Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Esta página é uma iniciativa informativa DIÁRIA especialmente vocacionada para Oficiais de Justiça. De forma independente da administração da justiça e dos sindicatos, aqui se disponibiliza a informação relevante com um novo artigo todos os dias.



Pode ouvir aqui rádio com música alternativa não massiva e sem publicidade


FERIADOS NESTA SEMANA:
- 23ABR-Seg - Feriado Municipal: Velas
- 25ABR-Qua - Feriado Nacional: Dia da Liberdade
- 26ABR-Qui - Feriado Municipal: Belmonte
& pode ver + no Calendário do Oficial de Justiça 2018

Oficial de Justiça Últimas Publicações:

Segunda-feira, 23.10.17

Quantos Somos?

      Foram divulgadas na passada sexta-feira as últimas listas de antiguidade das várias categorias da carreira de Oficiais de Justiça.

      Estas listas dizem respeito ao último dia de um ano completo verificado, isto é, ao único dia 31 de dezembro possível e que é o de 2016. As listas estão, portanto, atualizadas, porque ainda não ocorreu mais nenhum outro dia 31 de dezembro, mas, pese embora essa atualização, há uma outra desatualização: é que esse último dia do ano já ocorreu há cerca de 10 meses e o que se verifica é um atraso na divulgação destas listas, um atraso que se reputa de cerca de 7 meses, considerando-se que estas listas deveriam ter sido divulgadas em março passado, pelo menos, no mês anterior ao da abertura da apresentação de requerimentos para o movimento único anual que corresponde ao mês de abril.

      Pese embora o desfasamento na divulgação, aqui estão para análise, por 10 dias, as listas de antiguidade dos Oficiais de Justiça à data de 31-12-2016.

      Nestas listas há uma importante diferença a considerar que é a relativa aos 400 Escrivães Auxiliares e Técnicos de Justiça Auxiliares que já não estão (agora em 2017) nessas categorias mas nas de Escrivão Adjunto e de Técnico de Justiça Adjunto, por efeito das promoções este ano ocorridas.

      Para além do interesse individual e coletivo no controlo das respetivas antiguidades e no seu uso, por exemplo, para os movimentos, estas listas contêm os totais de Oficiais de Justiça para cada categoria, o que interessa para a visão geral da profissão.

      À pergunta: quantos somos? Pode se responder: à volta de 7500, sendo a distribuição por categorias a que pode apreciar no gráfico e no quadro abaixo, elaborados de acordo com estes últimos dados oficiais.

OJ-TotaisAnuais2016-Percentagem.jpg

      Os Oficiais de Justiça podem dividir-se em três grandes grupos percentuais: Na grande fatia, correspondente a mais de metade, estão os Auxiliares, com 54% de todos os Oficiais de Justiça; em segundo lugar estão os Adjuntos que totalizam 30% e, por fim, 16% ocupam cargos de chefia.

       Pode aceder à comunicação da DGAJ "aqui" e às listas (ainda em fase de audiência dos interessados), conforme as hiperligações abaixo indicadas que estão de acordo com as categorias, mais se indicando, para cada categoria, a quantidade de Oficiais de Justiça àquela data de 31DEZ2016.

      Secretários de Tribunais Superiores = 8

      Secretários de Justiça = 96

      Escrivães de Direito =1026

      Técnicos de Justiça Principais = 135

      Escrivães Adjuntos = 1682

      Técnicos de Justiça Adjuntos = 572

      Técnicos de Justiça Auxiliares e Escrivães Auxiliares = 4065

      Estas 7 listas, cujo acesso aqui se disponibiliza, estão também permanentemente disponíveis para aceder na coluna aqui à direita, na secção das ligações; local onde encontra muitas ligações; ao dia de hoje são 438, divididas por: 278 designadas Ligações de Interesse, 40 Ligações a Legislação, 78 Ligações a Documentos, 30 Ligações dos Tribunais e, por fim, 12 ligações a produtos “Por e Para Oficiais de Justiça”.

