Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oficial de Justiça

Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 10 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça



oficialdejustica.blogs.sapo.pt
DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL (DD-OJ)
As publicações desta página podem ser encontradas diariamente em diversas plataformas:
oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Bem-vindo(a) à página do Diário Digital dos Oficiais de Justiça de Portugal. Aqui encontra todos os dias informação com interesse geral para o mundo da Justiça e em particular para os Oficiais de Justiça. Desfrute!
...............................................................................................................................
GREVES EM VIGOR A OBSERVAR DIARIAMENTE POR TODOS OS OFICIAIS DE JUSTIÇA:
--- Desde 21-06-1999 - SFJ: Greve ao trabalho fora de horas: das 12H30 às 13H30 e após as 17H00 (por tempo indeterminado e SEM serviços mínimos).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SFJ por aqui
--- Desde 10-01-2023 - SOJ: Greve de todas as tardes após as 13H30 até às 24H00 (por tempo indeterminado e, desde 22-03-2023, mais de 2 meses depois, com serviços mínimos).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SOJ por aqui
--- Desde 29-05-2023 - SFJ: Greve fragmentada em horas e pulverizada por secções (sem serviços mínimos e com duração até 14-07-2023).
Pode consultar o Aviso Prévio desta Greve do SFJ por aqui
...............................................................................................................................

Terça-feira, 29.06.21

Santarém: a participação e o desequilíbrio

      E eis que é chegado o dia do Plenário Nacional dos Oficiais de Justiça, que já esteve marcado para há 10 dias, para o passado dia 18JUN, em Lisboa, mas, por força do vírus, acabou a ser hoje e em Santarém.

      O ímpeto que havia no passado dia 18JUN desvaneceu um pouco, é certo; na altura, o Plenário coincidia com o final do período de um mês de greves diárias e coincidia ainda com a recente saída do absurdo projeto de Estatuto.

      É bem verdade que de lá até cá, nestes últimos dez dias, não houve nenhuma evolução relativamente ao abjeto projeto de Estatuto mas, houve, antes, a habitual acomodação por força da azáfama do trabalho diário em grande parte dos Oficiais de Justiça.

      Os Oficiais de Justiça detêm tanto trabalho e tanta responsabilidade no dia-a-dia que os demais assuntos, para os quais se sentem impotentes de resolver, passam para segundo plano.

      O cansaço e a desilusão somam-se à impotência e daí resulta uma espécie de desistência participativa em ações que visam a defesa do interesse geral prejudicada pelo pequeno interesse particular de cada um.

      O individualismo, a falta de camaradagem e de solidariedade é fator que grassa hoje nos tribunais e nos serviços do Ministério Público.

      A divisão dos Oficiais de Justiça não advém nem dos Sindicatos nem da proposta daquele inenarrável Estatuto, advém dos próprios Oficiais de Justiça: daqueles que participam com espírito de solidariedade e empenho, daqueles que não participam em nada ou quase nada.

      Seria de esperar que numa ação sindical em que não há perda de vencimento e em que o Sindicato até disponibiliza transporte gratuito, de todas as zonas do país, houvesse uma participação massiva e, se não a 100%, pelo menos a 90%. No entanto, não é isso que vemos.

      A desculpa do corte no vencimento, tão usada nas greves, não se aplica nos plenários; a desculpa da distância e dos transportes também não se aplica neste plenário, pelo que uma participação que não alcança sequer 50% dos Oficiais de Justiça é uma participação manifestamente frustrante.

      O comodismo ou a acomodação, a desilusão ou o desencanto, a desistência ou a resignação, o alheamento ou a alienação, são hoje fatores que caracterizam mais de metade dos Oficiais de Justiça.

      Todas as ações sindicais estão comprometidas com o fracasso devido à fraca, ou fraquíssima, participação.

