Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 8 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça
Segundo António Costa, uma administração da justiça próxima dos cidadãos "é fundamental para que a comunidade se possa sentir reparada no sentido de justiça"
O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu na semana passada uma avaliação da reforma do mapa judiciário que permita "restabelecer a paz na comunidade" e defendeu uma compatibilização entre justiça de proximidade e racionalização de recursos.
António Costa falava aos jornalistas no final de uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Henriques Gaspar, encontro que durou cerca de 50 minutos e em que esteve acompanhado pelo líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues.
Questionado pelos jornalistas se irá reabrir os tribunais encerrados no âmbito da recente reforma do mapa judiciário – uma posição que era defendida pelo anterior líder socialista, António José Seguro, – António Costa sustentou a tese da "importância de uma avaliação" aos resultados dessa reforma.
"Todas as reformas devem ser monitorizadas e avaliadas para que depois sejam introduzidas as mudanças necessárias. É preciso compatibilizar a vertente da racionalização dos recursos com o objetivo de a administração da justiça ser feita próxima das populações. A administração da justiça não é uma mera formalidade de tomada de decisão, mas restabelecer uma paz que foi quebrada", respondeu o secretário-geral do PS.
"Temos de compatibilizar estes objetivos com os novos recursos tecnológicos que existem. Hoje, é possível estabelecer uma diferença entre o local do julgamento e o “back office” do processo", exemplificou o líder socialista.
Ou seja, na perspetiva do ex-ministro da justiça do segundo executivo de António Guterres, "o compromisso" do PS é no sentido de que "a justiça seja prestada próxima dos cidadãos e que a população tenha acessibilidade à justiça".
Questionado sobre se o PS, caso chegue ao Governo, vai reabrir tribunais encerrados pelo atual executivo, o líder dos socialistas admitiu que, atualmente, "em bom rigor, é possível fazer julgamentos em mais sítios do que em locais em que havia tribunais" antes da reforma.
"Nem todos os concelhos tinham comarcas, mas não há nenhum município do país, pelo menos que eu conheça, sem condições para se fazer um julgamento. Para se fazer um julgamento, não é necessário ter-se todo um tribunal instalado num determinado espaço. Com inteligência e com imaginação, há boas formas de aproximar a justiça e racionalizar recursos", advogou António Costa.
Mas o secretário-geral do PS foi ainda mais longe em defesa da sua tese: "Se houver noção dos milhares de metros quadrados construídos pelo país fora, espaços com baixo nível de utilização, pode perceber-se como uma utilização partilhada de espaços permite fazer muito mais coisas com maior proximidade".
"Mas este Governo, por exemplo, fez um desinvestimento completo no modelo das lojas do cidadão; um modelo que permitia aproximar os serviços das populações, poupando recursos e evitando a multiplicação de serviços e de balcões", afirmou, numa crítica dirigida ao ministro Miguel Poiares Maduro.
Dia 9 de Março - tomada de posse do Senhor Preside...
Mais um iluminado que sabe conjugar o verbo beber,...
Infelizmente é o que acontece com muitos licenciad...
Está certo o que o comunicado do SFJ divulga.Mas n...
"A situação é deveras grave", e o que fazem os nos...
Pretendem ascender a uma carreira com uma complexi...
Totalmente de acordo para mal dos nossos pecados!
Completamente de acordo. Somos infelizmente o "par...
Acredito que sim.
" A DGAJ tem meios gestionários suficiente para a...
Afinal já tido lido... Congratulo esta página por ...
Há mais de ano num gabinete do ministério...
Há anos que estão no cabeçalho desta página todos ...
Colegas, à dias falou-se do esboço do novo estatut...
Obviamente que interessa ao governo PS que a justi...
https://www.facebook.com/148429538534191/posts/393...
https://soj.pt/wp-content/uploads/2021/03/SOJ0342...
Um movimento de fevereiro anunciado em Março! Mas ...
Ou seja, o "Sr. Costa".
Alberto Costa e NÃO António Costa!Os ministros da ...
.... Já diz o povo , "a Maria vai com as outras" !
Errado?Informe-se.Alberto Costa era o ministro.
Não?A Tutela não tem culpa da situação?O mais prov...
Apoiado a 100%
Errado.Costa foi M. da Justiça no governo de Guter...