Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 10 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Bem-vindo(a) à página do Diário Digital dos Oficiais de Justiça de Portugal. Aqui encontra todos os dias informação com interesse geral para o mundo da Justiça e em particular para os Oficiais de Justiça. Desfrute!
...............................................................................................................................
GREVES EM VIGOR A OBSERVAR DIARIAMENTE POR TODOS OS OFICIAIS DE JUSTIÇA:
--- Desde 21-06-1999 - SFJ: Greve ao trabalho fora de horas: das 12H30 às 13H30 e após as 17H00 (por tempo indeterminado e SEM serviços mínimos).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SFJ por aqui
--- Desde 10-01-2023 - SOJ: Greve de todas as tardes após as 13H30 até às 24H00 (por tempo indeterminado e, desde 22-03-2023, mais de 2 meses depois, com serviços mínimos).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SOJ por aqui
--- Desde 29-05-2023 - SFJ: Greve fragmentada em horas e pulverizada por secções (sem serviços mínimos e com duração até 14-07-2023).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SFJ por aqui
...............................................................................................................................

Quinta-feira, 29.12.22

Querem 80? Levam 26, se os houver; para não dizerem que não fazemos nada

      No seguimento da nossa notícia aqui publicada nesta última segunda-feira 26DEZ, intitulada "Comarca considera ineficaz a ação da DGAJ/MJ e propõe contratos para ingresso de 80 tarefeiros", na qual se abordava a anunciada necessidade da Comarca de Lisboa Oeste de, pelo menos, 80 pessoas com contrato para dois anos, para suprir a falta de Oficiais de Justiça, eis que a Direção-Geral da Administração da Justiça, no dia de ontem, em reação a tal necessidade, divulgou a possibilidade de destacamentos de Oficiais de Justiça para dois núcleos daquela mesma Comarca, mas, em vez de 80, apresenta a quantidade máxima de 26 (16 para Sintra e 10 para Cascais).

      Estes destacamentos excecionais (artº. 56º EFJ) permitem a colocação (máxima e a prazo) em Sintra de 10 Escrivães Auxiliares e 6 Técnicos de Justiça Auxiliares, e em Cascais de 4 Escrivães Auxiliares e 6 Técnicos de Justiça Auxiliar.

      Diz a DGAJ:

      «Esta medida excecional visa dar uma resposta urgente a uma situação em que, esgotados todos os meios ao alcance dos órgãos de gestão daquela Comarca e desta Direção-Geral não é possível assegurar o funcionamento dos serviços dos núcleos de Sintra e de Cascais.»

      Realçamos as afirmações: “esgotados todos os meios ao alcance” e “não é possível assegurar o funcionamento dos serviços”.

      Quer isto dizer que a DGAJ não sabe que mais há de fazer a não ser esta opção do surgimento espontâneo de voluntários, designadamente, não desenvolvendo, ou não podendo desenvolver todas as diligências necessárias junto do Governo para que tivesse havido, ou que venha a haver, um atempado ingresso de Oficiais de Justiça para que não se chegasse a esta situação de se afirmar que “não é possível assegurar o funcionamento dos serviços”.

      Claro que a eficácia dos destacamentos é de efeito muito duvidoso, não só porque os núcleos em causa não são do interesse de muitos, como a provisoriedade dos destacamentos não contribui para a estabilidade de vida que os Oficiais de Justiça procuram, e ainda porque há restrições para a mobilidade dos interessados que não permitem que qualquer Oficial de Justiça possa ser destacado.

      Prossegue assim a DGAJ:

      «Porém, esta medida tem de considerar o funcionamento dos serviços de outros tribunais ou núcleos de secretaria; nesse sentido, impõe-se que sejam definidos critérios para a concretização dos destacamentos excecionais. Assim, determino que: (1) Apenas sejam aceites candidaturas de Oficiais de Justiça, das categorias indicadas, que exerçam funções em núcleos com défice inferior a 16,6 %, correspondente à média nacional de défice nos núcleos e (2) Não sejam aceites candidaturas de Oficiais de Justiça que exerçam funções na jurisdição Administrativa e Fiscal, considerando que nos mesmos se encontra em curso um plano de recuperação de pendências.»

      Apesar destas restrições e das restrições naturais pessoais da vida dos Oficiais de Justiça, ainda assim, a DGAJ considera que poderá surgir um número de interessados superior àqueles destacamentos, pelo que também ficou determinado que «Caso as candidaturas sejam superiores ao número de destacamentos pretendidos, os candidatos serão ordenados de acordo com as preferências legalmente previstas para a transferência e para a transição dos Oficiais de Justiça constantes do artigo 13.º do EFJ.» Obviamente.