      Embora hoje, em Santarém, se possam tirar fotos com muita gente, há que recordar que o número de Oficiais de Justiça contados a 31DEZ2020, de acordo com os últimos dados oficiais das listas de antiguidade, totalizam 7801 Oficiais de Justiça, e que metade deste número corresponde a 3900.

      Quantos estarão em Santarém? 7800? 3900? 1000? 500? Quinhentos são muitos e darão uma boa fotografia mas não mais do que isso.

      Recorde-se que os números reais da participação serão registados no programa da assiduidade e que o Governo terá conhecimento da força ou da fraqueza dos Oficiais de Justiça. Se apenas uns poucos; uma pequena percentagem de Oficiais de Justiça é que protesta e se, sistematicamente, em cada atividade sindical se verifica essa mesma pequena percentagem, por que razão há de o Governo se preocupar com tão ínfima participação de descontentes quando a esmagadora maioria parece aceitar o que quer que seja?

      O futuro trará aquilo que hoje se está a construir e se tem vindo construindo.

      Por outro lado, em completa oposição a esta grande maioria de desistentes, estão aquelas poucas centenas de teimosos, de valentes e corajosos Oficiais de Justiça, que embirram em não renunciar a que se faça justiça mas agora para quem nela de facto trabalha.

      O desequilíbrio entre Oficiais de Justiça é muito – mas mesmo muito – grande e a balança desequilibra-se para a perda geral.

EquilibrioNoArameFarpado.jpg

por: GF
oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

às 08:09


22 comentários

De Anónimo a 29.06.2021 às 08:36

Não se preocupem com o local onde sepultar o meu corpo.

Preocupem-se é com aqueles que querem sepultar o que ajudei a construír

Salgueiro Maia

De Anónimo a 29.06.2021 às 19:03

Nem mais!!

De Anónimo a 30.06.2021 às 21:03

47 anos depois, uma mudança de 360º.

Antes, oligarquia, PIDE e bufos.

Hoje, oligarquia, redes sociais e bufos.

P. s.

Ordenado mínimo em Malta?

Malta, em Malta!!!

Ou seja, a política continua a ser um trampolim, e o País que se lixe!

De Anónimo a 29.06.2021 às 08:46

Não tive conhecimento que o sindicato tivesse comunicado qualquer disponibilização de transporte para o concelho onde trabalho.... por isso menos um!

De Anónimo a 30.06.2021 às 00:41

Identifique o concelho e, frontalmente, dirija responsabilidades, isto se as mesmas houverem.

De Anónimo a 29.06.2021 às 08:47

👏

De Anónimo a 29.06.2021 às 09:42

Plenário, pra que serve.... Lembro-me bem do último na Praça do Comércio.... alguns provavelmente cheios de stress por serem uma nodoa, gritavam gritavam irados com o governo ou com eles proprios, porque levam sempre na cabeça para produzirem o que não conseguem. outros nos copos, outros a tentarem puxar porque uma subida ao poleiro do ainda meu sindicato SFJ (mas a mama vai acabar espero que outros me sigam).
Depois os liberes do sindicato, eu faço, eu aconteço. eu mordo...

Resultado: ZERO DE NADA

Srs do sindicato, em vez de pagarem jantares, almoços, ajudas de custo, para quando, um plafont para quando usarem os Oficiais de Justiça para os vossos interesses, ou seja fazerem greve, que funcionava para ajudar nos dias sem ordenado, como acontece ccom os enfermeiros e outros.... Pois se tivessem começado a juntar há mais de 20 anos, se calhar a aderencia às greves seriam maiores.

De Anónimo a 29.06.2021 às 19:05

Nem mais!!!

De Anónimo a 29.06.2021 às 11:47

Um gajo abre o Facebook e é só fotos de excursionistas idosos a caminho de Santarém

De Anónimo a 29.06.2021 às 13:15

Heheheheh...
essa teve piada.


Mas é a triste realidade.
A caminho da velhice e sem perspetivas nenhumas de a viver com alguma dignidade.

