hospital duas pessoas relacionadas com o trágico acidente do Elevador da Glória, apesar de terem alta clínica, mas que ali se mantinham por questões sociais, isto é, por falta de apoio fora do hospital. Também nos estabelecimentos prisionais há pessoas que não são libertadas pelo mesmo motivo, porque não têm qualquer apoio fora da prisão.

      A maioria dos pedidos de reclusos que carecem de apoio, familiar ou institucional, para cumprir pena fora da prisão não é aceite. Segundo dados disponibilizados à Lusa pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM), entre 1 de janeiro de 2023 e 30 de junho deste ano, deram entrada nos cinco tribunais de execução de penas (TEP) do país 177 pedidos desse âmbito, dos quais foram aceites apenas 25.

      Por falta de autonomia, para cumprirem o que resta da pena em casa ou em instituições, os tribunais não aceitam a libertação, com a tutela a reconhecer que "faltam respostas institucionais" para acolher essas pessoas.

      O Código de Execução de Penas e Medidas Privativas da Liberdade estabelece que "reclusos portadores de grave deficiência ou doença irreversível que, de modo permanente, obrigue à dependência de terceira pessoa" ou que tenham pelo menos 70 anos e um estado de saúde "incompatível com a normal manutenção em meio prisional" têm direito a cumprir o que resta da pena internados em "estabelecimentos de saúde ou de acolhimento" ou em prisão domiciliária. No entanto, isto não é cumprido, porque o Estado falha e por isso mantém pessoas internadas em hospitais, nas cadeias e em qualquer outro lugar, porque não há alternativas.

      O tribunal TEP com mais pedidos é o de Lisboa, com 102 requerimentos, incluindo 16 procedentes, seguindo-se o do Porto, com 46 pedidos, dos quais 5 foram aceites.

      Em Coimbra, há registo de 14 pedidos apresentados e 1 procedente; em Évora, de 10 entregues e 2 aceites; e nos Açores, de 5 entrados e 1 concedido.

      No total, foram rejeitados, indeferidos liminarmente ou estão a aguardar resposta 152 pedidos.

      "A decisão de deferimento ou indeferimento destes pedidos depende da análise individual de cada caso, sendo ponderados os pressupostos legais e os elementos clínicos e sociais apresentados", sublinha o CSM, acrescentando que "não é possível, sem uma análise concreta e detalhada" explicar a motivação das aceitações ou rejeições.

      Ainda assim, o órgão de gestão dos juízes lembra que "encontrar uma solução adequada para o cumprimento da pena fora do meio prisional levanta, muitas vezes, questões que [...] exigem respostas estruturadas de outras áreas da administração pública", como a saúde, a segurança social, e a "existência de uma rede familiar ou institucional de apoio".

      De acordo com um magistrado que, sob condição de anonimato, falou à Lusa em representação da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, o problema nota-se, sobretudo, quando os reclusos dependentes não têm apoio familiar no exterior, uma vez que não há instituições suficientes que possam ou queiram acolher estas pessoas.

      "Se não tivermos instituição, ficam nos estabelecimentos prisionais. E aí é um problema de não garantia da humanização da execução da pena. É um incumprimento por parte do Estado", resume o juiz.

      Questionado pela Lusa, o Ministério da Justiça reconhece que a aplicação dos mecanismos que permitiriam que estas pessoas cumprissem o remanescente da pena em casa ou em instituições se depara "com a falta de respostas institucionais adequadas ou suficientes".

      "Quanto a este ponto, a área governativa da justiça está em articulação com a área governativa da ação social para procurar soluções para permitir condições condignas para estes cidadãos vulneráveis", garante, numa resposta por escrito, o gabinete do secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Gonçalo da Cunha Pires, sem adiantar pormenores.

PresoIdoso(DDOJ).jpg

      Fonte: “Canal Now”.

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:05


10 comentários

De Anónimo a 05.10.2025 às 09:57

Ainda mais apoio? 
De um lado temos, redução de penas,  rendimento social de inserção, reformas (a quem não descontou), complementos solidários, etc, etc.
De outro lado assistentes sociais, psicólogas, tecnicos de re-inserção social, etc,etc.
Resultados: zero.
O humanismo deu cabo de nós.

De Anónimo a 05.10.2025 às 22:23

Tb concordo, já chega de humanismo.
Devemos acabar com o estado social e com o SNS, os tugas de bem e de menos bem, que morram à porta dos hospitais.
Aumentar as penas, castração química e pena de morte, assim sempre nos livramos de grande parte dos cadastrados do Chega.
Estou a ver que tenho que voltar a usar máscara e gel nos Tribunais, isto está a ficar infestado de ratos, Cheganos e percevejos.