      Assim, caso haja algum Oficial de Justiça interessado em candidatar-se a estes destacamentos, poderá manifestar a sua vontade até ao dia 09JAN através do e-mail: drgrh@dgaj.mj.pt

MultidaoLapisCaras.jpg

      Fonte: "DGAJ-Notícias" e "DGAJ-OfícioCircular".

 

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:09


20 comentários

De Anónimo a 29.12.2022 às 08:27

Se fossem homenzinhos e mulherzinhas, deixavam de brincar e DEMITIAM-SE, por absoluta incompetência e leviandade para o cargo.

De Anónimo a 29.12.2022 às 08:32

A comarca de Santarém em 2023 vai entrar em ruptura.
É um dado certo.
Desmotivação, mal pagos, falta de OJ.....
Acções sindicais em 2023 nem vê-las.

De Anónimo a 29.12.2022 às 08:49

Tonito, Carlitos, hora de levantar.
A ber se se faz alguns coisa, carago.

De Anónimo a 29.12.2022 às 09:42

Se as pessoas que se encontram em comissão de serviço fossem íntegras....

CESSAVAM A COMISSÃO

Assim são coniventes com a situação.

Falam... falam... e não fazem nada.

Que bom ter salário alto. Sou importante.

De Fernando a 29.12.2022 às 11:20

Estou em comissão de serviço e ganho o mesmo salário, estou num escalão que corresponde praticamente ao primeiro da categoria superior.

No entanto o colega vai-me perdoar mas não tenho essas manias, pelo menos não tanto com os demais.

No meu caso a conivência é a de que concorri para um lugar declarado vago no concurso e que não foi preenchido por arbítrio da DGAJ.

Como estava colocado num núcleo e recolocado noutro por decisão da gestão da comarca não pensei duas vezes em aceitar a comissão.

Entrei na década de 90, e já dei horas suficientes para entender que não somos bombeiros, nem médicos de um SU ou do INEM, para andar a vida toda a ocorrer a situações de serviço acumulado que não são conjunturais, antes estruturais e decorrem da incompetência que é permitida por nós todos.

Acordamos todos os dias, transportamos ou arrastados as nossas carcaças para o trabalho, sempre em alta rotação como um atleta de alta competição, até estourarmos.

É triste mas é assim que vai a nossa vida.

De Sousa a 29.12.2022 às 11:05

Os "comissários" são promovidos os outros que se f...

De Fernando a 29.12.2022 às 11:36

É preciso ver que os comissários são como os funcionários colocados em regime se substituição em cargos de chefia.

Todavia, o signatário concorreu a escrivão de direito, a técnico de justiça principal e a secretário, e apesar disso quem ocupou na comarca e núcleos respectivos os cargos de chefia foram colegas que nem sequer fizeram o concurso por opção pessoal.

Resignado e conformado com esse facto tratei da minha vidinha e não é por isso que perco a minha integridade ou sou hipócrita.

Tudo isto está mal e mal continuará por muito que se escreva ou propale bonitas palavras e a culpa é de todos nós e não é só dos comissários.

Mas o colega tem razão pois um dia destes cessam as comissões e regressamos todos a casa sendo os cargos ocupados por técnicos superiores.

Temo que todos nós ingressarem os num grupo especial de tarefeiros.

Há quem trate do lixo da rua nos trataremos do lixo humano, daqueles que se colocam á margem da sociedade.

Há sempre faccionarios, umas vezes criando divisões entre licenciados e não licenciados, ao que parece também com os "comissários", se calhar entre auxiliares e adjuntos, enfim o mal está em quem gere os recursos e não em quem, de forma transparente, tenta a realização profissional.

Já dizia o Salgado Senha que os portugueses não querem ser melhores que o outro, nas que os outros não sejam melhores que eles.

Enquanto for assim não vamos a lado algum.

De Anónimo a 29.12.2022 às 11:33

Quantos são?? Quantos são??

Será que alguém quer concorrer para ali?

Baixo salário, rendas altas, afundados em trabalho, sem horários de saída...

Quantos colegas se vão reformar para o ano?
Alguém sabe?
Já ouvi falar em 400/600.
A ser verdade vai começar a rutura de serviços em várias comarcas.

Viva a inteligência artificial.
A justiça caminha para onde o Costa quer, completamente inoperacional.

Tic tac, tic tac......