De Anónimo a 29.06.2021 às 18:56

Os idosos já lá chegaram, muitos não poderão dize-lo.
😏

De Anónimo a 30.06.2021 às 00:39

Esteve presente? Ou ficou no Tribunal a ver fotos?

De Anónimo a 29.06.2021 às 16:07

Esta classe está destinada a uma divisão irá ser inevitável. Mais tarde ou mais cedo.
Os tribunais estão cheios de "chefes" "adjuntos" de diversas secções sem qualidade, profissionalismo e sem competências para tal.

Chegaram a "chefes" e a categoria de "adjunto" não por serem profissionais, mas sim pelo tempo de serviço.

E as secções estão com o trabalho em dia devido aos auxiliares, que muitas vezes fazem o trabalho dos adjuntos que não querem trabalhar e de chefes incompetentes.

De Anónimo a 29.06.2021 às 16:18

Portanto, a culpa é dos auxiliares ...

De Anónimo a 01.07.2021 às 12:54

Não, a culpa é de quem atribui o serviço.

De Anónimo a 29.06.2021 às 16:51

Mais um cromo...

De Anónimo a 29.06.2021 às 17:20

e dos juizes e dos procuradores e dos ministros e dos doutores e dos médicos e dos bombeiros e dos padres e dos pedreiros e dos arquitetos e dos engenheiros. Há pessoas tão competentes.

De Anónimo a 29.06.2021 às 20:29

Concordo plenamente, uma classe mais unida é mais combativa faria de certeza a diferença

De Anónimo a 29.06.2021 às 20:40

A disponibilidade permanente não pode continuar a ser total e sem limites, como tem vindo a ser entendida e abusivamente aplicada, até à presente data.

A entidade empregadora, nas solicitações que efetue ao abrigo desse regime, tem que passar a respeitar os direitos familiares, pessoais, políticos e cívicos, que têm assento constitucional.

Direitos esses que assistem a todo e qualquer trabalhador. Cfr artigos 26.º, n.º 1, 36.º, n.os 1 e 5, 48.º, n.º 1, e 59.º, n.º 1, alínea d), da Constituição da República Portuguesa.

Assim, é exigivel a fixação de um limite máximo para além do horário normal, sob o regime de disponibilidade permanente.

Os Oficiais de Justiça foram sujeitos a um regime de dispolibilidade permanente total e sem limites durante dezenas de anos, sem qualquer compensação.

Têm que ser ressarcidos da violação reiterada, ao longo de anos, desses direitos fundamentais com assento constitucional.

Daí justificar-se a exigência de um regime diferenciado da aposentação, exigência essa, já reconhecida e aprovada no Parlamento em dois Orçamentos de Estato.

De Anónimo a 29.06.2021 às 21:33

Estatuto dos Funcionarios Judiciais:

Artigo 65.º
Ausência
1 - Os funcionários de justiça podem ausentar-se fora das horas de funcionamento normal da secretaria, quando a ausência não implique falta a qualquer acto de serviço ou perturbação deste.
2 - Em caso de ausência, os funcionários devem informar previamente o respectivo superior hierárquico e indicar o local onde podem ser encontrados.
3 - Quando a urgência da saída não permita informar previamente o superior hierárquico, deve o funcionário informá-lo logo que possível, apresentando a respectiva justificação.

Uma norma repugnante que nem o Estado Novo se atreveu a tanto!...

O que mais me espanta, é que é das poucas normas que subsistem, do estatuto em vigor, no novo projeto de estatutos apresentado pelo Ministério da Justiça.

Uma aberração constitucional, num Estado de Direito Democrático!

O "Chefe tem que saber onde eu ando e se me der autorização"!

Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, proponha uma alteração ao Codigo de Trabalho no sentido de aditar uma norma de idêntica natureza e tinhamos uma revolução.

De Anónimo a 30.06.2021 às 21:05

Tão inconstitucional que ninguém cumpre.

De Anónimo a 30.06.2021 às 21:07

O nº 1 é aquilo a que se pode chamar uma traulitada jurídica.