      Na secção das “Ligações a Documentos” encontra acessos permanentes não só a estas listas referentes a 2016, como ainda às referentes aos dois anos anteriores: 2014 e 2015.

      No quadro abaixo pode ver a evolução da quantidade de Oficiais de Justiça, totais e por categoria, nos últimos 13 anos; desde o ano de 2004.

OJ-TotaisAnuais2016.jpg

       Assim, no ano de 2016, verificou-se uma descida de 163 Oficiais de Justiça, no cômputo geral, sendo estas perdas oriundas de quase todas as categorias, mesmo daquelas, e especialmente nessas, em que se verifica um aumento, como as de Escrivão de Direito e de Técnico de Justiça Principal. Nestas categorias, apesar do aumento numérico visível, ocorreu a maior perda de Oficiais de Justiça. Dos 163 perdidos, só 149 foram destas categorias, isto é, a maioria, uma vez que nestas categorias houve um reforço de 399 novos promovidos em 2016, não se verificando essa proporcionalidade no aumento total final.

      Já no gráfico abaixo pode ter uma visão geral dos totais de Oficiais de Justiça por ano, apreciando desta forma a evolução dos últimos 13 anos. No final, consta uma previsão para o final do ano de 2017, em curso, mas, como não podia deixar de ser, trata-se de uma mera previsão que contempla a entrada, até ao final do ano, de 400 novos Oficiais de Justiça mas que, na realidade, não deve ocorrer precisamente nessa quantidade mas em cerca de apenas 300. De todos modos, esta diferença de cerca de uma centena será suprida logo no início de 2018, pelo que se considerou desde já o valor total dos 400 para este gráfico, sendo, pois, tal valor relativo a 2017, meramente ilustrativo de uma possibilidade a concretizar-se a médio prazo.

OJ-TotaisAnuais-Grafico2016+Previsao2017.jpg

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temas/"Tags":

às 08:03


6 comentários

De Anónimo a 23.10.2017 às 10:50

Tantos e com tão pouca força...

De Anónimo a 23.10.2017 às 13:52

Tantos e tão poucos...

De Anónimo a 23.10.2017 às 17:12

"Oh...diabo"! E não é que existem cerca de 158 escrivães de direito com 15 a 25 anos de antiguidade na categoria?! E mais 99 com 14 anos e alguns/muitos meses! Em 2016, certo!!! Ass. Rui Octacílio Chaves

p.s. - "Oficial de Justiça, Pedro", dantes havia a possibilidade/obrigatoriedade de inicialmente nos identificarmos em comentários mas "agora" não! Potencia-se o "anonimato"?

De oficialdejustica a 23.10.2017 às 18:14

A página é do "Sapo" e inseriu alterações recentemente às quais somos completamente alheios. De todos modos, quem quiser se identificar pode sempre, por baixo da caixa do comentário, registar-se formalmente até com a página do Facebook, de outro blogue Sapo ou até optar simplesmente pela opção: "Preencher Dados". Esta última opção é também muito interessante pois permite inserir qualquer nome ou manter o anonimato mas permite também a inserção de um endereço de e-mail, que não é divulgado e serve apenas para receber eventuais respostas que sejam colocadas ao comentário, assim conhecendo as reações. É um sistema automático do “Sapo” sem intervenção nem conhecimento do autor do blogue. Esta opção já antes existia mas estava na parte de cima.
Neste blogue nunca houve obrigatoriedade de identidade, nunca se optou pelo controlo dos I.P. de acessos e, muito menos, se introduziu qualquer moderação prévia, tudo opções que estão disponíveis mas que sempre se consideraram serem limitadoras da liberdade de comentar. A única intervenção é a resposta a alguns aspetos pontuais e, no limite, a supressão de comentários inapropriados, como, aliás, já aconteceu algumas vezes, deixando, no entanto, nota de tal supressão.