De Anónimo a 29.12.2022 às 12:01

Leia-se o relatório da DGAJ de 2014 (apresentado em 2022!) quanto ao assunto dos sistemas informáticos que substituem "com eficácia" OJ.

De Anónimo a 29.12.2022 às 11:45


Tanta demissão no (des)governo... podiam e deviam aproveitar...


De Anónimo a 29.12.2022 às 11:47

Ao ponto a que chegamos!...

Quando são as próprias responsáveis da DGAJ a assumirem que se encontram esgotados
todos os meios ao seu alcance e que já não é possível assegurar o funcionamento dos serviços dos núcleos de Sintra e de Cascais, impõe-se que assumam as suas responsabilidades e peçam a demissão.

E têm que assumir as suas responsabilidades "políticas" pelo simples facto de ocuparem cargos de nomeação política.

Tinham perfeito conhecimento de que vários serviços estavam e estão a beira da rotura por falta de Oficiais de Justiça.

Não alertaram o Ministério da Justiça para o perigo que se avizinhava ou, se o fizeram, conformaram-se com a inação.

Demitam-se!...













De Anónimo a 29.12.2022 às 12:06

O assunto em questão é mesmo grave e só espero que os Sindicatos façam chegar aos órgãos de comunicação social esta divulgação da DGAJ, bem como ao Senhor Presidente da República e ao Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados.

De Anónimo a 29.12.2022 às 12:12

Aqui nos meus papéis apareceu-me uma carta assinada pelo Sr. Costa Primeiro Ministro, então Ministro da Justiça, a divulgar a videoconferência como o início do futuro!

É pena o gasto em material de uso pouco intuitivo, quando outro mais barato faria mais e melhor, e em meios humanos adstritos para o efeito.

Enfim. Instalam-se PC's com Windows 10 a dias de estar generalizado o Windows 11.

As licenças do MS Office não existem, o que demonstra a vontade de modernização. Só se for dos bolsos de intermediários, comissionistas ou de vendedores de material informático.

Mas só se olha para as "TAP's".

Modernização?

Com "material" obsoleto ou sub aproveitado?

Comentar Artigo


Pág. 1/2



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Subscrição por e-mail
Receba todos os dias o artigo do dia no seu e-mail. Peça para:
oficialdejustica.oj.portugal@gmail.com

saiba+aqui

..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2022

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • d/s

    Há mais de 20 anos? Muitos mais. Vê-se que nāo and...

  • Anónimo

    Será que ninguém percebe que os nossos dirigentes ...

  • Anónimo

    Conselho de ministros de hoje:"10. Foi aprovado o ...

  • Anónimo

    Técnico superior tem, pelo menos, uma licenciatura...

  • Anónimo

    Com as decisões/sentenças/despachos que andam por ...

  • Anónimo

    Não tarda nada estamos em férias judiciais... depo...

  • Anónimo

    Muito bem! Concordo!

  • Anónimo

    Só para dizer que não não sou nenhum velho do res...

  • Anónimo

    Hoje, pode ler-se em alguns meios noticiosos, alum...

  • Anónimo

    Marcelo não é tonto...!

  • Anónimo

    Este governo está a fazer de propósitopare que Pre...

  • Anónimo

    Espantalho!! Nulidade total.

  • Anónimo

    A Ministra da Justiça persiste em continuar em con...

  • Anónimo

    Então fazem bem pois, ao que parece, há quem queir...

  • Anónimo

    Estão a fazer o mesmo que você - nada.

  • Anónimo

    Estão à espera que a mesma tecnologia de base do C...

  • Anónimo

    Houve quem a visse por estes dias numa espreguiçad...

  • Anónimo

    Eu quero a semana de trabalho de 4 dias. O que é q...

  • Anónimo

    O Sol e a Lua, de tanta grandeza ainda explode.

  • Anónimo

    Ela acredita ser o sol...

  • Anónimo

    Os nossos sindicatos e a nossa classe, a dos ofici...

  • Anónimo

    É a vida de quem pode ...Na vizinha Espanha, há al...

  • Anónimo

    A tutela tem dado cabo da nossa profissão tal como...

  • Anónimo

    Ora, carissimo militante/simpatizante socialista, ...

  • Anónimo

    Está a escrever o estatuto. Vai a caminho da prim...




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter, no "Blogs Portugal", no "Reddit" e no WhatsApp, ou seja, em 7 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Reddit (OficialJustica)

    6- WhatsApp

    7- Assinantes por "e-mail"





    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................