Mas andam por aí tantas!

Comentar Artigo



BandeiraPT oficialdejustica.blogs.sapo.pt
.................................................. INICIATIVAS COMPLEMENTARES:
..................................................
PERMUTAS para Oficiais de Justiça (Lista de Permutas)
Veja os pedidos existentes e envie os seus para o e-mail dedicado:
PermutasOJ@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Legislação e Publicações Relevantes - Lista com seleção diária de legislação e outras publicações relevantes em Diário da República e noutras fontes.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................
Subscrição por e-mail
Receba todos os dias o artigo do dia no seu e-mail. Peça para:
oficialdejustica.oj.portugal@gmail.com

saiba+aqui

..................................................
Grupo WhatsApp para Oficiais de Justiça
A comunicação direta de, para e com todos.
Saiba+Aqui

..................................................
Lista de Alojamentos
Anúncios de Procura e de Oferta de alojamentos para Oficiais de Justiça. Contacte pelo e-mail dedicado:
ProcuraAlojamento@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Lista de Anúncios para Partilha de Carro
Boleias e partilhas de lugares nos carros, sejam diárias, aos fins-de-semana, para férias ou ocasionais, anuncie a disponibilidade e contacte pelo e-mail dedicado:
PartilhaDeCarro@sapo.pt
Consulte a lista aqui

saiba+aqui
..................................................
Estatuto dos Oficiais de Justiça EOJ - Para assuntos relacionados com o Estatuto em apreciação use o e-mail dedicado:
Estatuto-EOJ@sapo.pt

veja+aqui
..................................................
Histórias de Oficiais de Justiça (Compilação)
Envie histórias, peripécias, sustos, etc. para o e-mail dedicado:
HistoriasDeOficiaisDeJustica@sapo.pt

saiba+aqui

..................................................
Acordos & Descontos para Todos - Lista de descontos para Oficiais de Justiça oferecidos por empresas privadas.
Consulte a lista aqui
saiba+aqui

..................................................

..................................................
Endereço Geral da página - Para assuntos diversos, use o endereço de e-mail geral:
OJ@Sapo.Pt

..................................................
Veja por aqui + informação sobre o Perfil / Autoria da página
+
Veja também por aqui o Estatuto Editorial e a Direção desta publicação
..................................................
Dúvidas sobre a Justiça?
Ligue para a Linha Justiça
(MJ) (chamada gratuita):
800 910 220
(das 9h às 19h nos dias úteis)
saiba+aqui e veja também o portal da Justiça em justiça.gov.pt
..................................................
Linha de Emergência Social:
Apoio da Segurança Social e do Ministério da Justiça:
144 (Linha Gratuita 24 h)
saiba+aqui
Linha da Segurança Social:
300 502 502 (das 09h às 18h)
..................................................
Outras Linhas de Apoio:
808 24 24 24 - SNS 24 / Saúde 24
(custo de chamada local)
800 209 899 - SOS Voz Amiga
(das 16h às 24h) (gratuita)
808 237 327 - Conversa Amiga
(das 15h às 22h) (gratuita)
239 484 020 - SOS Estudante
(das 20h à 1h)
222 080 707 - Telf. Esperança
(das 20h às 23h)
800 990 100 - SOS Pessoa Idosa
(das 10h às 17h) (gratuita)
..................................................

Meteorologia

Porto
Lisboa
Faro

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2021

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D

Para Contactar:

Para mensagens breves pode usar a caixa de mensagens abaixo (mensagens instantâneas) ou usar o endereço geral de e-mail: oj@sapo.pt para mensagens maiores, com imagens ou anexos ou se quiser uma resposta.

Mensagens Instantâneas

Na caixa de mensagens abaixo pode enviar qualquer tipo de mensagem de forma simples e rápida. Basta escrever, carregar no botão "Enviar" e já está. Estas mensagens são anónimas, não são públicas nem são publicadas. Como as mensagens são anónimas se quiser resposta indique o seu e-mail.