De Anónimo a 05.10.2025 às 23:43

Que discurso desprezível!!
O que se está a passar neste preciso momento no aeroporto de Lisboa, é prova de que não vão ser os desprezíveis ratos da extrema direita que vão pôr em causa o nosso regime HUMANISTA de abril.
Os Andrézitos que envergonham PORTUGAL têm os dias contados e serão devolvidos ao esgoto.
Em cada esquina, em cada telhado, terão Mortáguas à espreita!


De Anónimo a 06.10.2025 às 00:17

Qual a diferença  entre extrema  direita e extrema esquerda?


Comei o que dizeis andrezito, porque ele vai comer-vos quanto mais  falais dele.
Estais doentes e espero que fiqueis piores ao destilarem esse veneno. 
Pena nenhuma de vocês  que sois  mais racistas  que ele.

De Anónimo a 05.10.2025 às 10:10

Coitadinhos dos presos ... 😢

De Anónimo a 05.10.2025 às 11:04

Também por falta de resposta, os oficiais de justiça, continuam a cumprir as suas penas...

            Sete anos, dois meses e vinte e seis dias, dois mil e vinte e um; ADSE quatorze meses multiplicado por três e meio por cento; trabalho eventual e probatório; juros compensatórios, há décadas...

De Anónimo a 05.10.2025 às 14:20

Então  e não  falam nas pessoas que nao sendo presos, e estão  doentes, sem terem quem cuide deles em casa, não  têm  vagas em lares  nem na rede de cuidados continuados??


Gente que trabalhou vida inteira  e não  tem suporte no pós  hospital, por falta de vagas.
Nesses não  interessa  falar porquê?? Não  é  causa humanitária?


Governantes  de merd

De Anónimo a 06.10.2025 às 00:21

Colega, aqui isso não  interessa.
O humanismo desta gente é  apenas contra o chega.
Um dia vão  acordar e vão  precisar de apoio social, apoio pós  hospital e é  que se vão  dar conta que afinal  não  existe.
Filhinhos do papá  e da mamã  que nunca sairam do conforto. Quando o dinheiro do papá  acabar quero ver a quem vão  pedinchar.  Ao sistema social  de quem?

De Anónimo a 06.10.2025 às 00:23

E das vítimas  não  falam??

De Anónimo a 06.10.2025 às 00:26

Vitimas?
Oh
Não  há. 
Só  coitados  que estam na prisão  por terem ajudado o vizinho  do lado.

Comentar Artigo



bandeira-portugal-imagem-animada-0012 bandeira-ucrania-imagem-animada-0001
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt

.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Subscrição por e-mail
Receba todos os dias o artigo do dia no seu e-mail. Peça para:
oficialdejustica.oj.portugal@gmail.com

saiba+aqui

..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linhas telefónicas e entidades de
APOIO AOS CIDADÃOS

Aceda por AQUI ao documento de compilação de todas (ou quase todas) as muitas linhas telefónicas e entidades que vimos acrescentando.
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2025

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    E vão dois.

  • Anónimo

    Sem duvida.Chulos.

  • Anónimo

    Há mais do que eles pensam.Fazem porcaria e cheg...

  • Rodrigo

    Esse sujeitinho teve afinal aquilo que merecia emb...

  • Anónimo

    Como oj sou sindicalizado fora sfj e soj.Apenas...

  • U.c Coimbra

    Nunca mas nunca votarei no c.o.j. são uns paus man...

  • Anónimo

    Por estas e outrasPassei e serei e votarei CHEGAMU...

  • Anónimo

    Certeiro. Mas é preciso gastar o dinheiro do prr....

  • Anónimo

    Até morrerNunca desistirei do roubo.

  • Anónimo

    Para ti e outros que tais mtrto CHEGA na mesa de ...

  • Anónimo

    como se o chega resolvesse o problemaalguns gostar...

  • Anónimo

    Muito bem.

  • Anónimo

    Ainda gostava de saber para que é necessário um Ba...

  • Anónimo

    Ojs há muitos e bem de vida

  • Anónimo

    30 anos desta merda

  • Anónimo

    Há mais.Contra o roubo sempre!

  • Anónimo

    Isso é muito pouco inteligente.O que devemos fazer...

  • Anónimo

    Se ninguém fosse votar ou votassem em branco nas e...

  • Anónimo

    6 oficiais de justiça na grande manifestação de ho...

  • Anónimo

    Chega mesmo!Trafulhas por trafulhas.Chega!

  • Anónimo

    Enquanto houver "portas giratórias" para os nossos...

  • Anónimo

    Depende sempre da perspectiva, obviamente. Para já...

  • Anónimo

    Continuarei de baixa até que me reponham um escal...

  • Anónimo

    30 anos de mentiras. Por isso passei a votar CHEGA...

  • Anónimo

    A ser verdade está informação, e a confirmar-me qu...



oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................