De todos modos, os comentários, a autoria dos artigos, etc. não carecem de qualquer identificação. Não interessa quem produz a intervenção, interessa a intervenção em si. Não se pretende pessoalizar nada mas apenas intervir, desta forma se evitam muitos mal-entendidos e erróneas associações, pois há sempre quem queira afirmar que determinada pessoa tem determinado conceito por ser quem é ou porque tem algum interesse pessoal, etc. Aqui o que interessa não são as pessoas na sua individualidade mas no seu conjunto. Não há nenhum problema com o anonimato e não deixa de ser uma forma que, afinal, permite intervenções mais livres, sem quaisquer constrangimentos. Esta liberdade é, no entanto, vigiada, de forma a conter os eventuais excessos.

De Anónimo a 23.10.2017 às 18:37

Então assim, e respeitando a opinião plasmada: "Oficial de Justiça" fico obviamente elucidado quanto às alheias vicissitudes da "sapo". Respeitosamente, também, divirjo, desde sempre, de que " Não há nenhum problema com o anonimato e não deixa de ser uma forma que, afinal, permite intervenções mais livres, sem quaisquer constrangimentos.". Contudo e naturalmente, cada qual fica com as suas próprias convicções! Ass. Rui Octacílio Chaves

De Anónimo a 24.10.2017 às 10:36

Incrivel! Reparem bem na lista de antiguidades dos secretários superiores: Já é possivel chegar a secretário superior sem ser secretário! Estatuto para quê? provas para quê? basta ser escrivão de direito e ter padrinhos na Relação...

Comentar Artigo



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt .................................................. PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
.................................................. Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Subscrever para receber e-mail

Pode receber no seu e-mail cada artigo aqui publicado, para isso basta indicar o seu e-mail e depois ir lá confirmar a subscrição na mensagem que lhe será enviada. Simples, automático e recebendo cada artigo logo que publicado. .................................................

Escreva abaixo o seu endereço de e-mail:

Não esqueça ir depois ao seu e-mail confirmar a subscrição (se ocorrer avaria comunique).


Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    E o colega acha mesmo que vai ser aumentado?

  • Anónimo

    Subscrevo. Os tempos dos carreiristas acabou. Pese...

  • Anónimo

    Com o grau 3, ao menos subo um patamar. E não é po...

  • Anónimo

    Caros colegas, tal supressão não é aceitável nem d...

  • Anónimo

    Estou-me pouco marimbando para o grau 3.Se daí não...

  • Anónimo

    Alguns não se entende o motivo da sua não colocaçã...

  • Anónimo

    Pelo menos conto 10 na disponibilidade.

  • Anónimo

    Como não há secretários supranumerários?! Logo na ...

  • Anónimo

    Secretários supranumerários não há, na disponibili...

  • Anónimo

    Um dos objectivos deste movimento é acabar com os ...

  • Anónimo

    Não existe qualquer instrumento jurídico (a não se...

  • Anónimo

    Pois tem razão, espero eu, eles vão ao procediment...

  • Anónimo

    As vagas não podem ser prejudicadas pelo secretári...

  • oficialdejustica

    Apesar de tudo, haverá alguns que conseguirão a co...

  • oficialdejustica

    Os lugares estão, hoje, de facto, vagos e apenas e...

  • Anónimo

    Realmente...

  • Anónimo

    Permita-me fazer uma correção: A declaração de vac...

  • Anónimo

    Desculpe discordar, se existem 60 vagas para promo...

  • oficialdejustica

    Ao abrigo do regime legal geral previsto no Estatu...

  • Anónimo

    Mas ao abrigo de que regime legal?

  • oficialdejustica

    Não há vaga que possa emergir mas há lugar que vai...

  • Anónimo

    Mas então as substituições em curso estão ao abrig...

  • oficialdejustica

    Não é ironia, é apenas uma adjetivação da sua anál...

  • Anónimo

    Mas ao abrigo de que regime legal? transferência? ...

  • Anónimo

    Obrigada pela breve resposta. Só não percebo o uso...




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter e no "Blogs Portugal", ou seja, em 5 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Assinantes por "e-mail"






    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................