Mensagens

Comentários

Pode comentar cada artigo e responder a comentários já existentes. Os comentários podem ser anónimos ou identificados e o conteúdo não é previamente (mas posteriormente) verificado.
Para comentar os artigos selecione "Comentar".
Os comentários são públicos. Para mensagens privadas use a caixa de mensagens ou o e-mail.
Os comentários ou respostas colocados pela administração da página surgem identificados como "oficialdejustica" e clicando no nome acede ao perfil da página. Não se identifique com nomes e de forma igual ou parecida com a referida designação.
Os comentários e as críticas não devem atingir pessoas mas apenas ideias. A discussão deve ser saudável, construtiva e digna. Serão eliminados os comentários que se julguem inadequados.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Conforme consta da al. b) do aviso prévio de greve...

  • Anónimo

    Concordo.Após o reconhecimento da nossa luta e a a...

  • Anónimo

    Excelente trabalho deste blogue.Obrigado!

  • Anónimo

    VENHAM OS COLETES AMARELOS FRANCESES

  • Anónimo

    É urgente o agendamento de receção dos Sindicatos ...

  • Anónimo

    A greve do volto já. Como se as pessoas que vão ao...

  • Anónimo

    Não podemos parar

  • Anónimo

    A frase mais importante:"Mudando tanta gente só no...

  • Anónimo

    As greves não incomodam o emplastro

  • Anónimo

    Volto já.

  • Anónimo

    Era destabilização que se queria escrever.

  • Anónimo

    Greve com perda de vencimento, não.Breve tinhamos ...

  • Anónimo

    Coloca tabaco nisso, para se perceber melhor o que...

  • Anónimo

    Enquanto oficial de justiça apenas desde set/2015,...

  • Anónimo

    Como se os oficiais de justiça fossem analfabetos....

  • Paulo Pereira

    Comentário muito bom.Infelizmente é isso mesmo, as...

  • Anónimo

    Estamos praticamente em cima das férias judiciais ...

  • Anónimo

    Todos os outros vão conseguindo qualquer coisa, ma...

  • Anónimo

    Pois somos... deviamos TODOS fazer uso do Art. 21⁰...

  • Anónimo

    Greve de 30 dias, já. Pelo menos o seu anúncio.Não...

  • Anónimo

    Tem toda a verossimilhança. Inútil.

  • Anónimo

    Pedido de audiência dos representantes dos Sindica...

  • Anónimo

    Sem justiça social não haverá paz”, declarou Nicho...

  • Anónimo

    Peçam, com urgência, para serem recebidos por sua ...

  • Anónimo

    Isso mesmo colega, sair a horas!




oficialdejustica.blogs.sapo.pt

Ligações

Ligações de INTERESSE:

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações a LEGISLAÇÃO

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  • Em alguns casos, pode não ver todo o documento mas só a primeira página. Baixe o documento para o ver e ficar com ele na totalidade.

  •  
  • _______________________

  •  
  • Ligações a DOCUMENTOS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • Ligações dos TRIBUNAIS

  •  
  •  
  • ________________________

  •  
  •  
  • POR e PARA Oficiais de Justiça

  •  
  •  
  • ________________________


    Onde encontrar o Ofici@l de Justiç@?

    Os artigos aqui publicados são distribuídos por e-mail a quem os subscrever e são ainda publicados no Facebook, no Twitter, no "Blogs Portugal", no "Reddit" e no WhatsApp, ou seja, em 7 plataformas diferentes:

    1- Sapo (oficialdejustica)

    2- Facebook (OficiaisJustiçaPortugal)

    3- Twitter (OfJustica)

    4- Blogs Portugal

    5- Reddit (OficialJustica)

    6- WhatsApp

    7- Assinantes por "e-mail"





    Para além das outras possibilidades de comunicação, se pretender comunicar por e-mail, use o endereço abaixo indicado:

    OJ@SAPO.PT

    .......................................................................................................................