Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Bem-vindo/a ao DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL publicação periódica independente com 9 anos de publicações diárias especialmente dirigidas aos Oficiais de Justiça
1 .
Já deve ter reparado que nos últimos dias colocamos aqui à direita o novo número da “Linha Justiça” do Ministério da Justiça.
Esta “Linha Justiça” já existe há muitos anos mas sempre se revelou pouco divulgada e é pena porque embora não sirva para resolver os concretos problemas das pessoas, pode encaminhar para o local certo e muitas vezes é tão-só isso que se pretende, o conselho acertado para contactar as entidades corretas à resolução de determinado assunto.
Quantas vezes surgem pessoas ao balcão dos tribunais colocando as mais diversas questões sobre os assuntos mais desconhecidos e que, muitas vezes, nem sequer se relacionam com os tribunais em concreto, embora com a área alargada da Justiça, nestes casos, poderão os Oficiais de Justiça perfeitamente aconselhar as pessoas a obterem as informações que pretendem através da “Linha Justiça”, com a grande vantagem de que a chamada é gratuita.
Tal como dissemos, esta Linha Justiça já existe há uns bons anos mas a chamada não era gratuita. Era uma chamada “Linha Azul” com um custo muito reduzido equivalente a uma chamada local, esse número era, e é ainda, o 808 201 487, que está agora em fase de suspensão e de supressão, uma vez que existe uma linha muito melhor, pela gratuitidade da chamada. Diz-se que este novo número pertence a uma “Linha Verde”, por ser gratuito, sendo esta a designação do operador de telecomunicações.
Assim, tal como aqui consta permanentemente destacado na coluna da direita, por se tratar de uma linha de apoio ao cidadão com muito interesse para a comunidade, aconselha-se este novo número gratuito 800 910 220 para a colocação de quaisquer tipo de dúvidas que normalmente se colocam aos tribunais, às conservatórias, etc., isto é, a toda a área da Justiça, tutelada pelo Ministério da Justiça.
Observa-se que esta linha só funciona nos dias úteis entre as 9 e as 19 horas, ressalva-se ainda que esta linha só presta informações genéricas e não concretas sobre os casos que possam os cidadãos ter a correr em tribunais, notários, conservatórias, etc. A informação é essencialmente de esclarecimento genérico e encaminhamento geral. Parece pouco mas não é, uma vez que pode ajudar muitos e muitos cidadãos a mais rapidamente se dirigirem aos locais apropriados e verem a sua pretensão solucionada.
De notar que esta alteração ocorrida com a Linha Justiça constitui mais uma das iniciativas de aproximação da justiça ao cidadão através do programa “Justiça+Próxima”.
2 .
Continuando com a questão das dúvidas e os esclarecimentos do Ministério da Justiça, este ministério lançou um pequeno documento designado: “Perguntas e Respostas sobre a Reforma da Reorganização Judiciária”, no qual explica como vai ser a Reforma da Reorganização que, embora esteja para apreciação parlamentar, pretende-se ver implementada no início do próximo ano.
Pode aceder ao ficheiro (pdf) através da seguinte hiperlligação: “Perguntas e Respostas”
3 .
Por fim, a última breve informação do dia de hoje, e que não é por ser a última que é a menos importante, bem pelo contrário e por isso com ela encerramos este artigo é a seguinte:
É já amanhã, dia 28OUT, que, inserido nas comemorações do 38º aniversário da União Geral dos Trabalhadores, decorrerá uma conferência sobre o estado da Justiça em Portugal.
Este género de conferências e debates têm ocorrido um pouco por todo o lado, desde sempre mas especialmente desde a abertura deste ano judicial a 01SET, porquanto o Presidente da República incitou a este debate público e de base para que sejam encontrados os melhores caminhos de acordo com aqueles que sentem o sistema da justiça no seu dia-a-dia e não desde os púlpitos dos políticos.
A receção dos participantes ocorrerá a partir das 10 horas, sendo a sessão aberta pelas 11 horas com a intervenção do secretário-geral da UGT, Carlos Silva, e pela ministra da Justiça Francisca van Dunem.
Por volta das 11 e meia, o painel de conferencistas abordará o tema que ali os leva, sendo o painel composto por dois ex-ministros da Justiça, Alberto Martins e Laborinho Lúcio, o eurodeputado Marinho e Pinto, a atual bastonária da Ordem dos Advogados Elina Fraga e ainda um ex-bastonário da mesma ordem: Rogério Alves.
A conferência terá um moderador que é Oficial de Justiça e que é o Carlos Almeida que é também o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ).
Por fim, já por volta da hora do almoço, encerrarão a sessão a presidente da UGT Lucinda Dâmaso e o secretário de Estado do emprego Miguel Cabrita.
O local da conferência fica no nº. 5 da Rua Vitorino Nemésio na Ameixoeira, Lisboa.
E para quando meter mais pessoal tão necessário no...
Os TAF estão como estão pois é essa a vontade do E...
tudo na mesma!sem meios humanos e materiais, quere...
Por momentos até achei que estavam a pedir uma ind...
Ontem este "Anónimo" já havia falado sobre a quest...
Economia ao minuto:"Trabalhadores do INE pedem val...
O SOJ sempre defendeu a negociação fora do estatut...
Não interessa ter nenhuma justiça, essa é que é es...
Não interessa ao Estado Português ter uma Justiça ...
Se a mudança representar alteração no paradigma da...
Ouvi comentar que ainda antes das férias judiciais...
Um convívio para comemorar as vitórias alcançadas ...
Saiam duas de leitão, três sardinhas e dois calend...
Boa cama boa mesa!...
Sindicalista é o que está a dar...
Por ora convívio e férias...Tá-se bem!
Milagre da aparição..., será!!
Comunicado do SOJ:"REUNIÃO: DIA 2 DE MAIO COM A MI...
Ainda assim com maioria absoluta e tendo muitos fu...
Muito obrigado aos autores deste blogue, pela expl...
Governantes cumprem leis apenas quando lhes dá jei...
"Não há a mínima dúvida que nós iremos cumprir a f...
GRANDE MESTRE!Afinal com provas dadas.Já o Famiger...
... dasse ...
Legalmente assim deveria ser! Mas os "provimentos"...